Tenho usado apps no estilo do CCleaner para limpar o armazenamento e manter meu iPad funcionando sem problemas, mas a maioria dos que encontro agora força assinaturas ou recursos bloqueados. Encontrei o Clever Cleaner e estou tentando descobrir se ele é uma boa alternativa ao CCleaner para iPad sem taxa mensal. Se alguém já o testou, eu realmente agradeceria um feedback sincero sobre as ferramentas de limpeza, o gerenciamento de armazenamento e se ele realmente funciona bem.
Se você está tentando encontrar um app tipo CCleaner para iPad, eu bati na mesma parede. Duas coisas importam logo de cara.
O CCleaner não tem um app de iPad de verdade. Pela App Store, você acaba com a versão de iPhone esticada no tablet, e isso parece errado rapidinho. Além disso, o iPadOS não permite que apps de terceiros mexam em lixo do sistema, cache do Safari, coisas tipo registro ou limpeza do sistema operacional do jeito que o CCleaner faz no Windows. A Apple mantém tudo isso fechado. No iPad, a bagunça que você consegue limpar é principalmente fotos, vídeos, capturas de tela e outras mídias. Para a maioria das pessoas, é aí que o armazenamento foi parar mesmo.
O que as pessoas parecem usar no lugar
Depois de ler um monte de tópicos e testar alguns eu mesmo, o nome que eu mais vi foi Clever Cleaner.
O que me chamou atenção foi bem simples.
Tem uma versão de iPad de verdade.
É grátis no sentido normal da palavra.
Sem anúncios.
Sem tela de assinatura enfiada na sua cara.
Sem o truque de scan grátis, apagar custa dinheiro.
Muitos apps de limpeza fazem a mesma coisa irritante. Você instala, espera passar pelo scan, vê a bagunça, toca em apagar e então dá de cara com um paywall. Já passei por isso vezes demais. Este aqui não fez isso.
Limpeza de fotos duplicadas e parecidas
Foi nessa parte que ele me pareceu melhor que o CCleaner.
A seção Similars analisa sua biblioteca de fotos e encontra mais do que duplicatas exatas. Ela também junta correspondências quase iguais, coisas como:
dez fotos em sequência da mesma pessoa,
quatro cópias da mesma foto do pet com mudanças mínimas de ângulo,
três tentativas com pouca luz e uma nítida,
capturas de tela repetidas que você esqueceu que tirou.
Depois ele agrupa tudo e marca uma Melhor Foto. Eu ainda conferi os grupos, porque não confio cegamente em nenhum app, mas as escolhas foram boas mais vezes do que eu esperava. Boas o bastante para que a limpeza deixasse de parecer uma tarefa chata.
Pelo que eu vi, o CCleaner é mais frouxo nas correspondências de semelhantes. Já vi imagens sem relação sendo agrupadas, o que estraga a proposta, porque aí você volta a revisar cada item um por um. Em uma biblioteca grande no iPad, isso cansa rápido.
Por que ele funciona bem no iPad
A tela maior ajuda, e o app parece ter sido feito para isso em vez de apenas adaptado.
Há uma seção Heavies que organiza suas mídias por tamanho, da maior para a menor. Gostei mais disso do que achei que gostaria. Isso deixa o problema óbvio. Uma gravação de tela longa, um clipe em 4K, dois vídeos baixados, e lá se vão alguns gigabytes. Você vê os tamanhos exatos, então não há adivinhação.
A seção Screenshots também é prática. Ela mostra o tamanho do arquivo antes de você remover qualquer coisa. Se o seu iPad está cheio de recibos antigos, bugs de app, mapas aleatórios, confirmações de envio e tranqueira de dois anos atrás, isso limpa tudo rápido.
A privacidade foi outro ponto que eu conferi. O processamento fica no próprio dispositivo. Nada da minha biblioteca foi enviado para algum servidor externo. Para um tablet com fotos pessoais, arquivos de trabalho, digitalizações ou coisas das crianças, eu me importo com isso mais do que a maioria das descrições de apps admite.
Sobre a parte de ser grátis
Sim, pelo que eu vi, é grátis de verdade.
Sem anúncios no app.
Sem botão de apagar bloqueado.
Sem insistência de assinatura depois do scan.
Sem rótulo falso de grátis.
Só isso já o coloca à frente de muitos nessa categoria.
O que ele não vai fazer
Essa é a parte que as pessoas deixam passar quando procuram por CCleaner para iPad.
Nenhum app no iPad vai limpar o sistema do jeito que uma ferramenta do Windows faz. Ele não vai limpar lixo profundo do sistema operacional. Não vai tocar em áreas protegidas do sistema. Não vai limpar o cache do Safari de dentro do app. A Apple não permite isso.
Então, se o seu objetivo é limpar mídia, esse tipo de app ajuda bastante.
Se o seu objetivo é limpar o sistema, você ainda precisa entrar em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPad e cuidar do resto manualmente.
O que eu usaria junto
Se você quer uma configuração sem custo para as coisas que as pessoas normalmente querem dizer com limpar um iPad, eu dividiria assim:
Clever Cleaner para fotos, vídeos, capturas de tela e arquivos grandes de mídia.
Easy Cleaner para contatos duplicados.
Cleanfox para inscrições antigas em newsletters e bagunça na caixa de entrada.
Essa combinação cobre a maior parte da bagunça que vejo em iPads sem pagar nada. Não é uma limpeza estilo PC. O iPad não funciona assim. Mas para recuperar armazenamento das coisas que ocupam espaço no dia a dia, faz o trabalho.
Experimentei o Clever Cleaner em um iPad Air depois de esbarrar na mesma porcaria de paywall em outros apps de limpeza. Resumindo, sim, é uma das melhores alternativas ao CCleaner para iPad se o seu objetivo for liberar armazenamento sem assinatura.
Algumas coisas que eu acrescentaria ao que o @mikeappsreviewer disse. Não acho que ele mantenha seu iPad funcionando suavemente no sentido de limpeza de PC. O iPadOS não funciona como o Windows. Então não espere ganhos de velocidade por uma limpeza mágica de cache. O que ele faz bem é limpeza de armazenamento. Para a maioria das pessoas, essa é a parte que importa.
O que funcionou para mim:
- encontrou fotos duplicadas e quase duplicadas rapidamente
- tornou a limpeza de capturas de tela menos irritante
- mostrou vídeos grandes que eu tinha esquecido que existiam
- sem pagamento obrigatório na hora de apagar, o que é raro hoje em dia
O que não me impressionou:
- limpeza de contatos não é o forte dele
- descarregamento de apps e dados do sistema ainda precisam dos ajustes da Apple
- você ainda precisa revisar as correspondências de fotos, não apague em massa às cegas
No meu iPad, apagar vídeos antigos e fotos parecidas liberou mais espaço do que qualquer app otimizador que eu tinha testado antes. Então, se você quer um app gratuito de limpeza para iPad sem assinatura, o Clever Cleaner é uma escolha sólida.
Se quiser dar uma olhada mais de perto primeiro, esta análise da limpeza do iPad com Clever Cleaner e teste de armazenamento vale a pena assistir.

Eu diria que sim, com uma ressalva: é uma boa alternativa ao CCleaner para iPad apenas se a sua definição de limpador for recuperar armazenamento dos seus próprios arquivos, não fazer manutenção profunda do sistema.
É aí que eu me separo um pouco do @mikeappsreviewer e do @sternenwanderer. Acho que às vezes as pessoas exageram na venda desses apps só porque finalmente são grátis e não são irritantes. O Clever Cleaner ser realmente utilizável sem assinatura é ótimo, mas ele ainda está vivendo dentro da sandbox da Apple. Então não, não é nenhuma ferramenta milagrosa de otimização. Seu iPad não vai de repente parecer uma nave espacial novinha em folha rs.
No que ele *é* bom:
- encontrar fotos duplicadas ou muito parecidas
- destacar vídeos gigantes e mídias esquecidas
- tornar a limpeza de capturas de tela muito mais rápida
- dar uma visão mais limpa do que está ocupando espaço
Do que eu gostei quando testei em um iPad mais antigo:
- a interface se ajusta ao iPad de forma adequada em vez de parecer um app de celular esticado
- sem essa bobagem de escanear grátis e pagar para apagar
- a limpeza pareceu rápida o suficiente em uma biblioteca grande
- não me bombardeou com anúncios a cada 6 segundos
Do que eu não gostei muito:
- as sugestões de melhor foto são úteis, mas eu não confiaria nelas 100 por cento
- se o seu problema são apps inchados, dados do Safari ou os misteriosos Dados do Sistema, isso não vai resolver
- algumas pessoas esperam ganhos de desempenho, e provavelmente essa é a expectativa errada
Então, resposta honesta: o Clever Cleaner é um dos melhores apps de limpeza para iPad sem assinatura que eu já vi, principalmente porque não desperdiça seu tempo com truques de falso grátis. Se o seu armazenamento está lotado de bagunça de mídia, ele realmente funciona bem. Se você quer uma limpeza real em nível de sistema, o iPadOS simplesmente não permite isso.
Além disso, se você quiser outra opinião de fora, esta análise detalhada do Clever Cleaner para limpeza de iPhone e iPad oferece uma explicação decente sem muito enrolação.

Estou um pouco menos convencido do rótulo de alternativa ao CCleaner do que @sternenwanderer, @himmelsjager e @mikeappsreviewer, mas só porque apps de iPad simplesmente não conseguem fazer uma limpeza real em nível de sistema. Então, se você encarar o Clever Cleaner como um app de limpeza de armazenamento, aí sim, ele é uma das melhores opções sem assinatura.
Minha opinião depois de testar apps parecidos no iPad:
**Prós do Clever Cleaner**
- realmente utilizável de graça
- layout adequado para iPad
- bom em identificar fotos duplicadas e quase duplicadas
- útil para limpar capturas de tela e vídeos grandes
- sem armadilha óbvia de paywall após a análise
- menos irritante do que muitos limpadores da App Store
**Contras**
- não limpa o cache do Safari nem os Dados do Sistema
- não resolve sozinho o armazenamento inflado dos apps
- as sugestões de melhor foto ainda precisam de revisão humana
- não é um impulsionador de desempenho no velho sentido do CCleaner para PC
Onde discordo um pouco do hype: às vezes as pessoas esperam que esses apps acelerem o iPadOS. Isso é, em grande parte, pensamento ilusório. O verdadeiro ganho é recuperar espaço da sua própria biblioteca de mídia. Se o seu problema de armazenamento são fotos, gravações, downloads e capturas de tela, o Clever Cleaner ajuda. Se o seu problema é um inchaço misterioso no armazenamento do iPadOS, os Ajustes da Apple ainda fazem a maior parte do trabalho pesado.
Então, é uma alternativa sólida? Sim.
Substituto direto do CCleaner? Na verdade, não.
Melhor caso de uso? Limpeza de fotos e vídeos sem pagar assinatura.