Disco rígido externo não monta no meu Mac — o que mais posso tentar?

Meu disco rígido externo parou de montar repentinamente no meu Mac, embora ligue e apareça no Utilitário de Disco. Já tentei reiniciar, trocar os cabos e as portas e executar os Primeiros Socorros, mas ele ainda não abre. Preciso de ajuda para descobrir o que tentar em seguida porque tenho arquivos importantes nessa unidade e estou preocupado em perder dados.

Já aconteceu comigo no Mac mais de uma vez e, sim, é bem ruim. Você conecta um drive externo e nada acontece. Nenhum ícone na mesa. Nenhuma entrada no Finder. Silêncio. Já tive drives que pareciam mortos e depois ficaram bem com uma pequena correção. Muitas vezes, o macOS é que está agindo de forma estranha, não o próprio drive.

Comece pelo básico primeiro. Eu sei. Ainda assim, vale a pena.

Método 1: Verifique a conexão antes de fazer qualquer outra coisa

Uma vez perdi uma noite porque o problema era um cabo com mau contato. O drive estava bem.

1. Desconecte o drive do seu Mac.
  2. Se ele estiver conectado por um hub, dock ou adaptador, remova tudo isso e conecte-o diretamente ao Mac.
  3. Tente outra porta USB ou Thunderbolt.
  4. Troque por um cabo em que você já confia.
  5. Teste o drive em outro Mac ou PC, se tiver um por perto.
  6. Observe sinais de vida: rotação, vibração, LEDs, ruído de inicialização. Se ele ligar, pelo menos você sabe que está recebendo energia.

Se o drive continuar sem dar sinal em duas máquinas com dois cabos, eu começaria a suspeitar de hardware. Se ele ligar, mas não aparecer, continue.

Método 2: Verifique se o Finder não está ocultando a unidade

Isso é meio bobo, mas eu já vi acontecer. A unidade é montada, mas o Finder continua agindo como se ela não existisse.

1. Abra o Finder.
  2. Vá para Finder > Ajustes. Em versões mais antigas do macOS, isso é Finder > Preferências.
  3. Abra a aba Geral.
  4. Verifique se Discos externos está marcado.
  5. Abra a aba Barra Lateral.
  6. Marque Discos externos lá também.
  7. Volte ao Finder e verifique novamente.

Já deixei isso passar uma vez depois de uma instalação limpa do macOS. Me senti meio bobo, mas era isso.

Recupere seus arquivos primeiro com o Disk Drill

Se a unidade aparecer no Utilitário de Disco, mas se recusar a montar, eu removeria os dados dela antes de tentar ferramentas de reparo. Já vi pessoas executarem o Primeiros Socorros imediatamente, ou apagarem o disco, e depois perceberem que os arquivos eram a única coisa com que realmente se importavam.

O Disk Drill faz uma coisa útil aqui. Ele lê a unidade de forma mais direta, então você não fica esperando o macOS montá-la corretamente primeiro.

1. Instale e abra o Disk Drill.
  2. Encontre a unidade não montada na lista de dispositivos.
  3. Se a unidade parecer instável, use primeiro o Backup byte a byte e crie uma imagem completa.
  4. Espere a imagem terminar. Esta parte pode levar um tempo.
  5. Analise a unidade original ou o arquivo de imagem.
  6. Veja os resultados recuperados.
  7. Use a visualização para verificar seus arquivos importantes.
  8. Escolha o que você quer recuperar.
  9. Salve os arquivos recuperados em outra unidade. Não os grave de volta no mesmo disco com problema.

Quando seus arquivos estiverem em um lugar seguro, você terá liberdade para mexer nas correções sem se preocupar com cada clique.

Encerrar um processo fsck travado

Encontrei esse problema depois que uma unidade foi desconectada sem ser ejetada. O macOS começou a verificar o sistema de arquivos em segundo plano e então pareceu ficar travado para sempre. O disco não montava até que eu encerrasse o processo.

1. Abra o Terminal.
  2. Execute: sudo pkill -f fsck
  3. Digite sua senha de administrador se o macOS solicitar.
  4. Aguarde alguns segundos.
  5. Veja se a unidade monta sozinha.

Já tive uma unidade reaparecendo quase imediatamente depois disso. Correção estranha, mas funcionou.

Redefina a NVRAM no Intel ou reinicie se você usa Apple Silicon

Às vezes, problemas de armazenamento têm relação com configurações de baixo nível do sistema. Não é comum, mas já vi comportamento estranho suficiente em Macs para manter isso na lista.

Para Macs Intel:

1. Desligue o Mac.
  2. Pressione o botão de energia.
  3. Imediatamente, mantenha Option + Command + P + R pressionadas.
  4. Continue pressionando por cerca de 20 segundos.
  5. Solte e deixe o Mac iniciar.
  6. Reconecte a unidade e teste novamente.

Para Macs Apple Silicon:

1. Desconecte a unidade.
  2. Reinicie o Mac normalmente.
  3. Aguarde até que o macOS carregue completamente.
  4. Reconecte a unidade.

Nada sofisticado aqui. Ainda assim, já tive um SSD que voltou a funcionar direito depois de uma reinicialização quando nada mais tinha mudado. Macs são estranhos às vezes.

Reformate a unidade se seus dados já estiverem seguros

Se todas as etapas anteriores falharem e seus arquivos tiverem sido recuperados, apagar o disco é a última opção limpa. Eu só faço isso depois que os dados já saíram da unidade.

1. Abra o Utilitário de Disco.
  2. Clique em Visualizar > Mostrar Todos os Dispositivos.
  3. Selecione o disco físico, não um dos volumes abaixo dele.
  4. Clique em Apagar.
  5. Dê um nome a ele. Escolha APFS para uso somente no Mac. Escolha exFAT se precisar que funcione tanto no macOS quanto no Windows.
  6. Execute o processo de apagamento e aguarde.

Quando terminar, desconecte a unidade, conecte-a novamente e veja se ela é montada normalmente.

Se uma formatação nova for concluída e a unidade ainda se recusar a montar, eu pararia de culpar o software. Nesse ponto, o hardware provavelmente é o problema. Você pode continuar mexendo nisso, claro, mas substituir a unidade costuma ser a melhor decisão.

A principal lição que aprendi com isso é simples. Salve os dados primeiro. Repare o disco depois. Você pode substituir o armazenamento. Seus arquivos são outra história.

Se a unidade aparecer no Utilitário de Disco, eu pararia de mexer no Finder e verificaria primeiro o estado de montagem e o sistema de arquivos. @mikeappsreviewer cobriu bem o básico, mas eu não encerraria o fsck imediatamente. Se o macOS estiver verificando danos, interromper isso rápido demais às vezes piora um disco já problemático.

Experimente isto em vez disso.

Abra o Utilitário de Disco, clique em Visualizar, Mostrar Todos os Dispositivos. Veja o nome do volume sob o disco físico. Se estiver cinza, selecione-o e clique em Montar. Se Montar falhar, anote o erro exato.

Depois abra o Terminal e execute:
diskutil list

Encontre o identificador do seu disco externo, como disk4s2. Depois execute:
diskutil info /dev/disk4s2

Verifique três coisas.
Personalidade do Sistema de Arquivos
Ponto de Montagem
Mídia Somente Leitura

Se o formato disser NTFS, o macOS geralmente consegue ler, mas pode ficar estranho após corrupção. Se disser unrecognized ou Windows_LDM, o problema pode estar no mapa de partição, não no hardware da unidade.

Em seguida, tente uma montagem manual:
sudo mkdir -p /Volumes/testdrive
sudo mount -t hfs /dev/disk4s2 /Volumes/testdrive

Troque hfs por apfs ou exfat se necessário. Se a montagem manual falhar, o texto do erro importa.

Verifique também o Console.app ao conectar a unidade. Filtre por diskarbitrationd ou fsck. Já corrigi uma unidade depois de ver erros repetidos de I/O ali. No fim, a placa da case estava morrendo, não o disco em si.

Se seu objetivo é recuperar arquivos primeiro, o Disk Drill é uma escolha razoável, já que muitas vezes consegue ler discos que o macOS se recusa a montar. Esse é o caminho que eu seguiria antes de tentar apagar.

Em termos de SEO, isso é basicamente um disco rígido externo não monta no Mac por causa de erros no sistema de arquivos, danos no mapa de partição, problemas de montagem do macOS ou falha na case.

Este tópico pode ajudar se você encontrar o erro 49153:
Correções que as pessoas tentaram para o erro 49153 em unidade externa no Mac

Se o Utilitário de Disco enxergar o disco físico, mas o tamanho aparecer errado, ou o SMART falhar, eu começaria a planejar a substituição da unidade. Esse geralmente é o ponto em que correções por software deixam de funcionar.

Se ele aparece no Utilitário de Disco, mas ainda assim não monta de verdade, eu verificaria uma coisa em que nem @mikeappsreviewer nem @kakeru focaram muito: se o volume está falhando apenas na sua sessão de usuário.

Tente montá-lo em outra conta do macOS ou inicialize em Modo de Segurança e conecte-o lá. Se ele montar no Modo de Segurança, o disco em si pode estar bom, e algum item de início em segundo plano, utilitário NTFS de terceiros, antivírus, app de sincronização ou extensão de kernel antiga pode estar bloqueando o Disk Arbitration. Já vi restos do Paragon/Tuxera e ferramentas de backup causarem exatamente esse tipo de besteira.

Além disso, no Utilitário de Disco, certifique-se de que a estrutura do contêiner/volume parece normal. Às vezes, o disco físico está visível, mas o contêiner APFS de fato está corrompido. Se o disco pai parece saudável, mas o volume filho não monta, isso aponta mais para metadados do sistema de arquivos do que para hardware morto.

Outra coisa: se a unidade estiver em um gabinete externo, remova o disco e teste-o em um gabinete diferente ou adaptador SATA para USB se possível. Muita gente deixa isso passar. O gabinete pode falhar enquanto o disco de verdade ainda está bom. Isso acontece muito mais do que as pessoas pensam.

Se os arquivos importam, pare de tentar coisas aleatórias de reparo e recupere primeiro. Disk Drill é uma opção sólida para um disco rígido externo que não monta no Mac porque muitas vezes consegue escanear uma unidade que o Finder se recusa a abrir. Se você quiser uma boa explicação do que ele faz, esta página é útil: veja como o Disk Drill ajuda a recuperar arquivos de unidades ilegíveis.

Uma pequena discordância com @mikeappsreviewer: eu não partiria para a reformatação, a menos que você já tenha recuperado os dados ou confirmado que o disco é descartável. Depois que você apaga, a conversa muda rápido rs.