Meu iPhone tem ficado muito lento e travando desde a atualização mais recente do iOS. Os apps demoram mais para abrir, a digitação fica com atraso e a tela às vezes para de responder. Preciso de ajuda para descobrir como corrigir problemas de desempenho do iPhone após uma atualização e quais etapas realmente funcionaram para outras pessoas.
Ver um iPhone topo de linha engasgar ao digitar, abrir apps ou até mesmo ao rolar a tela é irritante. Eu passei por isso no meu próprio telefone, e apagar tudo não foi a solução. Eu deixaria a redefinição de fábrica por último. Há algumas coisas que vale a pena verificar primeiro.
Se a lentidão começou logo depois de uma atualização do iOS, dê um pouco de tempo
Isso confunde as pessoas o tempo todo. Depois de uma grande atualização do iOS, o telefone costuma ficar lento por um tempo porque está fazendo limpeza e reconstrução em segundo plano. As fotos são reindexadas. Os dados dos apps são reorganizados. O sistema faz sua própria manutenção pós-atualização. Enquanto tudo isso está acontecendo, a CPU fica ocupada, e as coisas que você faz em primeiro plano parecem atrasadas.
O que me ajudou foi simples. Eu deixei o telefone conectado na tomada, no Wi-Fi, durante a noite, por duas ou três noites. Também reiniciei uma vez. No meu caso, as travadas diminuíram depois disso. Se você atualizou há menos de uma semana, eu esperaria antes de tentar soluções maiores.
Se já passou uma semana e ele ainda está ruim o dia todo, eu procuraria em outro lugar.
Pressão no armazenamento é a primeira coisa que eu verificaria
Esse foi o verdadeiro problema para mim.
iPhones precisam de espaço livre para respirar. Não é só para evitar o aviso de armazenamento cheio. O iOS precisa de espaço para arquivos temporários, cache e trabalho dos apps em andamento. Quando o espaço livre fica baixo demais, o telefone começa a parecer pesado. O atraso no teclado aparece. Os apps demoram para abrir. As animações engasgam. Até tarefas pequenas parecem estranhas.
Pelo que eu vi, manter cerca de 10 a 20 por cento livres ajuda. Abaixo disso, o telefone começa a parecer cansado.
Minha biblioteca de fotos era a principal bagunça. Tentei limpar manualmente e foi horrível. Milhares de fotos, muitas imagens parecidas, capturas de tela aleatórias, vídeos antigos que eu nem lembrava que existiam. Acabei usando Clever Cleaner, principalmente porque a limpeza manual não estava levando a lugar nenhum.
Algumas partes se destacaram:
- A seção Similars agrupou fotos quase iguais. Não apenas duplicadas exatas, mas também aquelas cinco fotos quase idênticas que você tira sem querer. Ela escolhia a melhor imagem e me deixava remover as extras rapidamente.
- A seção Heavies classificava os arquivos por tamanho. Isso deixou o problema óbvio. Clipes antigos em 4K e gravações de tela estavam ocupando muito mais armazenamento do que eu imaginava.
- A seção Screenshots mostrava o tamanho do arquivo em cada miniatura. Eu tinha uma quantidade ridícula de lixo ali.
- Ele fazia tudo no próprio telefone, o que importava para mim porque eu não queria fotos pessoais enviadas para outro lugar.
Depois que liberei cerca de 15 GB, meu telefone voltou ao normal. Uma coisa que as pessoas deixam passar, eu quase deixei passar também, esvazie o álbum Apagados Recentemente no Fotos. Se você pular isso, as coisas apagadas ainda ficam lá por 30 dias e continuam contando no armazenamento.
Algumas configurações mudaram a sensação imediatamente
Se o armazenamento estiver bom, ou se você já limpou e quer extrair mais velocidade do telefone, estas são as configurações que eu tentaria.
Modo de Pouca Energia
Se você deixa isso ligado o tempo todo, desligue e teste de novo. Ele reduz o desempenho para economizar bateria. Ótimo quando você precisa de bateria, ruim quando quer que o telefone pareça rápido.
Atualização em 2º Plano
Vá em Ajustes > Geral > Atualização em 2º Plano. Eu desliguei para apps com os quais não me importo em atualizar em segundo plano. Isso reduziu a atividade em segundo plano e fez o telefone parecer menos sobrecarregado.
Reduzir Movimento
Vá em Ajustes > Acessibilidade > Movimento e ative Reduzir Movimento. Isso não deixa o processador mais forte, óbvio, mas remove parte do trabalho de animação mais pesado. Em um telefone mais antigo ou sobrecarregado, a diferença é perceptível.
Atualize seus apps
Esse é ignorado. Depois de atualizações do iOS, alguns apps travam porque ainda não se adaptaram. Abra a App Store e instale as atualizações pendentes. Eu vi um ou dois apps problemáticos melhorarem depois de fazer isso.
A saúde da bateria importa mais do que as pessoas pensam
Antes de culpar o iOS, verifique isso.
Vá em Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria. Se a capacidade máxima estiver abaixo de 80 por cento, o gerenciamento de desempenho do iPhone geralmente entra em ação para evitar desligamentos aleatórios. Quando isso acontece, a CPU fica limitada. O resultado parece uma lentidão geral, mesmo que o telefone antes fosse rápido.
Se a sua bateria estiver desgastada, nenhum truque de configuração vai corrigir totalmente a lentidão. Trocar a bateria geralmente faz mais sentido do que comprar um telefone novo, especialmente se o resto do aparelho estiver bom.
Uma redefinição que vale tentar antes de apagar tudo
Se nada acima ajudou depois de uma semana inteira, eu tentaria Redefinir Todos os Ajustes.
O caminho é Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir iPhone.
Isso não remove seus apps nem suas fotos. Redefine ajustes do sistema, ajustes de rede, preferências de tela e outras coisas que às vezes ficam bagunçadas depois de uma grande atualização. Já vi isso corrigir lentidão estranha quando armazenamento e bateria estavam ambos bons.
Eu só partiria para uma redefinição completa de fábrica depois de tudo isso.
Versão curta
- Espere alguns dias depois de uma grande atualização do iOS.
- Reinicie o telefone.
- Libere armazenamento, especialmente fotos e vídeos.
- Esvazie Apagados Recentemente.
- Desligue o Modo de Pouca Energia permanente.
- Reduza a Atualização em 2º Plano.
- Ative Reduzir Movimento.
- Atualize todos os apps.
- Verifique a saúde da bateria.
- Tente Redefinir Todos os Ajustes antes de apagar o telefone.
Para mim, o armazenamento baixo era o problema inteiro. Quando liberei espaço suficiente, a lentidão parou. Se o seu telefone está engasgando em tarefas básicas, eu começaria por aí.
O que resolveu para mim não foi uma redefinição. Discordo um pouco do @mikeappsreviewer sobre esperar tempo demais. Se o seu celular está travando muito por dias, eu verificaria o calor primeiro. Se o iPhone parece quente com frequência, remova a capa, pare de usar o carregamento sem fio por um tempo e veja se a lentidão diminui. O iOS reduz o desempenho quando as temperaturas ficam altas.
Depois, olhe para um aplicativo problemático, não para o celular inteiro. Descobri que um app social estava consumindo RAM e causando atraso na digitação em todo o sistema. Exclua os piores culpados, reinicie e depois reinstale apenas os que você usa diariamente.
Verifique também o Safari. Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites. O meu tinha ficado bem ruim após a atualização e as páginas pararam de travar depois que limpei.
Se o Fotos estiver enorme, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner. Vi uma análise boa aqui, avaliação de app gratuito de limpeza de armazenamento do iPhone para Clever Cleaner. Me ajudou a cortar o lixo rapidamente.
Por último, force o iOS a reconstruir uma coisa de cada vez. Desative as Sugestões da Siri para Busca e Tela de Início por um dia. Ajustes > Siri. O meu pareceu menos travado depois disso. É um detalhe pequeno, mas funcionou.
O que funcionou para mim não foi o circo habitual de resets.
Concordo com partes do que @mikeappsreviewer e @cacadordeestrelas disseram, mas acho que às vezes as pessoas ignoram duas correções sem graça que realmente importam:
-
Verifique VPN, bloqueador de anúncios e apps de segurança
Depois da última atualização, meu iPhone ficou estranhamente lento porque um app de DNS/bloqueio de anúncios estava filtrando o tráfego constantemente em segundo plano. A digitação travava, o Safari ficava preso, os apps abriam devagar. Eu desativei isso e o telefone pareceu muito menos travado. O mesmo vale para VPNs sempre ativas. -
Veja os dados analíticos em busca de loops de falha
Vá em Ajustes > Privacidade e Segurança > Análises e Melhorias > Dados de Análise. Se você vir o mesmo app ou processo listado repetidamente, algo está falhando em segundo plano e deixando o telefone mais lento. No meu caso era um processo relacionado ao Mail. Removi e adicionei a conta novamente e tudo se estabilizou. -
Mail e widgets podem ficar com bugs após atualizações
Tente remover widgets empilhados da Tela de Início por um dia. Além disso, se você usa várias contas de e-mail, configure o Mail para buscar com menos frequência. Parece bobo, mas me ajudou bastante. -
Configurações de toque da Acessibilidade
Se a tela parecer sem resposta, verifique Ajustes > Acessibilidade > Toque e confirme que coisas estranhas como Duração de Pressão não foram ativadas por acidente.
Se o armazenamento fizer parte do problema, então sim, liberar espaço ajuda. O Clever Cleaner é bom para limpar fotos duplicadas/parecidas e vídeos grandes, e esta análise detalhada do Clever Cleaner com testes reais explica isso muito bem.
Além disso, se isso só começou depois da atualização e seu telefone é um modelo mais antigo, às vezes a atualização simplesmente é meio ruim no começo. Irritante, mas é verdade rs.