Estou tentando mesclar fotos duplicadas no meu iPhone, mas o app Fotos encontra apenas um pequeno número de duplicatas, embora eu consiga ver claramente muito mais na minha biblioteca. Já verifiquei o álbum Duplicatas, mas a maioria das fotos correspondentes ainda está faltando. Preciso de ajuda para descobrir por que a detecção de fotos duplicadas do iPhone não está funcionando e como mesclar corretamente todas as fotos duplicadas.
Se você quer dizer cópias exatas, seu iPhone já tem uma forma integrada de lidar com isso no Fotos.
Abra o Fotos.
Role até Utilitários.
Toque em Duplicados.
Toque em Selecionar, depois em Selecionar Tudo, ou escolha os grupos um por um.
Toque em Mesclar e confirme.
Um pequeno detalhe. O álbum Duplicados nem sempre aparece imediatamente. Vi isso depois de mover um monte de fotos e outra vez após restaurar de um backup. O iOS precisou de um tempo para escanear a biblioteca antes que qualquer coisa aparecesse ali.
Onde a Apple deixa a desejar, pelo menos para mim, é com correspondências aproximadas. Minha biblioteca tem cerca de 5.000 fotos, e a bagunça não eram cópias exatas. Eram coisas como quatro fotos do mesmo recibo, uma sequência de fotos do cachorro em que uma orelha se mexeu, ou três fotos do pôr do sol tiradas com dois segundos de diferença. A ferramenta integrada do Fotos ignorou a maior parte disso.
Acabei usando o Clever Cleaner para esses casos. O que mais me chamou atenção foi que ele agrupava tanto duplicatas quanto fotos semelhantes, o que me rendeu muito mais espaço livre do que o álbum Duplicados jamais conseguiu.
Os passos foram simples no meu caso.
Instale o Clever Cleaner pela App Store.
Dê a ele acesso à sua biblioteca de fotos e deixe escanear.
Abra a seção Similares.
Use a Limpeza Inteligente se quiser que ele escolha a melhor imagem de cada grupo, ou organize você mesmo.
Revise as escolhas, recoloque qualquer coisa que queira manter e depois confirme a exclusão.
Depois disso, esvazie Apagados Recentemente se quiser recuperar o armazenamento agora em vez de mais tarde.
Eu ainda verifico as escolhas dele antes de remover qualquer coisa. Mesmo assim, ele acertou na maior parte das vezes para mim. Normalmente, manteve a foto mais nítida ou aquela em que os rostos ficaram melhores.
Continuei usando também pelas ferramentas extras de limpeza, já que as duplicatas eram só parte do problema.
Heavies lista os vídeos do maior para o menor, o que facilitou para eu identificar o que estava ocupando armazenamento.
A Compressão de Vídeo reduziu alguns clipes grandes quando eu não queria apagá-los. Recuperei alguns GB fazendo isso.
Capturas de Tela me permitiu apagar capturas antigas rapidamente.
Lives transformou Live Photos em fotos padrão, o que reduziu um pouco o armazenamento.
Swipe facilitou passar pelos meses mais antigos sem ter que vasculhar a biblioteca inteira.
Então, se seu objetivo é mesclar algumas duplicatas exatas, o Apple Fotos dá conta do recado. Se a sua biblioteca está cheia de fotos quase idênticas e inúteis, a opção integrada deixa passar muita coisa. No meu caso, o Clever Cleaner fez uma limpeza melhor e liberou mais espaço.
O app Fotos só mescla duplicatas exatas, e mesmo assim ele ignora parte delas até a indexação terminar. Então, se você vê 10 cópias e o iPhone encontra 2, isso é normal, por mais irritante que seja.
Eu faria 3 coisas antes de confiar no app Fotos:
- Deixe o celular carregando durante a noite.
- Desative o Modo de Pouca Energia.
- Certifique-se de que o Fotos do iCloud esteja totalmente sincronizado.
Muitas “duplicatas ausentes” não são duplicatas reais. Elas diferem por dados de edição, resolução, informações de Live Photo, tipo de arquivo ou carimbo de data dos metadados. A Apple trata isso como itens separados.
Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto. Limpadores de terceiros são úteis, mas “mesclar” não é o que a maioria deles faz. Eles identificam fotos parecidas e depois apagam as extras. Diferença importante.
Se o seu objetivo é uma limpeza mais ampla, o Clever Cleaner é uma opção sólida porque encontra fotos semelhantes que o app Fotos do iPhone ignora. Revise cada grupo manualmente, porém. A detecção de fotos semelhantes falha bastante com recibos, animais de estimação e capturas de tela.
Para uma explicação visual rápida, este guia curto sobre como encontrar fotos duplicadas e semelhantes no iPhone ajuda: como remover fotos duplicadas do iPhone rapidamente
Se você quiser primeiro obter resultados melhores no Fotos, pegue um conjunto de teste com 5 duplicatas óbvias, duplique-as no app Arquivos ou salve-as novamente e depois espere. Se elas aparecerem em Duplicatas, mas as antigas não, então as antigas são correspondências aproximadas, não cópias exatas. Esse geralmente é o motivo.
O que você está vendo é bem normal, e eu contestaria um pouco a ideia de que o Fotos está com problema. Ele só é muito exigente. O recurso Duplicados do iPhone identifica principalmente cópias verdadeiras 1:1. Se duas fotos parecem idênticas aos seus olhos, mas uma tem um histórico de edição diferente, foi salva do WhatsApp, baixada novamente, perdeu os dados de Live Photo ou mudou de formato de HEIC para JPG, o Fotos pode tratá-las como itens diferentes.
É por isso que @mikeappsreviewer e @kakeru estão meio certos, mas acho que a questão maior é que a Apple usa uma definição restrita de duplicata. Então quando dizem que ele não encontra a maioria, muitas vezes isso significa na verdade que ele não considera fotos semelhantes.
Algumas coisas que vale a pena verificar e que geralmente passam despercebidas:
- Reinicie o celular depois de uma importação grande
- Deixe o Fotos aberto por um tempo enquanto carrega no Wi-Fi
- Verifique se as duplicatas estão na Biblioteca Compartilhada, no iCloud ou sincronizadas de um computador
- Veja as informações do arquivo. O mesmo conteúdo de imagem nem sempre significa o mesmo objeto de foto
Além disso, cuidado com a palavra mesclar. A Apple mescla os metadados e mantém a melhor versão para duplicatas exatas. Apps de terceiros geralmente identificam fotos semelhantes e permitem excluir extras. Não é a mesma coisa.
Se o seu objetivo é organizar, e não uma mesclagem rigorosa, o Clever Cleaner provavelmente é a opção mais útil porque encontra fotos semelhantes que o app Fotos ignora. Só revise antes de apagar, porque a IA pode ser meio ruim com recibos, pets e fotos borradas de shows.
Além disso, este tópico é útil se você quiser um guia mais completo sobre limpeza de fotos no iPhone: melhores formas de apagar fotos duplicadas e semelhantes no iPhone.
Versão curta: o Apple Fotos funciona bem para duplicatas exatas, mas é meio fraco para todo o resto. Irritante, sim, mas esperado.