Fotos apagadas acidentalmente do cartão SD da minha câmera Nikon, alguma ajuda?

Apaguei acidentalmente fotos importantes do cartão SD da minha câmera Nikon enquanto revisava as imagens e preciso de ajuda para descobrir a maneira mais segura de recuperá-las. O cartão tem fotos recentes da família e estou preocupado que elas desapareçam para sempre se eu fizer a coisa errada. Estou procurando orientações sobre recuperação de fotos do cartão SD da Nikon e quais passos tomar em seguida.

Passei por isso com um cartão SD da Nikon há algum tempo, e a primeira coisa que aprendi foi simples. Pare de fotografar imediatamente.

Fotos excluídas muitas vezes ainda ficam no cartão até que novos dados sejam gravados por cima delas. Quando você continua tirando fotos ou gravando vídeo, suas chances caem rápido. Então, se isso aconteceu há um minuto, retire o cartão e deixe-o em paz.

Existem alguns caminhos gratuitos, mas o certo depende de quanto você precisa recuperar e de quão à vontade você está com ferramentas de recuperação.

Se você estiver no Windows e quiser o caminho mais fácil, eu começaria com Disk Drill. O limite gratuito é de 100 MB. Para um pequeno lote de JPEGs, isso geralmente basta. Mesmo que não seja suficiente para restaurar tudo, é útil para verificar se os arquivos da Nikon ainda aparecem nos resultados da varredura.

O que eu fiz foi mais ou menos assim:

1. Retire o cartão SD da Nikon.
  2. Conecte-o ao seu computador com um leitor de cartões. Eu não usaria a câmera via USB para isso.
  3. Instale o Disk Drill no seu computador, nunca no cartão SD.
  4. Abra-o, escolha o cartão SD e depois clique em Search for lost data.
  5. Execute o Universal Scan. Na maioria dos casos de fotos excluídas, é ele que encontra mais coisas.
  6. Quando a varredura terminar, visualize o que foi encontrado. Esta parte importa, alguns arquivos aparecem, mas estão corrompidos.
  7. Recupere as fotos que você quer.
  8. Salve-as em outro lugar, na sua área de trabalho, em outra unidade, qualquer coisa, exceto no mesmo cartão SD.

Se seus arquivos perdidos passarem de 100 MB e você não quiser pagar, o PhotoRec é a resposta gratuita mais comum. Funciona. Já vi pessoas conseguirem bons resultados com ele. Ainda assim, ele parece meio bruto. Não tem um fluxo de visualização agradável, os nomes dos arquivos geralmente voltam bagunçados, as pastas ficam uma confusão, e a interface parece antiga. Se você tiver paciência, ele faz o trabalho. Se você quer algo mais organizado, não é isso.

Uma coisa que muita gente deixa passar com arquivos da Nikon. Se você fotografou em RAW, ou seja, NEF, verifique o suporte ao formato antes de perder tempo. Alguns aplicativos gratuitos lidam bem com JPEGs e depois tropeçam nos arquivos NEF.

Além disso, eu verificaria se há cópias antes de rodar as varreduras. Uma vez encontrei duplicatas em uma pasta de transferência que eu tinha esquecido que existia. Procure no seu PC, em unidades externas, exportações do SnapBridge, backups na nuvem, em qualquer lugar onde suas fotos costumam parar.

A versão curta:

1. Pare de usar o cartão SD agora.
  2. Use um leitor de cartões.
  3. Tente Disk Drill primeiro se 100 MB forem suficientes.
  4. Use o PhotoRec se você precisar de uma opção gratuita sem limite de tamanho e não se importar com uma configuração desajeitada.

Mais uma coisa. Se o cartão estiver fisicamente danificado, apresentar erros de leitura, ou o seu computador nem o detectar, eu não ficaria mexendo nele com ferramentas aleatórias. É aí que uma empresa de recuperação começa a fazer mais sentido, especialmente se as fotos forem importantes.

Primeiro, bloqueie o cartão ou coloque-o de lado. Não o formate. Não tire mais nenhuma foto. A exclusão em cartões SD geralmente remove primeiro a entrada do índice. Os dados da imagem permanecem até que novas gravações atinjam os mesmos blocos.

Concordo com @mikeappsreviewer sobre parar de usar rapidamente. Discordo um pouco sobre começar com a primeira ferramenta de varredura que você encontrar. Se forem fotos de família com as quais você se importa, primeiro faça uma imagem do cartão SD e depois trabalhe a partir dessa imagem. Isso reduz o risco se o cartão começar a apresentar erros ou se você clicar na coisa errada. No Windows, USB Image Tool ou Win32 Disk Imager funcionam bem para isso.

Depois de clonar o cartão, escaneie o arquivo de imagem, não o cartão original. O Disk Drill é uma opção sólida aqui porque visualiza bem as fotos encontradas, o que importa muito com arquivos JPEG e NEF da Nikon. O suporte a visualização economiza tempo. Se as visualizações parecerem limpas, suas chances são boas. Se você só vir fragmentos RAW genéricos, o sistema de arquivos sofreu mais danos.

Algumas coisas específicas da Nikon que as pessoas deixam passar:

1. Verifique a pasta DCIM e também as pastas ocultas. Algumas câmeras deixam arquivos auxiliares e sobras estranhas.
  2. Se você usa o SnapBridge, olhe na galeria do seu telefone e no cache do aplicativo.
  3. Se você fotografou em rajadas, alguns quadros são recuperados enquanto outros não. Isso é normal.

Se o cartão pedir para ser formatado, pare. Se ele mostrar 0 bytes, pare. Nesse ponto, primeiro faça um clone ou entregue para um profissional. Fotos de família valem a pena ser um pouco conservador e cuidadoso aqui, mesmo que pareça beeem lento.

Se você quiser ler mais, este tópico tem conselhos decentes sobre recuperação de fotos de usuários reais: recomendações urgentes do Reddit sobre recuperação de fotos para arquivos apagados de cartão SD de câmera

Não coloque o cartão de volta na Nikon. Nessa parte eu concordo com @mikeappsreviewer e @espritlibre. Mas eu também evitaria fazer muitas tentativas de recuperação com aplicativos diferentes logo de cara, porque as pessoas entram em pânico, clicam em tudo e fazem bagunça rápido.

Minha ordem seria:

1. Deslize a chave de bloqueio do cartão SD, se ele tiver uma.
  2. Use um leitor de cartão separado.
  3. Verifique primeiro se as fotos já não foram copiadas automaticamente para o seu celular, PC ou nuvem. Às vezes, coisas da Nikon vão parar em pastas de importação aleatórias.
  4. Execute uma ferramenta de varredura confiável, não cinco.

Se o cartão estiver legível, o Disk Drill provavelmente é o lugar mais fácil para começar, porque a pré-visualização das fotos é realmente útil. Isso importa mais do que as pessoas pensam. Se ele conseguir visualizar os arquivos JPG ou NEF excluídos de forma limpa, as chances de recuperação geralmente são boas. Recupere para o seu computador, nunca de volta para o cartão SD.

Uma coisa da qual eu discordo um pouco: clonar primeiro é o ideal, claro, mas se o cartão estiver saudável e você não for super técnico, algumas pessoas se saem melhor com uma varredura direta cuidadosa do que se atrapalhando com ferramentas de imagem e clicando no disco errado. Se o cartão mostrar erros, 0 bytes ou pedir para formatar, então sim, pare e clone ou procure um profissional.

Além disso, aqui vai um guia útil de software de recuperação de cartão SD com exemplos: veja como as ferramentas de recuperação de fotos de cartão SD realmente funcionam

Se as fotos forem realmente insubstituíveis, não fique testando coisas a noite toda. É assim que fotos de família viram um conto de advertência em fórum.

Uma coisa específica da Nikon que eu acrescentaria e que @espritlibre, @jeff e @mikeappsreviewer só mencionaram de leve: verifique se a câmera estava configurada para RAW+JPEG ou gravando em um segundo slot/dispositivo durante essa sessão. Muita gente acha que tudo sumiu, mas só uma versão foi excluída ou só um cartão foi limpo.

Eu também evitaria conectar o cartão a um celular ou tablet para recuperação. Às vezes, os celulares tentam “corrigir” o armazenamento, o que não é o que você quer agora.

Se você usar Disk Drill, a parte boa é o suporte a visualização e a filtragem fácil para tipos de foto como JPG e NEF. Isso torna mais rápido identificar se a recuperação é real ou apenas fragmentos. A desvantagem é que o limite de recuperação gratuita no Windows é pequeno, e as varreduras profundas podem retornar muitos resultados desorganizados com nomes de arquivos perdidos.

Então, minha opinião:

• verifique primeiro se há cópias alternativas
  • inspecione se há duplicatas RAW+JPEG
  • recupere para uma unidade diferente
  • se os arquivos NEF tiverem uma visualização ruim, pare de esperar uma recuperação em lote perfeita

Uma leve discordância com @jeff aqui: se estas forem realmente fotos de família únicas, eu tendo a ser mais cauteloso do que simplesmente fazer uma varredura. Mesmo um cartão com aparência saudável pode apresentar problemas rapidamente. Se algo no cartão parecer anormal, faça primeiro um clone e depois teste a recuperação.