Meu cartão SD de repente aparece como corrompido depois que movi fotos e vídeos da minha câmera. Tenho medo de perder arquivos importantes se eu tentar repará-lo primeiro, mas também não sei se um software de recuperação vai funcionar a menos que o cartão seja corrigido. Preciso de ajuda para descobrir a ordem mais segura para recuperar dados de um cartão SD corrompido sem piorar a situação.
Eu odeio esse tipo de falha. Você termina uma sessão, senta para copiar os arquivos, conecta o cartão SD e o computador mostra uma mensagenzinha simpática dizendo para formatá-lo. Já aconteceu comigo depois de filmagens da família, clipes de drone e um lote de fotos de trabalho que eu não queria refazer. Os primeiros minutos importam.
Se você vir algo como “Você precisa formatar o disco na unidade X:” ou “O cartão SD está corrompido, toque para corrigir”, pare aí. Não clique em Formatar. Também não deixe o seu celular tentar repará-lo. Fiz isso uma vez, anos atrás, porque o aviso parecia inofensivo. Não era inofensivo. O mapa de arquivos do cartão foi reescrito, e recuperar os arquivos depois ficou pior.
A ordem importa.
Recupere seus arquivos primeiro
Tentar reparar o cartão antes de salvar seus dados é onde as pessoas se dão mal. As ferramentas de reparo alteram o sistema de arquivos. Às vezes ajudam. Às vezes sobrescrevem exatamente os bits que você esperava recuperar.
Minha regra é simples: copie o que ainda existe, depois mexa nos reparos.
Para recuperação, tive mais sorte com o Disk Drill. A parte com a qual mais me importo é a opção de backup byte a byte. Se um cartão está meio morto, verificações repetidas o deixam pior. Já vi um cartão montar uma vez e depois sumir na leitura seguinte. Nada divertido.
Então eu clono o cartão primeiro. Setor por setor. Salve a imagem no seu computador, deixe o cartão físico de lado e então escaneie o arquivo de imagem em vez de ficar forçando o cartão repetidamente. Se o hardware estiver falhando, isso lhe dá uma chance melhor. Depois da varredura, visualize os arquivos recuperados e salve-os em outra unidade. Não de volta no mesmo cartão SD. Eu sei que isso parece óbvio, mas as pessoas fazem isso.
Depois, tente consertar o cartão
Só depois que seus arquivos estiverem em um lugar seguro, eu passaria para as tentativas de reparo. Esta é a sequência que eu sigo.
1. Execute o CHKDSK no Windows
Esta é a primeira coisa que eu tento para danos no sistema de arquivos.
Abra o Iniciar, digite cmd, clique com o botão direito em Prompt de Comando e execute como administrador. Depois, digite:
chkdsk X: /r
Substitua X pela letra da unidade do cartão.
A opção /r instrui o Windows a verificar setores defeituosos e tentar recuperar dados legíveis de áreas danificadas. Em um cartão grande, isso leva um tempo. Deixe concluir. Se o problema for corrupção lógica e não um controlador com defeito, às vezes isso é suficiente para tornar o cartão legível novamente.
2. Use o TestDisk se a partição sumiu
Se o cartão aparecer como não alocado, ou a partição tiver desaparecido, o CHKDSK geralmente não vai ajudar muito. É aí que o TestDisk mostra seu valor.
Ele parece antigo. Sem interface bonita. Dá a sensação de ser um software de outra época. Ainda funciona.
O TestDisk é bom para encontrar partições ausentes e reparar tabelas de partição corrompidas. Já usei em cartões que o Windows se recusava a mostrar corretamente no Explorador de Arquivos. Se ele detectar o layout antigo da partição, permite gravá-lo de volta. Quando funciona, parece quase suspeitamente fácil.
Você precisa ler cada tela e não sair clicando no piloto automático. Uma gravação errada no disco errado e seu dia piora rápido.
3. Formate completamente o cartão se a recuperação foi concluída e os reparos falharam
Se o cartão estiver vazio agora, seus arquivos já estiverem salvos em outro lugar e as etapas anteriores não tiverem conseguido estabilizá-lo, então formate-o.
No Explorador de Arquivos, clique com o botão direito no cartão e escolha Formatar. Eu pularia a Formatação Rápida e faria a completa. Leva mais tempo, mas verifica o cartão com mais cuidado. Para muitos cartões SD mais novos, o exFAT é o melhor sistema de arquivos, especialmente se você armazena arquivos de vídeo grandes. O FAT32 tem limites de tamanho de arquivo e fica ultrapassado rapidamente quando você trabalha com filmagens em 4K.
Se uma formatação completa falhar, ou se o cartão continuar corrompendo após a formatação, eu o aposentaria. Sem discussão.
Um cartão que corrompe uma vez já está por um fio
Eu não confio em um cartão depois disso. Mesmo que você consiga fazê-lo funcionar de novo, eu pararia de usá-lo para qualquer coisa importante. Use-o para transferências descartáveis se quiser, ou jogue-o fora. Cartões SD se desgastam. Os baratos falham mais cedo. Cartões de marcas conhecidas também falham, só que com menos surpresas se você comprar de um vendedor confiável.
Além disso, ejete o cartão corretamente antes de removê-lo. Muita corrupção começa ao arrancá-lo enquanto as gravações ainda estão pendentes. O mesmo vale para câmeras que perdem energia no meio da gravação. Se você estiver gravando vídeo e a bateria acabar bem na hora em que o arquivo está sendo finalizado, coisas estranhas acontecem.
Versão curta:
1. Não formate quando for solicitado.
2. Recupere os arquivos primeiro.
3. Clone um cartão instável antes de escaneá-lo.
4. Tente o CHKDSK.
5. Tente o TestDisk para partições ausentes.
6. Faça uma formatação completa somente depois que seus dados estiverem seguros.
7. Pare de confiar no cartão depois disso.
Essa ordem já me salvou mais de uma vez.
Recupere primeiro. Repare depois.
Se o cartão ainda aparecer no Gerenciamento de Disco ou na sua câmera, pare de gravar nele. Nenhuma foto nova. Não formate. Não aceite nenhum prompt de corrigir erros. Cada gravação reduz suas chances.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre a ordem, mas eu pularia o CHKDSK até depois da recuperação. O CHKDSK serve para um cartão descartável. Para fotos e vídeo, às vezes ele transforma um sistema de arquivos bagunçado em outro sistema de arquivos bagunçado. Já vi ele substituir pastas por lixo FILE0000.CHK. Isso é péssimo se você precisa dos nomes e da estrutura originais.
O que eu faria:
- Coloque o cartão SD em um leitor de cartões decente, não na câmera via USB.
- Verifique se o cartão mostra o tamanho correto no Gerenciamento de Disco.
- Se sim, crie uma imagem primeiro e depois escaneie a imagem.
- Recupere os arquivos para o seu PC ou outra unidade, nunca de volta para o cartão SD.
- Só depois disso, teste ou formate o cartão.
O Disk Drill é uma escolha sólida para isso porque lida bem com recuperação de fotos e vídeos, e é fácil visualizar os arquivos antes de salvá-los. Isso importa. Se seus clipes puderem ser visualizados, suas chances são boas. Se você quiser uma visão rápida de como a recuperação com o Disk Drill funciona, veja isto: veja como o Disk Drill recupera arquivos de um cartão SD
Mais uma coisa que muita gente não percebe. Se o cartão aparece como 0 bytes, pede formatação em todo dispositivo ou desconecta no meio da leitura, isso indica mais falha de hardware do que dano no sistema de arquivos. Nesse caso, menos tentativas de leitura são melhores.
Se a recuperação funcionar, aposente o cartão. Cartões SD são baratos. Gravações perdidas não são.
Recupere primeiro, repare depois. Nessa parte eu concordo com @mikeappsreviewer e @sognonotturno. Onde eu divirjo um pouco é no seguinte: se o cartão ainda estiver legível o suficiente para mostrar pastas, não vá direto para ferramentas de reparo de jeito nenhum. Apenas copie manualmente tudo o que ainda abrir antes de fazer qualquer coisa mais elaborada. Às vezes as pessoas complicam demais e perdem tempo enquanto o cartão piora.
Se a cópia normal falhar, aí use um software de recuperação. O Disk Drill é uma escolha sólida para recuperar dados de um cartão SD corrompido porque consegue extrair fotos e vídeos mesmo quando o sistema de arquivos está todo quebrado. Salve os arquivos recuperados no seu computador ou em outra unidade, não no cartão SD. Óbvio, mas sim, o pessoal ainda faz isso.
Eu evitaria o CHKDSK até que seus arquivos estejam seguros. Ele pode ajudar, claro, mas também pode corrigir as coisas de um jeito que ajuda mais o Windows do que ajuda você.
Além disso, teste primeiro o cartão em outro leitor. Leitores de cartão ruins causam corrupção falsa com mais frequência do que você imagina. Já vi isso mais de uma vez.
Se você quiser um passo a passo claro, este guia passo a passo para corrigir um cartão SD corrompido e recuperar fotos e vídeos perdidos cobre o fluxo básico.
Se o cartão continuar desconectando, mostrar 0 bytes ou esquentar, pare de mexer nele. Isso não é território de reparar primeiro. Isso é território de tirar os dados agora se possível e depois aposentar o cartão.
Recupere primeiro, mas eu acrescentaria uma nuance ao que @sognonotturno, @chasseurdetoiles e @mikeappsreviewer disseram: antes de qualquer varredura ou reparo, tente uma cópia simples em modo somente leitura de tudo o que ainda abrir. Se a pasta DCIM estiver visível e alguns arquivos copiarem normalmente, pegue esses primeiro. As ferramentas de recuperação são para o que a cópia normal não consegue alcançar.
O que eu não faria primeiro é deixar o Windows reparar o cartão, montá-lo novamente na câmera ou tirar mais fotos nele. Às vezes as câmeras gravam pequenos arquivos de manutenção, e até isso pode piorar a recuperação.
Minha ordem seria:
- Testar o cartão em outro leitor ou em outro PC.
- Se os arquivos estiverem visíveis, copiar manualmente os que forem legíveis.
- Se não, recuperar do cartão ou, melhor ainda, de uma imagem dele.
- Salvar tudo em outro lugar.
- Só então decidir se vale reparar ou simplesmente substituir o cartão.
Sobre reparo, na verdade sou um pouco mais rígido do que os outros: se este cartão falhou uma vez durante um fluxo de trabalho de foto/vídeo, eu normalmente nem me dou ao trabalho de tentar voltar a confiar nele para uso futuro. Talvez testar depois, claro, mas para trabalhos importantes eu aposentaria o cartão.
Sobre o Disk Drill especificamente:
Prós:
- fácil de usar
- bom suporte de pré-visualização para fotos e vídeos
- consegue recuperar de sistemas de arquivos danificados
- o recurso de criação de imagem é útil em cartões instáveis
Contras:
- não é a opção mais barata
- varreduras profundas podem demorar
- a qualidade da recuperação ainda depende de quão danificado o cartão está
Então sim, o Disk Drill é uma escolha razoável se a cópia manual falhar. Só não confunda recuperação com consertar o cartão. São tarefas diferentes.