O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e percebi uma grande diferença entre o espaço usado por Aplicativos e Dados do Sistema. Não tenho certeza do que cada um inclui nem por que os Dados do Sistema continuam aumentando. Alguém pode explicar a diferença e como reduzir com segurança o armazenamento de Dados do Sistema do iPhone?
Enfrentei a mesma bagunça no meu iPhone e, sim, a tela de armazenamento faz parecer pior do que é à primeira vista. Você olha para os seus apps, conta talvez uns 20, nenhum parece enorme, e então Aplicativos está ocupando um espaço gigante. Eu tive a mesma reação. A conta não batia.
O que me confundiu foi isto. Aplicativos não significa só o pacote do app que você baixou da App Store. O iPhone agrupa mais coisas aí.
Isso inclui os dados dos seus apps, então logins salvos, preferências, conteúdo baixado e partes ligadas a como você usa cada app. Também inclui arquivos de suporte, como recursos extras ou arquivos de idioma. Depois tem o cache, que normalmente é a parte que mais pesa. Apps sociais guardam imagens e prévias de vídeo. Navegadores mantêm dados de sites. Jogos vão acumulando recursos com o tempo. Então, mesmo que você não instale nada novo, o número cresce porque os apps que você já tem continuam acumulando arquivos temporários.
Muita gente confunde isso com Dados do Sistema. Não são a mesma categoria. O armazenamento dos apps está ligado aos apps que você instalou. Dados do Sistema são coisas do iPhone, fontes, dicionários, vozes da Siri, logs, indexação e lixo parecido em segundo plano. Os dois crescem. Você tem mais controle direto sobre a parte dos apps.
O que me ajudou primeiro foi descarregar apps em vez de apagar tudo. Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone, abra um app e depois toque em Desinstalar App. Isso remove o app em si, mas mantém seus documentos e dados. Então, se você reinstalar depois, suas coisas ainda estarão lá. Usei isso em apps que eu abria uma vez a cada poucos meses.
Em alguns apps, você precisa limpar a bagunça de dentro do próprio app. O Telegram tem os próprios controles de cache. O Safari fica no app principal Ajustes. Vá em Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites. Se um app não der nenhuma opção de cache, a solução mais direta é apagá-lo e instalá-lo de novo. Chato, sim. Funciona.
Percebi o problema quando meu celular começou a agir de forma estranha. A câmera abria devagar. Os apps me jogavam de volta para a tela inicial. Eu continuava recebendo o aviso de armazenamento. Depois de fuçar um pouco, descobri que o pouco espaço livre fazia parte disso. Os iPhones parecem precisar de alguma folga, cerca de 6 GB era o número que eu via o tempo todo, e isso bateu com o que senti no meu próprio celular. Quando o armazenamento fica apertado demais, tudo fica lento.
Tentei limpar manualmente e cansei disso rapidinho. Menus demais. Tentativa e erro demais. Então acabei testando um app de limpeza. O que encontrei foi o Clever Cleaner, deste vídeo:
O que me chamou atenção foi como ele era simples. Sem paywall aparecendo a cada cinco segundos. Sem circo de anúncios. A seção Heavies fez sentido na hora porque ela organizava minha mídia por tamanho de arquivo, então eu conseguia identificar rapidamente os maiores vilões. Ele até mostrava os tamanhos das capturas de tela uma por uma, o que foi útil porque eu tinha um monte de tranqueira antiga ali sem motivo nenhum.
O localizador de fotos duplicadas também ajudou. Eu tiro três ou quatro fotos da mesma coisa e depois esqueço. Ele marcou fotos quase iguais bem o suficiente para eu apagar uma pilha delas sem muito esforço. Liberei cerca de 15 GB, mais ou menos, e o celular parou de parecer entupido. Menos travamento. Menos congelamentos. Os tempos de abertura melhoraram.
Uma coisa de que gostei foi que ele fazia a varredura no próprio aparelho, então minhas fotos não eram enviadas para outro lugar. Para mim, isso importou mais do que a parte da limpeza, para ser sincero.
Se o número de Aplicativos parece inflado, normalmente não está mentindo. Ele está contando mais do que os ícones dos apps fazem você imaginar. Comece descarregando apps, limpe o cache onde os apps permitirem e reinstale os mais teimosos. Isso resolveu a maior parte para mim.
Aplicativos são suas coisas. Dados do Sistema são coisas do iPhone.
Divisão simples.
Aplicativos geralmente inclui:
Os próprios apps.
Documentos armazenados pelos apps.
Downloads offline de apps como Netflix, Spotify, YouTube.
Caches do Instagram, TikTok, Safari, Discord, jogos.
Anexos de mensagens vinculados aos apps.
Dados do Sistema geralmente inclui:
Arquivos do iOS.
Arquivos temporários de atualização.
Logs e relatórios de falha.
Fontes, dicionários, vozes.
Índice do Spotlight.
Dados temporários de streaming e do navegador.
Caches da Siri e do sistema.
Então por que os Dados do Sistema crescem? Porque o iPhone continua criando arquivos temporários em segundo plano. Atualizações, atualizações com falha, indexação de fotos, streaming no Safari, logs. Às vezes diminui depois. Às vezes trava e fica com cara de erro.
Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em uma parte. Dados do Sistema nem sempre são lixo. Parte disso é espaço de trabalho normal. Se você mantiver menos de cerca de 5 a 10 GB livres, o iOS começa a funcionar pior. Travamentos, recarregamento de apps, bugs estranhos. Já passei por isso, o telefone ficou lento pra caramba.
A melhor forma de pensar nisso:
Aplicativos = crescimento controlado pelo usuário.
Dados do Sistema = crescimento controlado pelo iOS.
Se você precisa de espaço rápido, confira Fotos, Mensagens, mídia baixada e apps sociais grandes primeiro. Isso geralmente vence os Dados do Sistema em ganhos fáceis. Se você quiser uma forma mais rápida de identificar arquivos enormes e fotos duplicadas, vale dar uma olhada no Clever Cleaner. Além disso, este tópico do Reddit sobre escolhas de app gratuito para limpar iPhone que o pessoal no Reddit continua recomendando é útil.
Versão curta. Aplicativos é o que seus apps acumulam. Dados do Sistema é o que o iOS acumula. Ambos crescem. Um é mais fácil de corrigir do que o outro.
Aplicativos e Dados do Sistema parecem semelhantes na barra de armazenamento, mas são categorias diferentes.
Aplicativos = o app mais tudo o que pertence a ele. Não é só o tamanho da instalação. Pense em programas baixados, anexos de chat, recursos de jogos, arquivos editados e todo o cache aleatório que os apps ficam acumulando. É por isso que um app de 300 MB pode de alguma forma “usar” 4 GB. Totalmente normal, só que irritante.
Dados do Sistema = a manutenção do iPhone. Caches do iOS, logs, índices, vozes, dicionários, restos de atualizações, arquivos temporários e espaço de trabalho em segundo plano. É aqui que eu discordo um pouco do @mikeappsreviewer. As pessoas agem como se Dados do Sistema fosse só lixo, mas parte disso é conteúdo legítimo de que o iOS precisa para funcionar sem problemas. O problema é que a Apple rotula isso de forma vaga demais, então quando aumenta muito, você não faz ideia do que é real e do que é lixo antigo.
Além disso, @caminantenocturno tem razão ao dizer que isso pode crescer sozinho. E muito. Especialmente depois de atualizações do iOS, restauração de backup, uso intenso do Safari, streaming ou quando o Fotos está indexando. Às vezes diminui depois, às vezes só fica ali sem utilidade.
Minha opinião:
- Se Aplicativos estiver enorme, normalmente é mais fácil de gerenciar.
- Se Dados do Sistema estiver enorme, normalmente é mais difícil de controlar diretamente.
Mais uma coisa que as pessoas deixam passar: Mensagens e Mail podem confundir essa linha na forma como o armazenamento é relatado. Anexos enormes podem parecer algo mais do sistema, mas muitas vezes ficam mais do lado do app do que as pessoas esperam.
Se você precisa liberar espaço sem ficar cuidando de cada menu, vale a pena conferir o Clever Cleaner para identificar mídias grandes e fotos duplicadas rapidamente. Eu também daria uma olhada nesta análise detalhada do Clever Cleaner para liberar armazenamento do iPhone se você quiser ter uma ideia mais clara do que ele faz.
Versão curta:
Aplicativos = seus apps instalados e as coisas deles.
Dados do Sistema = o iOS e suas coisas de bastidores.
A Apple poderia rotular isso melhor, para ser sincero.