Excluí acidentalmente fotos importantes da minha câmera Canon enquanto revisava as imagens, e preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de recuperá-las. As fotos eram de um evento recente e não têm backup em lugar nenhum, então estou procurando dicas seguras de recuperação de fotos da Canon antes de usar o cartão de memória novamente e correr o risco de perdê-las para sempre.
Sim, ainda há uma boa chance de suas fotos estarem no cartão Canon. O que importa agora é o que você faz em seguida. Pare de usar o cartão imediatamente. Nada de foto de teste. Nada de clipe curto. Nada de fuçar nos menus. E se sua câmera ou computador pedir para formatá-lo, não faça isso.
Na maioria das configurações da Canon, excluir uma foto remove primeiro a listagem do arquivo. Os dados da imagem geralmente permanecem no cartão SD até que novos dados sejam gravados por cima. Já vi pessoas perderem fotos recuperáveis porque continuaram verificando se ainda funcionava. Péssima ideia.
A primeira coisa que eu faria seria tirar o cartão SD da câmera. Se for um cartão SD comum de tamanho normal com aquela chavinha lateral, deslize-a para travar. Isso não vai restaurar nada por si só. Mas ajuda a impedir gravações acidentais, que é a parte com a qual você se importa agora.
Depois, use um leitor de cartão e conecte o cartão ao computador. Eu evitaria conectar a câmera por USB para trabalho de recuperação. Pela minha experiência, um leitor separado tende a dar aos aplicativos de recuperação um acesso mais limpo ao cartão. Além disso, não grave nada no cartão. Não execute o CHKDSK no Windows. Não execute o First Aid no Mac. Essas ferramentas tentam reparar problemas do sistema de arquivos, e já vi elas deixarem a recuperação mais complicada quando o objetivo era recuperar fotos excluídas.
Para a recuperação, use um software de recuperação de arquivos. Disk Drill é uma opção que já usei em casos como este. Ele lida com tipos de imagem comuns da Canon, incluindo arquivos RAW, e o recurso de visualização ajuda bastante. Se você consegue visualizar uma imagem antes da recuperação, não está tentando às cegas nem despejando centenas de arquivos inúteis no seu disco.
O que eu faria, passo a passo:
- Instale o aplicativo de recuperação no seu computador, nunca no cartão SD.
- Coloque o cartão SD da Canon em um leitor de cartão.
- Abra a ferramenta de recuperação e selecione o cartão SD.
- Execute uma varredura completa ou universal.
- Abra a seção de arquivos excluídos ou perdidos.
- Filtre por fotos ou formatos RAW.
- Visualize o que parecer intacto.
- Recupere os arquivos para o seu computador ou outra unidade externa, não de volta para o mesmo cartão.
Antes de presumir que o cartão é a única fonte, verifique também os lugares sem graça. Já vi pessoas recuperarem fotos perdidas de lugares que esqueceram que usaram. Procure na Lixeira se você estiver no Windows. Verifique o Lixo no Mac. Se você tinha Histórico de Arquivos, Time Machine, Google Drive, iCloud, OneDrive ou sincronização do Canon image.canon, procure lá também. Às vezes a cópia do cartão se foi e a cópia na nuvem ainda está lá.
Suas chances são melhores se a exclusão aconteceu recentemente e o cartão não foi usado desde então. Se você continuou fotografando depois de excluir as fotos, alguns arquivos podem ter sido sobrescritos. Nesses casos, a recuperação ainda funciona às vezes, embora você possa obter arquivos parciais ou imagens ausentes.
Então, a versão curta é esta. Pare de usar o cartão. Remova-o. Faça uma varredura com um software de recuperação. Visualize os arquivos antes de restaurá-los. Salve as fotos recuperadas em outro lugar. Se você conseguir recuperar suas imagens, eu deixaria de confiar nesse cartão pelo resto do dia, talvez por mais tempo. Esses cartões escolhem os piores momentos para dar problema, e sim, isso é um saco.
Pare de usar o cartão. Nessa parte, @mikeappsreviewer acertou.
Eu acrescentaria duas coisas.
Primeiro, faça uma imagem byte por byte do cartão SD antes de tentar a recuperação. Trabalhe a partir da imagem, não do cartão original. Se uma varredura travar ou o cartão começar a falhar, você ainda terá uma cópia limpa para usar. No Windows, o USB Image Tool ou apps semelhantes fazem isso. No Mac ou Linux, o dd funciona se você souber o que está fazendo. Isso importa ainda mais se o cartão for antigo, lento ou tiver começado a apresentar erros.
Segundo, verifique se a sua Canon salvou formatos duplicados. Muita gente esquece que fotografou em RAW mais JPEG. Você apaga um conjunto e depois encontra o outro na recuperação. Pesquise por tipo de arquivo: CR2, CR3, JPG, MOV, MP4. Não procure só por fotos.
Discordo um pouco em um ponto. Uma varredura completa nem sempre é o primeiro passo. Se os arquivos foram apenas apagados, e não o cartão formatado, eu tentaria primeiro uma varredura rápida de arquivos excluídos. Menos lixo, resultados mais rápidos. Se isso não encontrar os arquivos, então execute a varredura profunda no Disk Drill.
Se o cartão mostrar 0 bytes, pedir formatação ou desconectar no meio da leitura, pule a tentativa caseira de herói e faça um clone primeiro. Se as fotos do evento forem insubstituíveis, vale a pena pensar em um laboratório profissional antes de muitas tentativas em casa.
Para a busca, pense nisso como recuperação de fotos de um cartão SD de câmera Canon, fotos apagadas e arquivos RAW. Esse é o conjunto de termos de que a maioria das pessoas precisa.
Além disso, este vídeo é bom se você quiser um passo a passo visual para recuperação de fotos de cartão SD: veja como recuperar fotos apagadas de um cartão SD de câmera
O principal é recuperar para o seu computador, não de volta para o cartão. Esse erro pega as pessoas o tempo todo.
Uma coisa que eu faria e que nem @mikeappsreviewer nem @boswandelaar realmente enfatizaram o suficiente: verificar se as fotos foram apenas “ocultadas” porque o banco de dados da Canon ficou estranho, e não realmente apagadas. Coloque o cartão SD em um computador e procure a pasta DCIM manualmente. Às vezes a câmera não consegue indexar as fotos corretamente, mas os arquivos JPG/CR3 ainda estão lá. Também verifique nomes de pastas estranhos como 100CANON, 101CANON, etc.
Se elas não estiverem visíveis, então sim, software de recuperação é o caminho. O Disk Drill é bom para recuperação de fotos de cartão SD da Canon, especialmente se você precisar de suporte a CR2/CR3 e pré-visualizações. Eu também classificaria os arquivos recuperados por data/hora em vez de nome do arquivo, porque arquivos de câmera recuperados muitas vezes voltam com nomes genéricos e as pessoas acham que estão faltando quando na verdade só estão embaralhados. Chato, mas dá para resolver.
Pequena discordância com a ideia de “continuar testando apps” que algumas pessoas têm depois de ler tópicos como este: não execute cinco ferramentas de recuperação diferentes em sequência no cartão original se ele estiver falhando. É assim que uma simples exclusão vira um problema maior. Se o cartão estiver estável, tudo bem, teste um segundo app se necessário. Se estiver instável, pare.
Além disso, se você usou a transferência por Wi-Fi da Canon no evento mesmo que uma única vez, verifique a galeria do seu telefone e o cache do app Canon Camera Connect. Já vi pessoas recuperarem fotos de evento perdidas dessa forma. Não é comum, mas vale 2 min.
Para quem encontrar isto depois, isto é basicamente recuperação de fotos apagadas de cartão SD de câmera Canon, incluindo arquivos RAW e JPEG após exclusão acidental. Também encontrei um tópico relevante aqui: Discussão sobre recuperação de fotos em cartão SD da Canon para fotos apagadas de casamento e eventos.
O principal: recupere para o seu computador e depois aposente esse cartão para qualquer coisa importante. Cartões ficam suspeitos rápido, e nunca falham em um momento conveniente.
Um ângulo extra além do que @boswandelaar, @sternenwanderer e @mikeappsreviewer já abordaram: verifique a capacidade real e a integridade do cartão antes de fazer qualquer coisa ambiciosa. Se o tamanho informado de repente estiver errado, ou se a leitura ficar extremamente lenta, isso aponta mais para falha do cartão do que para simples exclusão. Nesse caso, cada varredura extra é uma aposta.
Eu também não presumiria que a função de excluir da câmera tenha se comportado normalmente. Cartões Canon às vezes acabam com um diretório FAT/exFAT danificado após a remoção da bateria ou uma falha de energia, o que parece exclusão, mas na verdade é perda de metadados. Isso importa porque a recuperação pode devolver fotos sem os nomes originais ou a estrutura de pastas, embora os dados da imagem ainda estejam intactos.
O Disk Drill é uma opção razoável aqui, principalmente porque lida bem com tipos RAW da Canon e sua visualização prévia é útil.
Prós:
- boa detecção de RAW/JPEG
- visualizações prévias fáceis
- filtragem simples por tipo de arquivo
Contras:
- varreduras profundas podem retornar muita coisa desnecessária
- não é a opção mais barata
- menos ideal se o cartão estiver fisicamente instável
Uma coisa que eu faria após a recuperação: comparar os tamanhos dos arquivos e abrir várias imagens recuperadas do início, meio e fim do evento. Às vezes as pessoas recuperam centenas de arquivos e depois percebem que metade está corrompida. Melhor verificar imediatamente.
Se as fotos forem de importância crítica, eu pararia após uma passada cuidadosa e encaminharia para um laboratório de recuperação, em vez de tentar infinitas rodadas de software. É aí que eu divirjo da mentalidade habitual de continuar testando ferramentas.