Formatei acidentalmente meu cartão SD que tinha fotos, vídeos e documentos importantes, e agora tudo desapareceu. Estou tentando descobrir se a recuperação de dados do cartão SD é possível após uma formatação e quais passos devo seguir imediatamente para evitar perder os arquivos de vez. Qualquer ajuda com as melhores opções de recuperação significaria muito para mim.
Isso aconteceu comigo uma vez com um cartão SD depois de uma gravação, e sim, aquela sensação de frio na barriga é real. Formatei o cartão inteiro quando minha intenção era apagar um clipe inútil. Parecia que tinha sido arruinado. Não tinha.
A maioria dos cartões SD em câmeras, drones, celulares e PCs recebe uma formatação rápida. O que eu vi depois de investigar é simples. Os arquivos geralmente ainda estão no cartão. O dispositivo remove o mapa até eles e marca o espaço como livre. Suas fotos e vídeos ficam lá até que novos dados sejam gravados por cima.
Primeira coisa, pare de usar o cartão agora.
Não tire mais fotos.
Não grave mais vídeos.
Retire o cartão do dispositivo.
Se o cartão tiver uma chave de bloqueio, deslize-a para a posição travada.
Esta parte é a mais importante. Novas gravações são o que acabam com a recuperação.
Você vai precisar de um computador e de um aplicativo de recuperação. Ignore o CHKDSK e correções aleatórias no Prompt de Comando. Tentei isso anos atrás em outro cartão e não cheguei a lugar nenhum. Essas ferramentas lidam com problemas no sistema de arquivos. Um cartão formatado é um tipo diferente de problema.
O que funcionou melhor para mim foi [Disk Drill](https://www.cleverfiles.com/lp/data-recovery-software.html). Tive resultados melhores com arquivos de vídeo ali, principalmente filmagens de câmeras de ação e drones. Muitas ferramentas gratuitas recuperavam os clipes em partes, ou me davam arquivos que pareciam bons, mas não abriam. O Disk Drill lidou melhor com isso, principalmente por causa do modo Advanced Camera Recovery. Ele também permite visualizar os arquivos antes de salvá-los, o que me poupou tempo.
Se você quiser seguir pelo caminho gratuito, vale a pena dar uma olhada no PhotoRec. Usei uma vez em um microSD antigo. Ele encontrou bastante coisa, mas o processo pareceu complicado. Interface carregada de texto. Nomes de arquivos perdidos. Estrutura de pastas perdida também. Você acaba tendo que organizar manualmente uma pilha de arquivos recuperados, o que cansa rápido.
O que eu faria em seguida:
1. Coloque o cartão SD em um leitor de cartões e conecte-o diretamente ao seu Mac ou PC com Windows.
2. Instale o software de recuperação no disco do seu computador, nunca no cartão SD.
3. Escaneie o cartão formatado.
4. Se os arquivos ausentes forem vídeos, use o Advanced Camera Recovery se o aplicativo oferecer isso.
5. Visualize o que aparecer e confirme que os arquivos abrem.
6. Salve os arquivos recuperados em outra unidade.
Se você não gravou por cima do cartão, suas chances ainda são razoáveis. Mantenha o cartão intocado, execute uma varredura cuidadosa e verifique as visualizações antes de restaurar tudo.
Você ainda tem uma chance, se a formatação foi rápida e você não gravou novos dados no cartão. A formatação completa é pior. O suporte a TRIM em alguns dispositivos mais novos também piora isso. Se o cartão veio de um telefone Android ou de um Switch, as chances de recuperação caem rápido.
Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte, pare de usar o cartão. Discordo de fazer apenas uma varredura. Se a primeira ferramenta não encontrar assinaturas de arquivos, um segundo scanner às vezes encontra mais, especialmente para documentos e formatos de vídeo incomuns.
O que ajuda:
1. Faça primeiro uma imagem byte a byte do cartão SD. Use USB Image Tool, Win32 Disk Imager ou dd no Mac/Linux.
2. Recupere a partir da imagem, não do cartão. Isso evita desgaste extra e erros de leitura.
3. Verificar SMART não é uma opção na maioria dos cartões SD, então fique atento a leituras lentas ou desconexões. Isso indica falha na memória flash.
4. Se os arquivos forem muito importantes, pule o faça você mesmo e envie para um laboratório antes de testar dez aplicativos.
Quanto ao software, Disk Drill é sólido e fácil de analisar. R-Studio e UFS Explorer tendem a se sair melhor com sistemas de arquivos danificados e partições mistas, embora custem mais e sejam menos amigáveis. PhotoRec é bom para extração bruta, mas os nomes dos arquivos se perdem.
Se você quiser um vídeo passo a passo, este guia de recuperação de cartão SD formatado para fotos, vídeos e documentos vale a pena conferir.
Versão curta, sim, a recuperação costuma ser possível após a formatação. Nem sempre. Sua próxima gravação é a inimiga, então não coloque o cartão de volta na câmera.

Sim, às vezes. Tudo? Essa é a parte que as pessoas odeiam ouvir: talvez não.
Eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer sobre a ideia de “uma varredura cuidadosa”. Se os arquivos forem importantes, eu na verdade faria **uma tentativa de recuperação por método**, não por cartão. Ou seja: proteja o cartão primeiro, depois teste a recuperação a partir de uma cópia de imagem para poder experimentar mais de uma ferramenta sem mexer no original repetidamente. @sonhadordobosque mencionou isso, e acho que essa é a decisão mais inteligente se os dados realmente importam.
Algumas coisas extras que as pessoas esquecem:
- **Verifique se o cartão estava criptografado** antes da formatação. Se ele veio de algumas configurações do Android ou de armazenamento específico de app, os arquivos recuperados podem voltar inutilizáveis sem o contexto original do dispositivo.
- **Formatação completa vs formatação rápida importa muito.** A formatação rápida geralmente deixa dados recuperáveis. A formatação completa, nem tanto.
- **Documentos às vezes são mais complicados do que fotos.** JPEGs e MP4s deixam assinaturas reconhecíveis. Arquivos de escritório aleatórios podem ser mais incertos se as informações do sistema de arquivos tiverem sumido.
- **Não confie apenas na contagem de arquivos.** Uma ferramenta dizer “encontramos 12.000 arquivos” não significa nada se metade forem miniaturas corrompidas, fragmentos ou lixo de cache.
O que eu faria:
1. Pare de usar o cartão SD, obviamente.
2. Faça primeiro uma imagem dele.
3. Analise a imagem com algo fácil de usar como o **Disk Drill**.
4. Se os resultados forem fracos, tente uma segunda opinião com uma ferramenta de estilo mais forense.
5. Recupere para outra unidade e depois realmente abra os arquivos e teste os vídeos até o fim.
Se este era um cartão SD de câmera e você o formatou na própria câmera, suas chances geralmente são melhores do que as pessoas pensam. Se era um telefone/microSD com comportamento mais novo de memória flash, as chances podem cair rápido.
Além disso, este tópico pode ajudar se você quiser mais casos do mundo real: discussão sobre recuperação de cartão SD formatado para fotos e vídeos
Versão curta: **a recuperação de dados de cartão SD após formatação muitas vezes é possível, mas não garantida**. Se nada tiver sobrescrito ainda, você ainda tem uma chance real.

Não quero ser do contra, mas estou menos otimista sobre a parte de “recuperar tudo” do que @sonhadordobosque, @yozora e @mikeappsreviewer. A recuperação após uma formatação muitas vezes é possível, sim. Recuperação total com nomes originais, pastas, vídeos intactos e todos os documentos? É aí que a realidade normalmente começa a complicar.
Algumas coisas que ninguém enfatizou o suficiente:
- A capacidade importa. Cartões SD grandes usados quase no limite tendem a fragmentar mais os vídeos.
- O tipo de arquivo importa. Fotos RAW e JPGs geralmente são recuperadas melhor do que arquivos DOCX, PSD ou de banco de dados.
- O dispositivo importa. Algumas câmeras fazem uma formatação bem leve. Alguns celulares são bem menos tolerantes.
- Cartões SD baratos ou falsificados complicam toda a situação porque parte dos dados ausentes talvez nunca tenha sido gravada corretamente em primeiro lugar.
Uma coisa que eu faria antes de sair atrás de software é verificar se o cartão agora mostra a capacidade total esperada e o sistema de arquivos correto. Se de repente ele informar um tamanho estranho, pedir para ser inicializado novamente ou desconectar no meio da leitura, talvez você esteja lidando com problema de hardware, não apenas com um evento de formatação.
Sobre ferramentas, o Disk Drill é um primeiro passo razoável porque a interface é fácil e as visualizações são úteis.
Prós:
- simples de usar
- boa visualização de arquivos
- sólido para recuperação comum de fotos e vídeos
- menos intimidador do que ferramentas forenses
Contras:
- pode ser caro dependendo do que você precisa
- verificações profundas podem retornar muito lixo
- nem sempre é o melhor com sistemas de arquivos muito danificados
- nomes/pastas recuperados não são garantidos após a formatação
Se o Disk Drill não der conta, isso nem sempre significa que os arquivos se foram. Também pode significar que a estrutura do cartão está danificada demais ou que os arquivos estavam fragmentados de um jeito com o qual a recuperação baseada em assinatura tem dificuldade.
Então sim, a recuperação de dados de cartão SD após formatação é possível. “Recuperar tudo” também é possível, só não é algo que eu prometeria. Quanto menos você mexeu no cartão depois da formatação, melhores são as suas chances.