O que conta como Mídia no Armazenamento do iPhone?

O armazenamento do meu iPhone mostra uma grande quantidade rotulada como Mídia, mas não consigo dizer quais arquivos estão incluídos nem de onde esse espaço está vindo. Já verifiquei Fotos, Mensagens e vídeos baixados, e o total ainda não faz sentido. Preciso de ajuda para entender o que a Apple inclui no armazenamento de Mídia e como ver uma divisão mais detalhada para que eu possa liberar espaço.

Cansei de ver a barra de armazenamento ficar lá como se nada tivesse mudado. Eu apagava fotos, removia alguns apps e depois conferia de novo. Quase não se movia. O que me confundiu foi isso: a Apple divide Fotos e Mídia em partes separadas do armazenamento, e não é a mesma bagunça.

O que fica dentro de Mídia

Suas próprias fotos e vídeos ficam em Fotos. Mídia é a outra pilha. Coisas como músicas baixadas do Apple Music ou Spotify, filmes e episódios offline no app TV, downloads de podcasts, gravações de voz, toques personalizados, além de artes em cache e miniaturas de apps de streaming. Tudo isso vai se acumulando.

No iOS 17 e mais recente, também existe Mídia Sincronizada. Essa me pegou. Tudo o que é transferido de um Mac ou PC pelo iTunes ou Finder vai parar ali. MP3s antigos, vídeos caseiros, arquivos aleatórios de anos atrás. O Armazenamento do iPhone mostra isso como um bloco enorme, mas não diz o que tem dentro. Muito irritante.

Apagar downloads não apaga sua biblioteca

Primeiro a parte boa. Se você remover um álbum ou programa baixado do Music ou TV, estará apagando a cópia armazenada no telefone, não removendo isso da sua conta. Testei isso com Apple Music, Podcasts e audiolivros. O item continuou na minha biblioteca e eu pude reproduzi-lo por streaming de novo depois ou baixá-lo outra vez quando quis. A mesma ideia vale para episódios de podcast. Se o armazenamento do seu celular está sufocando, esse é um espaço fácil de recuperar.

Por que a visualização de armazenamento nativa da Apple parece inacabada pela metade

Você vai em Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone, e então começa a tocar de app em app. Music. Podcasts. TV. Netflix. Spotify. Um de cada vez. Isso vira uma caça ao tesouro rapidinho. Às vezes você recebe um número total de tamanho e nada mais útil. Então, se Mídia aumenta 20 GB, você ainda não sabe se isso veio de dois vídeos gigantes ou de um monte de tranqueira menor espalhada por seis apps.

Além disso, não existe uma classificação decente por tamanho nos seus arquivos. Você não consegue pedir para mostrar primeiro as dez maiores coisas. Você fica fuçando, apaga algo, confere de novo, repete. Fiz isso mais vezes do que quero admitir.

O que funcionou melhor para mim

Depois de sessões suficientes de limpeza manual, acabei testando o Clever Cleaner. Eu esperava a besteira de sempre desses apps de limpeza, anúncios por toda parte ou um bloqueio de assinatura no segundo em que eu tocasse em algo útil. Não aconteceu. Sem anúncios. Sem barreira de assinatura. Era grátis quando usei.

A parte que continuei usando foi a aba Heavies. Ela organiza a biblioteca inteira do maior arquivo até o menor, com os tamanhos mostrados ali mesmo. Isso deixou o problema óbvio bem rápido. Um clipe 4K esquecido. Um filme offline de algum voo de eras atrás. Um download de podcast que eu tinha esquecido que existia. Em vez de adivinhar, você vê primeiro o que mais ocupa armazenamento.

A aba Similars resolve um problema diferente. Se o rolo da câmera está cheio de quase duplicatas, fotos em sequência, dez tentativas da mesma foto, pequenas mudanças de ângulo, ela agrupa tudo isso. Você mantém a que quer e limpa o resto. Eu tinha mais dessas do que imaginava para falar a verdade.

Uma coisa de que gostei: o processamento fica no dispositivo. Para mim, isso importava. Minha biblioteca tem capturas de tela, notas de voz, coisas pessoais aleatórias. Eu não queria nada disso sendo enviado para algum lugar para análise.

Passos rápidos para limpar

1. Verifique YouTube, Netflix e Spotify em busca de downloads offline de que você não precisa mais
  2. Abra Ajustes, Mensagens, Manter Mensagens e depois mude para 30 Dias ou 1 Ano para que anexos de vídeo antigos parem de se acumular para sempre
  3. Use a aba Heavies no Clever Cleaner e remova os arquivos que ocupam os maiores espaços

Depois faça a parte que as pessoas pulam. Abra Apagados Recentemente em Fotos e toque em Apagar Tudo. Até você esvaziar isso, esses arquivos ainda contam no armazenamento por 30 dias. No meu celular, foi essa a etapa em que a barra finalmente se mexeu.

Mídia é a categoria genérica da Apple, e é irritantemente vaga. O que normalmente vai parar lá: 1. Downloads de música, Apple Music, Spotify, Tidal. 2. Episódios de podcast. 3. App TV e downloads de filmes. 4. Gravador. 5. Pacotes de sons do GarageBand, arquivos de toque. 6. Mídia em cache do Safari e de apps, capas de álbuns, miniaturas. 7. Arquivos sincronizados do Finder ou de bibliotecas antigas do iTunes. Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto. O inchaço de cache costuma ser uma parte maior de Mídia do que as pessoas imaginam. Apps de streaming deixam lixo para trás mesmo depois que você remove os downloads. Já vi Spotify ou YouTube ocuparem vários GB muito depois da limpeza. O que verificar em seguida: 1. Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone, espere de 2 a 3 minutos. As categorias são recalculadas lentamente. 2. Abra Música, TV, Podcasts, Gravador, Arquivos. Verifique os itens baixados dentro de cada app. 3. Exclua e reinstale apps de streaming inchados. Isso limpa caches ocultos rapidamente. 4. Se você já sincronizou a partir de um computador, conecte ao Finder e revise a mídia sincronizada por lá. 5. Reinicie o telefone após a limpeza. Os totais de armazenamento demoram bastante para atualizar no iOS. Se você quiser uma verificação mais rápida, o Clever Cleaner ajuda a identificar arquivos grandes e sobras sem vasculhar cada app. Também vale a pena assistir a este guia de limpeza do armazenamento do iPhone. Se Mídia ainda parecer errada depois de tudo isso, geralmente é indexação desatualizada, não arquivos ausentes. O iOS faz isso mais do que deveria.
O que conta como Mídia no Armazenamento do iPhone?
Mídia é meio que a categoria gaveta de bagunça da Apple. @mikeappsreviewer e @byteguru cobriram as coisas baixadas mais óbvias, mas eu discordaria um pouco de uma coisa: nem sempre são arquivos reais do usuário armazenados ali. Às vezes, Mídia aumenta porque o iOS conta recursos temporários de reprodução, restos de sincronizações com falha e bancos de dados de apps que você não consegue navegar diretamente. Alguns lugares que as pessoas deixam passar: - rascunhos do iMovie, Clips, CapCut e Instagram - cache local de mídia do WhatsApp ou Telegram - audiolivros e PDFs com mídia incorporada no app Livros - páginas salvas na Lista de Leitura do Safari com vídeo/imagens - pastas do app Arquivos armazenadas em No Meu iPhone - vídeos antigos recebidos por AirDrop que de alguma forma foram salvos fora do app Fotos Além disso, se você usa o Apple Music com Sincronizar Biblioteca desativado e alguma vez carregou músicas manualmente anos atrás, parte disso pode ficar em um limbo estranho. Isso não vai aparecer claramente na divisão de armazenamento. Super frustrante. O que eu faria de diferente do conselho habitual de “apague apps e torça”: 1. Verifique o app Arquivos, depois Explorar, No Meu iPhone. 2. Abra apps de edição e procure exportações, rascunhos ou mídia de projeto. 3. Verifique os apps de chat por dentro do app, não só em Armazenamento do iPhone. 4. Force um novo cálculo de armazenamento reiniciando, conectando à energia e deixando o aparelho bloqueado por um tempo. Se você quiser uma forma mais rápida de identificar o que está realmente enorme, o Clever Cleaner é útil para encontrar vídeos grandes e itens ocultos que ocupam espaço sem precisar vasculhar cada app manualmente. Também achei por que o Clever Cleaner é um dos melhores apps de limpeza para iPhone para liberar armazenamento rapidamente bem certeiro. Se Mídia ainda continuar absurdamente alta depois de tudo isso, sinceramente, às vezes a única solução é backup + restauração. Chato, mas é isso, os relatórios de armazenamento do iOS às vezes ficam meio quebrados.
O que conta como mídia no armazenamento do iPhone?
Eu concordo em grande parte com @byteguru, @viaggiatoresolare e @mikeappsreviewer, mas eu não trataria **Mídia** como uma categoria única e bem definida. No iPhone, muitas vezes é uma mistura de downloads reais mais coisas que o iOS rotula mal. A parte que as pessoas deixam passar é a **mídia criada por apps que fica fora dos apps mais óbvios**: - arquivos renderizados de editores de vídeo - rascunhos de apps sociais - downloads de audiolivros - PDFs com muitas imagens/áudio incorporados - pacotes de voz de mapas offline - pastas do app Arquivos salvas localmente Uma pista útil: se **Dados do Sistema** está normal, mas **Mídia** está enorme, isso geralmente aponta para conteúdo que um app considera reproduzível ou visualizável, não apenas cache. Uma verificação diferente: veja apps com **fluxos de trabalho de importação/exportação**. CapCut, iMovie, GarageBand, Kindle, Books, até apps da DJI ou GoPro podem armazenar mídia localmente sem mostrá-la no app Fotos. Sobre o **Clever Cleaner**: bom para identificar rapidamente vídeos grandes e bagunça do tipo duplicada. **Prós:** varredura visual rápida, mais fácil do que procurar app por app, útil para arquivos muito grandes. **Contras:** ele não vai expor todos os sandboxes ocultos dos apps, e apps de limpeza em geral não conseguem decodificar totalmente as categorias vagas de armazenamento da Apple. Então sim, use o Clever Cleaner se quiser um atalho, mas para o mistério da Mídia especificamente, eu inspecionaria apps de criação e o app Arquivos antes de partir para backup e restauração. Essa opção nuclear funciona, mas com muita frequência as pessoas a usam quando o culpado é apenas uma pasta local de projeto esquecida.