Meu disco rígido externo de repente mostra minha pasta de músicas como vazia, e anos de MP3s e playlists parecem ter sumido. O disco ainda liga, mas não tenho certeza se os arquivos foram excluídos, ocultados ou corrompidos. Alguém já lidou com arquivos de música ausentes em um disco rígido externo e encontrou uma maneira de recuperá-los?
Passei por quase a mesma confusão com um drive externo. Conectei, abri, e um monte de pastas tinha sumido. Meu primeiro pensamento foi, ótimo, destruí meus próprios arquivos. No fim das contas, o drive estava com danos no sistema de arquivos, e a maior parte dos dados ainda estava lá. Então eu ainda não trataria pastas ausentes como uma sentença de morte.
A primeira coisa: pare de mexer no drive.
Não formate. Não mova arquivos novos para ele. Não execute ferramentas de reparo imediatamente. Se os seus dados ainda existem no disco, cada gravação extra aumenta a chance de dificultar a recuperação.
Algumas verificações rápidas me ajudaram a entender melhor a situação antes de eu usar software de recuperação:
- Ative Itens ocultos no Explorador de Arquivos.
- Veja o espaço usado no drive. Se suas pastas sumiram, mas ele ainda mostra algo como 800 GB usados, considerei isso um sinal razoavelmente bom.
- Troque a porta USB ou o cabo se o drive estiver se comportando de forma estranha.
- Se ele desconecta, fica extremamente lento ou mostra erros do sistema de arquivos, pare de abrir pastas repetidamente. Eu fiz isso no começo e foi uma má ideia. Mais leituras, mais estresse.
Se você não tiver backup, eu iria direto para a recuperação de dados antes de tentar reparar o sistema de arquivos. No meu caso, esse foi o caminho mais seguro.
A ferramenta que usei foi Disk Drill. A configuração foi simples o bastante:
- Instale no seu drive interno, não no externo com problema.
- Conecte o drive externo e abra o programa.
- Selecione o drive e clique em Procurar dados perdidos.
- Se o drive parecer instável, crie primeiro uma imagem de disco e faça a varredura da imagem. Queria que mais pessoas fizessem isso. Varreduras repetidas em um drive fraco desgastam bastante.
- Deixe a varredura terminar. Visualize alguns arquivos. Recupere-os para outro drive, nunca de volta para o mesmo.
Eu só pensaria em reparo ou reformatação depois que os arquivos importantes estivessem copiados para algum lugar seguro.
Também existem casos em que eu pararia com a tentativa por conta própria e entregaria para uma empresa de recuperação. Para mim, estes são os sinais de alerta:
- Sons de clique, raspagem ou bipes.
- Desconectar a cada poucos segundos.
- Não aparecer em nenhum computador.
- Varreduras travando o tempo todo porque o drive continua ficando offline.
- Os arquivos são importantes demais para tentativa e erro.
Esses sinais apontam mais para falha de hardware do que para corrupção do sistema de arquivos. Software não vai consertar um mecanismo que está morrendo.
Se você conseguir recuperar suas coisas, eu aposentaria o drive. Sei que algumas pessoas continuam usando depois de um susto. Eu não. Quando um drive começa a perder arquivos, ficar ilegível ou se corromper sem motivo claro, minha confiança acaba. Você pode verificar a saúde dele com diagnóstico SMART, mas mesmo que o relatório pareça bom, eu só o usaria para armazenamento descartável, isso se usasse.
Foi isso que eu fiz. O meu ainda montava depois da recuperação, mas eu o substituí mesmo assim. Agora mantenho um segundo backup em outro drive porque aprendi isso da pior maneira. Hardware novo custa menos do que repetir o pânico.
Sim, isso acontece mais do que as pessoas pensam. Pasta vazia nem sempre significa arquivos apagados.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: pare de usar a unidade. Mas discordo um pouco sobre as ferramentas de reparo. Eu nem arriscaria usar o CHKDSK logo de início se a música for importante. O CHKDSK gosta de corrigir as coisas e, às vezes, a estrutura das pastas acaba sendo danificada no processo. Ótimo para a unidade, ruim para a sua coleção.
Algumas coisas para verificar primeiro:
- Abra o Gerenciamento de Disco e veja se a partição ainda mostra o tamanho correto.
- Compare o espaço usado com o espaço livre. Se o espaço ainda estiver ocupado, seus MP3 geralmente ainda estão lá.
- Teste a unidade em outro PC. Já vi falhas no perfil do Windows fazerem as pastas aparecerem como vazias.
- Se suas playlists estavam no iTunes ou no MusicBee, verifique se apenas o banco de dados da biblioteca foi corrompido enquanto os arquivos de áudio permaneceram no lugar.
Se a pasta estiver vazia e você não tiver backup, eu partiria primeiro para a recuperação. O Disk Drill é uma das melhores opções para recuperar músicas de um disco rígido externo porque tende a encontrar tanto arquivos excluídos quanto partições perdidas. Recupere para outra unidade. Não para a mesma. As pessoas fazem isso e depois se perguntam por que os resultados pioram. Meio brutal, mas é verdade.
Se você quiser um guia simples, isto ajuda a recuperar arquivos depois que uma unidade foi formatada ou apresentou problemas:
assista a este passo a passo de recuperação de arquivos de disco rígido formatado
Mais uma coisa. Se sua unidade tem anos de música e nenhum backup, aposente-a depois da recuperação. As unidades adoram dar um aviso e depois pifar mais tarde. Também aprendi isso da maneira mais difícil.
Sim, isso aconteceu comigo com um HD antigo da WD. A pasta parecia totalmente vazia, mas o espaço no disco ainda estava sendo usado, o que me dizia que os arquivos provavelmente ainda estavam lá em algum lugar e o Windows simplesmente não os estava mostrando direito.
Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @yozora, mas uma coisa que eu acrescentaria antes de partir para reparo ou varreduras profundas é verificar se as permissões da pasta ficaram estranhas. Clique com o botão direito na pasta de música, Propriedades, Segurança, e certifique-se de que sua conta ainda tenha acesso. Já vi discos voltarem de outro PC e de repente agirem como se o proprietário tivesse mudado, então a pasta parece vazia mesmo com os dados ainda lá. Também verifique a unidade em outro gerenciador de arquivos, não apenas no Explorador de Arquivos. Às vezes o Explorer mente. Sério.
Outro ponto: se suas playlists também desapareceram, os arquivos de áudio e os arquivos de playlist podem ser dois problemas separados. M3U, XML do iTunes, banco de dados do MusicBee, tudo isso pode quebrar independentemente dos MP3s. Então não presuma que tudo sumiu da mesma forma.
Se a unidade estiver estável o suficiente para leitura, eu copiaria primeiro todos os arquivos visíveis e depois usaria o Disk Drill para recuperação de dados de HD externo e recuperaria para outro disco. Se os nomes dos arquivos importam, tente recuperar o quanto antes, porque assim que os metadados do sistema de arquivos ficarem mais danificados, você pode acabar apenas com uma pilha gigante de arquivos de áudio sem nome. Essa parte é horrível.
Também vale a leitura: melhores discussões no Reddit sobre software de recuperação de HD
Se você recuperar a coleção, não confie nesse disco de novo. Pastas vazias costumam ser o tiro de aviso, não o evento principal.
Sim. Uma coisa que eu acrescentaria ao que @yozora, @sonhadordobosque e @mikeappsreviewer já abordaram: verifique se o conteúdo da pasta não está sendo filtrado pela indexação do Windows ou por uma visualização de biblioteca com problema, especialmente se você acessa essa música por meio de um atalho salvo, Acesso Rápido ou um mapeamento de pasta de aplicativo de mídia. Já vi pastas “vazias” que na verdade só apontavam para um local inexistente.
Discordo um pouco de uma parte que as pessoas costumam repetir: tentar em outro PC é útil, mas eu evitaria muitos ciclos de conectar e desconectar se a unidade estiver instável. Se for um gabinete com defeito ou uma ponte USB fraca, cada reconexão pode piorar as coisas. Às vezes tirar a unidade do gabinete e conectá-la de outra forma ajuda, mas só se você souber o que está fazendo.
Para recuperação, o Disk Drill é uma escolha razoável.
Prós:
- fácil de usar
- bom para encontrar áudio excluído e estruturas de pastas perdidas
- a visualização ajuda a confirmar os arquivos antes da recuperação
Contras:
- varreduras profundas podem demorar uma eternidade
- os resultados dependem muito da saúde da unidade
- os limites da recuperação gratuita podem ser irritantes dependendo da plataforma
Se a música for realmente valiosa, eu clonaria a unidade primeiro e depois faria a varredura no clone. Essa é a parte que muita gente pula. Um software de recuperação é mais seguro em uma cópia do que em um original duvidoso. Se o Disk Drill não mostrar nomes de arquivos ou pastas corretamente, isso geralmente significa dano nos metadados, e aí você está disputando mais com a condição do disco do que com o software.
Grande pista: se as tags dos seus MP3 sobreviverem, mas os nomes dos arquivos não, você ainda poderá reconstruir muita coisa depois com ferramentas de biblioteca musical. Irritante, mas não sem esperança.