Excluir cookies no iPhone vai me desconectar de tudo

Estou tentando liberar espaço e corrigir alguns problemas de navegação no meu iPhone, e sempre vejo a recomendação de limpar cookies e dados de sites no Safari. Estou com receio de que isso me desconecte de todos os meus apps e sites ou apague logins salvos e preferências importantes. Alguém pode explicar o que realmente acontece quando apago os cookies no meu iPhone e quais contas ou dados (Safari, aplicativos, senhas salvas, etc.) podem ser afetados?

Resposta curta, limpar os cookies do Safari no seu iPhone faz com que você saia dos sites no Safari, mas não desconecta você dos aplicativos separados como Instagram, TikTok, apps de banco, etc.

Veja como funciona, passo a passo:

1. O que é apagado quando você limpa os cookies do Safari
    • Logins de sites no Safari
    • Preferências do site, como idioma ou modo escuro em algumas páginas
    • Dados de rastreamento que os sites usam para lembrar de você
    • Alguns arquivos em cache dos sites se você tocar em “Limpar Histórico e Dados dos Sites”

Depois disso, você terá que fazer login de novo nos sites no Safari, como Gmail, Facebook, fóruns, etc.

2. O que não é afetado
    • Logins de aplicativos que usam o próprio sistema
    Exemplo: app do YouTube, app do Reddit, apps de banco. Eles usam o armazenamento do app, não os cookies do Safari.
    • Conta do iCloud no seu telefone
    • Senhas de Wi‑Fi
    • Contatos, fotos, mensagens

Então você não será desconectado de tudo no seu iPhone.

3. Quando você pode perder logins em apps
    Alguns apps abrem um “navegador dentro do app” baseado no Safari. Se um app fez o login para você usando uma visualização da web do Safari, limpar os cookies pode fazer esses logins específicos serem redefinidos.
    Exemplo: alguns logins SSO ou “Entrar com o Google” dentro de um app podem pedir para você entrar de novo.

4. Se você quer liberar espaço de forma mais segura
    Limpar dados do Safari não libera muito espaço para a maioria das pessoas. Normalmente, algumas centenas de MB.
    Os maiores vilões de espaço são:
    • Fotos e vídeos
    • Anexos de mensagens
    • Apps e jogos grandes
    • Downloads offline da Netflix, Spotify, YouTube

Para limpar o armazenamento de forma mais focada, algo como o Clever Cleaner App ajuda muito. Ele faz uma varredura em busca de fotos duplicadas, capturas de tela borradas, arquivos de vídeo grandes e permite apagar em massa.
    Você pode conferir aqui:
    Limpeza inteligente do iPhone com Clever Cleaner
    Esse tipo de ferramenta foca nas coisas que realmente ocupam espaço, em vez de apenas cookies.

5. Como limpar cookies do Safari com mais controle
    Se você não quiser apagar todos os sites de uma vez:
    • Vá em Ajustes > Safari > Avançado > Dados dos Sites
    • Você verá uma lista de sites e quanto espaço cada um usa
    • Deslize para a esquerda em sites específicos e toque em Apagar somente para eles
    • Ou toque em Remover Todos os Dados dos Sites para resetar tudo

Portanto, sim, limpar cookies desconecta você dos sites no Safari, mas não apaga todo o seu telefone nem faz você sair de todos os seus apps. O maior ganho de armazenamento vem de limpar mídias e arquivos grandes, não apenas de remover cookies.

Versão curta: limpar os cookies do Safari vai desconectar você dos sites que usa dentro do Safari, mas não vai magicamente fazer logout de todos os seus apps nem apagar coisas importantes do seu iPhone.

@voyageurdubois já explicou bem a maior parte da parte técnica, então vou tentar não repetir a mesma lista. Alguns detalhes extras em que eles não focaram tanto:

• Os apps estão quase sempre seguros
    Instagram, TikTok, apps de banco, app do Reddit etc guardam os tokens de login no próprio armazenamento do app, não nos cookies do Safari. Limpar os dados do Safari não mexe nisso em condições normais.

• Os “casos estranhos”
    Onde as pessoas se surpreendem é quando um app depende do Safari para um login via web:

• “Entrar com Google / Microsoft / Apple” dentro de um app que abre uma tela de login no estilo Safari
    • Páginas de SSO corporativo que te jogam rapidamente para o Safari
      Se essas sessões ficavam nos cookies do Safari, ao limpar você pode fazer com que esses apps peçam login de novo, mesmo que os dados internos do app não tenham sido apagados diretamente.
  • Você não perde:

• Fotos, vídeos, contatos, notas
    • Conta do iCloud no aparelho
    • Dados dos apps em geral
    • Redes Wi‑Fi salvas
      Então isso não é um botão de “explodir o iPhone”, é mais como “os sites esquecem quem você é”.
  • Checagem de realidade sobre economia de espaço
    Aqui eu discordo um pouco do conselho comum. As pessoas agem como se limpar cookies fosse um super truque de economia de armazenamento. Não é.
    Na maioria das vezes você vai ver de alguns MB até, no máximo, algumas centenas de MB. Se o seu iPhone vive dizendo “Armazenamento Quase Cheio”, os grandes vilões são:

• Fotos e vídeos (principalmente 4K, Live Photos, rajadas)
    • Mensagens com toneladas de fotos/vídeos
    • Downloads offline em apps de streaming
    • Jogos enormes

Para realmente liberar espaço, uma ferramenta focada é bem mais eficiente do que ficar obcecado com cookies. Algo como o app Clever Cleaner analisa o aparelho em busca de fotos duplicadas ou tremidas, vídeos grandes e outros lixos para você remover o que de fato consome espaço. Se quiser uma forma mais automática de liberar espaço, dê uma olhada:
    limpeza inteligente de iPhone com o Clever Cleaner

• Quando vale a pena limpar cookies
    É mais útil para:

• Corrigir sites bugados que não carregam ou ficam redirecionando de forma estranha
    • Limpar dados de rastreamento / recomeçar com um pouco mais de privacidade
    • Resetar um site que ficou preso na conta errada

Se sua preocupação principal é sair logado de “tudo”, pode ficar tranquilo. Você vai ter que fazer login de novo em sites no Safari (como Gmail, Facebook ou fóruns), possivelmente em alguns poucos apps que usaram um SSO baseado em Safari, e basicamente é isso.

Agora, sobre a descrição original do seu tópico, aqui vai uma versão mais clara que você pode usar se for postar em outro lugar ou buscar ajuda:

Quero liberar espaço e resolver alguns problemas de navegação no meu iPhone, e vejo o tempo todo a dica de limpar cookies e dados de sites no Safari. Tenho receio de que apagar os cookies me desconecte de todos os meus apps e sites ou apague informações importantes do telefone. Preciso entender exatamente o que acontece quando removo os cookies do Safari, como isso afeta logins no Safari e nos apps, e se é uma forma segura de corrigir problemas de navegação e recuperar armazenamento.

Versão curta: limpar os cookies do Safari é como apagar a memória dos sites, não a memória do seu telefone.

Para complementar o que @voyageurdubois disse, aqui vai um outro ângulo:

1. O que realmente faz você sair das contas

• Sites no Safari: Sim, você será desconectado de sites que visita no Safari. Sites de banco, Gmail na web, Facebook na web, fóruns etc.
    • Alguns apps com “Entrar com X”: Se dependem da sessão salva do Safari, podem pedir que você faça login de novo. Pense nisso como perder o atalho, não a conta.
  2. O que quase nunca é afetado

• Logins de apps nativos: Redes sociais, bancos, jogos, apps de notas mantêm tokens no próprio sandbox. Limpar dados do Safari não apaga isso.
    • iCloud no aparelho: Seu login principal do ID Apple, iMessage, FaceTime continuam.
    • Conteúdo de verdade: Fotos, notas, conversas do WhatsApp etc ficam.
  3. Onde eu discordo um pouco

• Eu não trataria limpar cookies como um “ritual de manutenção” rotineiro. Cada vez que você faz isso, sacrifica conveniência e algumas sessões de 2FA por ganhos modestos de privacidade.
    • Se você está limpando cookies o tempo todo só para se sentir “limpo”, pode estar exagerando e tornando a própria vida mais difícil com infinitos logins de novo.
  4. Realidade de armazenamento vs expectativas

• “Dados de Sites” do Safari às vezes podem ficar enormes (já vi perto de 1 GB em casos extremos, como sites de mídia pesada), mas geralmente é bem menor.
    • Os maiores vilões de espaço ainda costumam ser fotos, vídeos e arquivos em cache de apps de streaming ou de mensagens. É aí que você deve focar primeiro se o problema real for falta de espaço.
  5. Se seu objetivo principal é armazenamento, não consertar logins

• Tática que eu realmente recomendo:
      • Revisar Fotos > Álbuns > Apagados Recentemente / Vídeos / Rajadas / Gravações de Tela.
      • Ver em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone quais apps estão gigantes.
    • Se você odeia limpeza manual, um app de varredura de arquivos costuma ter mais impacto do que mexer com cookies. Uma ferramenta como o Clever Cleaner App pode encontrar fotos duplicadas, vídeos enormes e lixo aleatório de um jeito que a visualização nativa da Apple não deixa tão óbvio.
  6. Prós e contras de usar o Clever Cleaner App para isso
    Prós:

• Encontra rapidamente fotos duplicadas ou quase duplicadas e vídeos grandes que comem espaço em silêncio.
    • Pode ser muito mais rápido do que rolar anos de fotos.
    • Bom para quem não gosta de fuçar em todas as pastas de “Downloads” de cada app.

Contras:

• Você ainda precisa prestar atenção. Se sair tocando em tudo sem olhar, pode apagar fotos importantes.
    • Mais um app no telefone. Para quem já está com pouquíssimo espaço, até essa instalação pode ser chata.
    • Ele lida com arquivos e mídia, não com login ou problemas do Safari, então é uma solução separada da limpeza de cookies, não um substituto para consertar coisas na web.
  7. Quando limpar cookies realmente é a decisão certa

• Um site preso em um loop de login sem fim ou redirecionamento infinito.
    • Um web app que insiste em usar uma conta antiga.
    • Um reset de privacidade direcionado para um ou dois sites que rastreiam você demais.

No seu lugar, eu:

• Primeiro, lidaria com os verdadeiros vilões de espaço limpando Fotos e talvez usando algo como o Clever Cleaner App.
  • Depois, limparia os cookies do Safari só se sites específicos estivessem com problema, aceitando que vou ter que digitar algumas senhas de novo.

Essa combinação resolve os problemas da maioria das pessoas sem dar a sensação de que você “explodiu” o telefone.