Melhor maneira de recuperar arquivos excluídos no Windows 11?

Excluí acidentalmente arquivos importantes no meu PC com Windows 11 e já esvaziei a Lixeira antes de perceber que ainda precisava deles. Estou procurando a melhor maneira de recuperar arquivos excluídos no Windows 11 sem piorar a situação, especialmente se houver uma ferramenta de recuperação segura ou um método integrado que realmente funcione.

Perder o arquivo errado é péssimo e dá aquele baque na hora. Já fiz isso uma vez com uma pasta de projeto, apertei delete no piloto automático e fiquei ali olhando para a tela por uns segundos. Normalmente, o arquivo não some na mesma hora. O que mais importa é o que você faz nos próximos minutos.

O primeiro passo é chato, mas importante. Pare de usar a unidade, se puder. Não continue baixando coisas. Não instale apps de recuperação no mesmo disco. Não fique movendo arquivos de um lado para o outro enquanto pensa. Um arquivo excluído muitas vezes continua no lugar até que outra coisa grave por cima. Em SSDs, o TRIM piora isso, e as chances de recuperação caem mais rápido.

O que eu verifico primeiro, em ordem:

1. Lixeira. Sim, mesmo se você acha que já verificou.
  2. Lixeira do OneDrive, se a pasta estava sincronizada.
  3. Histórico de Arquivos, Versões Anteriores ou qualquer ferramenta de backup que você configurou e esqueceu.
  4. Outro PC, pendrive, NAS, anexo antigo de e-mail, tanto faz. As pessoas copiam arquivos para vários lugares e esquecem.
  5. Pesquisa do Windows. Eu já recuperei arquivos antes só descobrindo que os renomeei ou arrastei para alguma pasta aleatória.

Se nada disso der resultado, eu partiria para um software de recuperação na hora.

Eu começaria com Disk Drill. Já usei em alguns casos de exclusão acidental, e é mais fácil de usar do que muitas ferramentas mais antigas. Para mim, o principal foi ter menos bagunça depois da varredura. Se as informações do sistema de arquivos ainda estiverem lá, ele muitas vezes mantém os nomes originais e a estrutura de pastas, o que economiza muito tempo.

O fluxo básico é simples:

1. Instale o Disk Drill em outra unidade, se você tiver uma.
  2. Escolha a unidade onde o arquivo estava.
  3. Execute a varredura e deixe terminar.
  4. Pesquise ou filtre os resultados.
  5. Faça a pré-visualização do arquivo para ter certeza de que é o certo.
  6. Restaure-o para outra unidade, não de volta na mesma.

A parte da pré-visualização importa mais do que as pessoas pensam. Já vi ferramentas listarem um arquivo como recuperável, mas ele abrir pela metade ou nem abrir. Poder verificar antes economiza tempo. Outro ponto positivo: a versão para Windows oferece varredura e pré-visualização ilimitadas, além de recuperação gratuita de até 100 MB.

Se você quiser uma opção gratuita, o PhotoRec é a escolha mais comum. Funciona. Usei anos atrás quando eu não tinha orçamento e tinha paciência de sobra. O problema é a organização. Ele se baseia em assinaturas de arquivo, então nomes de arquivos e pastas muitas vezes desaparecem. Depois de um trabalho de recuperação maior, você acaba revirando pilhas de coisas com nomes como f123456.jpg ou recup_dir.1. Não é divertido, e a interface parece meio bruta se você nunca usou ferramentas assim antes.

Então, minha opinião é bem simples:

Disk Drill primeiro se você quiser uma varredura mais fácil, pré-visualizações e resultados mais organizados.
PhotoRec se você não quiser gastar nada e não se importar em organizar uma bagunça depois.

Ignore as instalações aleatórias e experimente primeiro a própria ferramenta da Microsoft, Windows File Recovery. É gratuita na Microsoft Store, funciona melhor quando você sabe o tipo de arquivo e a unidade, e não adiciona mais lixo do que o necessário. O porém é que ela é só por linha de comando, então parece um pouco irritante se você quer apontar e clicar.

Exemplo:

winfr C: D: /regular /n \Users\YourName\Documents*.docx

Restaure para uma unidade diferente. Não C:.

Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em uma parte. O PhotoRec não é minha primeira opção gratuita no Windows 11, a menos que o sistema de arquivos esteja muito danificado. O Windows File Recovery é mais limpo para exclusões acidentais normais.

Se isso falhar, então sim, o Disk Drill é um segundo passo sólido, especialmente se você quiser visualização prévia e filtragem mais fácil. Para a maioria das pessoas que procuram o melhor software de recuperação de dados para Windows, esse é o caminho mais fácil.

Veja também isto se você quiser um guia visual rápido:
veja como recuperar arquivos excluídos no Windows

Mais uma coisa que as pessoas esquecem. Se o seu SSD estava com o TRIM ativo e a exclusão aconteceu horas atrás após o uso normal do PC, as chances de recuperação caem rápido. Então pare de gravar na unidade o quanto antes. Essa parte importa mais do que a ferramenta, para ser sincero.

Grande coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @hoshikuzu disseram: verifique se os arquivos chegaram a ser indexados ou armazenados em cache pelo app que os criou.

Muita gente vai direto para ferramentas de recuperação, mas Office, apps da Adobe, Notepad++, Photoshop e até alguns editores no navegador podem deixar cópias temporárias, salvamentos automáticos ou rastros de arquivos recentes. Por exemplo:

• Word/Excel geralmente têm arquivos de AutoRecuperação
  • Photoshop pode ter dados temporários ou de recuperação de projeto
  • Editores de PDF às vezes mantêm versões temporárias em AppData
  • IDEs/editores podem ter histórico local
  • Apps em nuvem podem manter histórico de versões mesmo se o arquivo local tiver sumido

Procure em:

• C:\Users\YourName\AppData\Roaming
  • C:\Users\YourName\AppData\Local\Temp
  • no próprio menu Recentes ou Recuperar não salvos do app
  • no histórico de versões do OneDrive se ele foi sincronizado em algum momento

É aqui que eu meio que divirjo um pouco dos dois. Um software de recuperação é ótimo, claro, mas se o arquivo estava sendo editado ativamente antes da exclusão, os dados temporários do app às vezes conseguem recuperar uma versão mais nova do que as ferramentas de desfazer exclusão do sistema de arquivos.

Se você realmente precisar de um app de recuperação, o Disk Drill provavelmente é o mais fácil de analisar no Windows 11, especialmente se você estiver tentando recuperar documentos ou fotos excluídos sem perder horas. Eu usaria isso depois de verificar pastas temporárias específicas do app e salvamentos automáticos. É menos doloroso do que fazer uma varredura às cegas e torcer pelo melhor.

Além disso, uma pequena ideia de título de thread amigável para SEO:
melhores dicas e correções para recuperação de arquivos excluídos no Windows 11

Mais uma observação chata, mas real: se os arquivos excluídos estavam no SSD do sistema e o PC ficou ligado por um tempo desde a exclusão, as chances podem piorar bem rápido. Então, sim, pare de mexer muito ou você pode acabar piorando a situação.