Melhor maneira de recuperar arquivos excluídos do cartão SD?

Apaguei acidentalmente fotos e vídeos do meu cartão SD enquanto movia arquivos para o meu computador, e alguns deles são memórias pessoais realmente importantes. Parei de usar o cartão imediatamente para que nada seja sobrescrito. Qual é a melhor maneira de recuperar arquivos excluídos de um cartão SD, e existem ferramentas de recuperação seguras que realmente funcionam?

Fiz isso uma vez com um cartão de câmera depois de uma viagem, apertei delete no lote errado e fiquei ali olhando para a tela. Então a primeira coisa é fazer isto agora. Pare de usar o cartão SD. Tire-o da câmera, do celular ou de qualquer aparelho em que ele esteja e deixe-o quieto.

O que geralmente acontece depois da exclusão é mais simples do que parece. Os arquivos muitas vezes ainda estão no cartão, mas o cartão não aponta mais para eles. Seu dispositivo vê o espaço como livre. Se você continuar tirando fotos ou gravando vídeo, novos dados começam a ser gravados por cima dos dados antigos. Quando isso acontece, a recuperação cai bastante. Aprendi isso da pior maneira.

Para a recuperação, você precisa de um software feito para recuperar arquivos. https://www.youtube.com/watch?v=uhWmNUgIJTw

Pule as ferramentas de reparo do sistema operacional. O CHKDSK no Windows e o First Aid no Mac foram feitos para reparar problemas no sistema de arquivos, não para resgatar mídia excluída. Em um cartão SD com arquivos excluídos ocultos, eles muitas vezes pioram a situação e apagam o que você estava tentando salvar.

Aqui está o caminho mais seguro.

1. Use um leitor de cartões de verdade.
Conecte o cartão SD ao seu computador com um leitor dedicado. Eu confio mais nisso do que conectar a câmera por USB. Menos negociações estranhas, menos desconexões, menos chance de a câmera fazer alguma coisa em segundo plano.

2. Execute um software de recuperação feito para cartões SD.
Depois de testar vários desses ao longo do tempo, eu sempre voltava para o Disk Drill. A varredura profunda fez um bom trabalho para mim, e a visualização importa mais do que as pessoas pensam. Você pode verificar se as fotos ou clipes abrem antes de recuperar tudo, o que economiza tempo e espaço em disco.

Se os arquivos ausentes forem vídeos de uma GoPro, Canon, drone ou câmera semelhante, esta parte importa ainda mais. Esses dispositivos costumam espalhar os dados de vídeo em partes pelo cartão SD. Uma varredura de recuperação comum às vezes traz de volta clipes quebrados ou arquivos com o tamanho certo e reprodução zerada. O Disk Drill tem um modo de Recuperação Avançada de Câmera feito para juntar essas partes novamente. Ele é freemium. No Windows, você pode recuperar até 100 MB grátis, então dá para testar se ele encontra o material certo antes de seguir adiante.

3. Se você quer algo grátis, entenda a desvantagem.
O PhotoRec é a resposta gratuita mais comum, e sim, funciona. É de código aberto e recupera bastante coisa de cartões danificados ou excluídos. Mas usá-lo é meio áspero. Sem visualização. Interface de linha de comando. Os nomes originais e a estrutura de pastas somem. Você acaba com uma pilha enorme de arquivos nomeados como se tivessem saído de uma torradeira. Se estiver recuperando centenas ou milhares de imagens, organizar tudo depois é uma trabalheira.

As pessoas também costumam citar o Recuva e o Windows File Recovery. O Recuva é aceitável para exclusões simples em algumas unidades, embora eu o tenha visto perder ou estragar formatos RAW de câmera vezes suficientes para eu parar de confiar nele para cartões de foto. O Windows File Recovery é mais básico do que a maioria das pessoas espera e, em cartões FAT32 ou exFAT, que é o que a maioria dos cartões SD usa, ele pareceu desajeitado e limitado.

4. Recupere para outra unidade.
Isto não é negociável. Não salve os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão SD. Envie-os para a unidade interna do seu computador ou para outra unidade externa. Se você gravar arquivos recuperados no cartão que está verificando, corre o risco de sobrescrever exatamente as fotos ou vídeos que está tentando recuperar.

Então, a versão curta. Pare de usar o cartão. Coloque-o em um leitor de cartões. Faça uma varredura com um software de recuperação. Salve os resultados em outro lugar. Se você não gravou nada novo depois da exclusão, suas chances muitas vezes são boas. Eu começaria por aí para ver o que aparece.

Você deu o primeiro passo certo. Pare de usar o cartão. Uma pequena discordância com @mikeappsreviewer. Eu faria primeiro um backup em imagem do cartão SD, antes de executar qualquer verificação. Ferramentas como USB Image Tool, Win32 Disk Imager ou ddrescue permitem copiar o cartão inteiro para um arquivo de imagem. Depois você verifica a imagem, não o cartão. Se o cartão tiver problemas de leitura ou um aplicativo de recuperação travar, você ainda terá uma fonte limpa. Essa etapa ajuda as pessoas com mais frequência do que elas imaginam. Minha ordem seria: 1. Trave o cartão SD se ele tiver uma chave de proteção contra gravação. 2. Faça uma imagem completa byte por byte dele. 3. Verifique a imagem com um software de recuperação. 4. Recupere os arquivos para o seu PC ou outra unidade. Se você quiser o caminho mais fácil, o Disk Drill é uma escolha sólida porque ele visualiza fotos e clipes antes da recuperação. Isso importa quando você tem centenas de arquivos e não quer restaurar lixo. Se seus arquivos foram excluídos durante uma transferência, a verificação baseada no sistema de arquivos geralmente encontra a estrutura original de pastas mais rápido do que a extração bruta. Se os arquivos forem JPEGs antigos de câmera, RAW, MP4, MOV, as chances são boas se nenhuma nova gravação aconteceu. Se o TRIM estiver envolvido, comum em SSDs mas raro em cartões SD, as chances de recuperação caem bastante. Além disso, ignore opções de correção se o Windows disser que o cartão tem erros. Não o formate, mesmo que o computador fique insistindo. Se você quiser um passo a passo, este vídeo é um guia rápido decente para recuperação de fotos e vídeos de cartão SD: tutorial passo a passo de recuperação de arquivos de cartão SD Se o Disk Drill encontrar os arquivos na visualização, suas chances são muito boas.
Melhor maneira de recuperar arquivos excluídos do cartão SD?
Você já fez a coisa mais importante, que é parar de usar o cartão. Isso te dá uma chance real. Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @mike34, mas eu não ficaria muito preso à ideia de fazer uma imagem primeiro se o cartão estiver saudável e você não for muito técnico. Criar uma imagem é o ideal, claro, mas muita gente fica travada nisso e nunca acaba recuperando nada de fato. Se o cartão é lido normalmente, basta conectá-lo com um leitor de cartão decente e escaneá-lo. O que eu faria no seu caso: - use um leitor de cartão, não a câmera - não deixe o Windows fazer a verificação e correção - execute um software de recuperação que permita visualizar os arquivos - restaure tudo para o seu computador, não de volta para o cartão SD Para fotos e vídeos, a visualização é enorme. Se as miniaturas ou clipes abrirem no Disk Drill, isso geralmente é um sinal muito bom. Eu começaria com Disk Drill porque ele lida bem com recuperação de cartão SD e é mais fácil de organizar do que muito software gratuito. Ferramentas grátis podem funcionar, mas algumas viram uma bagunça quando você tem centenas de arquivos recuperados com nomes inúteis. Mais uma coisa que as pessoas esquecem: verifique o computador primeiro. Se a exclusão aconteceu durante uma transferência, alguns arquivos ainda podem estar em uma pasta temporária, pasta de importação ou até na lixeira, dependendo de como a transferência foi feita. Não é super comum, mas vale 2 min de verificação antes de uma varredura profunda. Se você quiser um passo a passo visual rápido, este guia rápido em vídeo para recuperar fotos apagadas do cartão SD é fácil de seguir. Então sim, não formate, não continue testando coisas no cartão e não saia clicando em ferramentas aleatórias de reparo em pânico. Faça a varredura primeiro, recupere em outro lugar e depois organize tudo. Esse provavelmente é o seu melhor caminho.
Melhor maneira de recuperar arquivos apagados do cartão SD?