Apaguei acidentalmente fotos importantes do meu cartão SD enquanto liberava espaço após uma viagem, e agora realmente preciso recuperá-las. O cartão quase não foi usado desde então, mas não tenho certeza de quais etapas de recuperação ou softwares são mais seguros. Estou procurando ajuda para recuperar fotos apagadas de um cartão SD antes que elas desapareçam para sempre.
Encontrei isso uma vez depois de apagar um cartão SD por engano. O primeiro passo é chato, mas importa. Pare de usar o cartão agora. Tire-o da câmera ou do celular e deixe-o quieto.
Fotos apagadas normalmente não são removidas na hora. O cartão marca o espaço como livre, e novas fotos começam a ocupar esses lugares. Se você continuou fotografando depois da exclusão ou formatação, a recuperação piora rápido. Se o cartão ficou intocado, as chances ainda são razoáveis.
Faça uma verificação rápida antes de instalar qualquer coisa:
Se a exclusão aconteceu em um Mac, olhe na Lixeira.
Se aconteceu no Android, verifique a lixeira do Google Fotos ou a lixeira da Galeria Samsung. Elas costumam manter os arquivos por 30 a 60 dias.
Também veja se havia algum backup em nuvem ativado, porque as pessoas esquecem dessa parte o tempo todo.
Se nada disso encontrar alguma coisa, use um software de recuperação.
Uma coisa que aprendi do jeito difícil. Não tente recuperar primeiro pelo app do celular e não confie na câmera conectada por USB. Muitos celulares e câmeras mais novas mostram uma visão limitada do armazenamento, então as ferramentas de varredura não acessam a área de dados brutos. Apps de celular são piores do que parecem. Muitos só puxam miniaturas, a menos que o dispositivo tenha root, então você acaba com prévias borradas em vez de arquivos completos. Use um leitor USB de cartão SD e conecte o cartão direto a um Mac ou PC com Windows. Isso dá ao software acesso adequado ao cartão.
Há um monte de ferramentas para isso. O PhotoRec é grátis e funciona, mas eu o achei irritante. Ele usa uma interface de texto, e os arquivos recuperados voltam com nomes genéricos e sem estrutura de pastas. Tudo bem para 50 arquivos. Horrível para 4.000.
Tive mais sorte com o Disk Drill. O que me convenceu foi a etapa de visualização. Eu podia verificar se a imagem abria corretamente antes de recuperá-la. Ele também encontrou formatos comuns de foto, incluindo tipos RAW como CR2 e NEF, o que foi importante para mim.
É assim que eu faria.
1. Instale o Disk Drill no seu computador. No Mac, dê a ele Acesso Total ao Disco nas configurações do sistema, ou a varredura pode não detectar o cartão corretamente.
2. Coloque o cartão SD em um leitor de cartão USB, conecte-o ao computador e depois abra o aplicativo. O cartão deve aparecer na lista de unidades.
3. Selecione o cartão SD e inicie uma varredura de dados perdidos. A opção de varredura ampla geralmente é a escolha mais segura porque verifica exclusões recentes primeiro e depois faz uma busca mais profunda por assinaturas de arquivos conhecidas.
4. Deixe terminar. Você pode dar uma olhada nos resultados enquanto roda, mas eu normalmente espero. Menos bagunça na cabeça.
5. Abra a seção de imagens depois da varredura. Filtre por tipo de imagem se precisar. Use o ícone de olho para visualizar os arquivos. Esta parte é a mais importante. Se a visualização carregar corretamente, o arquivo normalmente pode ser recuperado. Se ele se recusar a abrir ou parecer corrompido, o arquivo pode estar danificado além do reparo.
6. Selecione as fotos que você quer e clique em Recuperar.
E sim, esta parte confunde as pessoas. Quando ele perguntar onde salvar os arquivos recuperados, não os salve de volta no mesmo cartão SD. Coloque-os no drive interno do seu computador ou em outro drive externo. Gravar de volta no cartão de origem durante a recuperação é como as pessoas acabam destruindo o que estavam tentando salvar. Eu fiz isso uma vez anos atrás. Erro idiota. Nunca mais.
Depois da recuperação, abra algumas das fotos resgatadas e verifique. Se parecerem normais, copie-as para algum lugar seguro. Só depois disso eu colocaria o cartão de volta na câmera e o formataria de novo.
Esse é o caminho mais limpo que eu conheço.
Se o cartão foi apenas excluído, não formatado, suas chances são melhores. Se foi uma formatação rápida, a recuperação ainda funciona com bastante frequência. A formatação completa é a pior.
Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte, pare de gravar no cartão. Discordo um pouco sobre esperar muito para testar ferramentas. O tempo importa menos do que sobrescritas. Se o cartão está parado sem uso, faça a recuperação agora.
Algumas coisas que as pessoas deixam passar:
- Verifique primeiro se há danos no sistema de arquivos. No Windows, veja em Gerenciamento de Disco. No Mac, use o Utilitário de Disco. Se o tamanho do cartão SD parecer errado ou aparecer como RAW, ferramentas de recuperação de imagem geralmente funcionam melhor do que ferramentas de reparo. Não execute o chkdsk primeiro. Às vezes ele bagunça os registros de arquivos excluídos.
- Faça uma imagem byte a byte do cartão SD antes de escanear. Essa é a opção mais segura. Ferramentas como USB Image Tool, dd ou R-Studio fazem uma cópia. Depois escaneie a imagem, não o cartão original. Se o cartão estiver falhando, isso faz muita diferença.
- Se suas fotos eram RAW mais JPEG, classifique por tipo de arquivo após a varredura. As pessoas recuperam os JPGs e deixam passar o conjunto RAW.
Em termos de software, o Disk Drill é bom para recuperação de fotos porque as prévias economizam tempo. O Recuva é razoável para exclusões simples em cartões FAT32 ou exFAT, mas perde mais arquivos após formatação na minha experiência. O PhotoRec encontra muita coisa, mas a bagunça nos nomes é real.
Mais uma coisa. Se o cartão começar a desconectar, esquentar ou for lido com 0 bytes, pule o faça você mesmo e procure um laboratório. Continuar escaneando um cartão morrendo piora a situação.
Além disso, este vídeo vale uma olhada rápida se você quiser um resumo em linguagem simples dos principais apps de recuperação:
guia em vídeo do melhor software de recuperação de fotos
Salve os arquivos recuperados no seu computador, não de volta no cartão SD. Depois verifique se algumas imagens em tamanho real abrem, não apenas miniaturas. Essa parte costuma passar batido.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @nachtschatten disseram: preste atenção ao tamanho dos arquivos recuperados, não apenas se eles aparecem na varredura. Muita gente vê centenas de fotos encontradas e acha que elas foram salvas, mas depois metade delas são prévias inúteis de 32 KB ou arquivos com cabeçalhos corrompidos. Se as fotos apagadas das suas férias vieram de uma DSLR ou até mesmo de um celular mais novo, os arquivos reais normalmente devem ser bem maiores do que isso.
Eu também não sairia correndo para reparar o cartão SD, a menos que ele realmente não monte. Às vezes, ferramentas de reparo causam mais danos do que a própria exclusão. Primeiro a recuperação, depois o conserto. Essa parte costuma ser muito ignorada.
Se você quiser o caminho menos irritante, o Disk Drill provavelmente é o mais fácil para a maioria das pessoas, porque permite classificar por tamanho, visualizar imagens e separar fotos realmente recuperáveis do lixo bem rápido. Isso importa mais do que as pessoas imaginam quando você está olhando para 2.000 arquivos sem nome.
Além disso, se o cartão foi usado em uma câmera que cria arquivos sidecar ou estruturas de pastas estranhas, recupere tudo relacionado a fotos, não apenas JPG. Pegue RAW, XMP, THM, talvez até pequenos clipes de vídeo da mesma sessão. Às vezes isso ajuda você a juntar o que está faltando.
E se as fotos forem realmente insubstituíveis, sinceramente, pare depois de uma tentativa sólida de varredura. Varreduras repetidas em um cartão instável são onde o faça você mesmo vira arrependimento.
Para mais dicas e sugestões de software, este guia de recuperação de fotos apagadas de cartão SD também é uma ótima leitura.
Eu acrescentaria uma coisa que os outros só abordaram indiretamente: verifique se o cartão é falso ou está degradado. Um número surpreendente de cartões SD informa uma capacidade maior do que realmente tem e, quando enchem, fotos antigas são sobrescritas silenciosamente ou corrompidas. Se a recuperação encontrar muitos arquivos quebrados, duplicatas estranhas ou fotos que abrem até a metade e depois ficam cinzas, isso é um sinal de alerta. Depois de terminar a recuperação, teste o cartão com algo como H2testw ou F3 antes de confiar nele novamente.
Discordo um pouco da ideia de “apenas uma tentativa sólida de varredura” do @cazadordeestrellas. Se o cartão estiver estável, fazer uma varredura com reconhecimento do sistema de arquivos e uma varredura profunda baseada em assinaturas pode recuperar conjuntos diferentes. O que eu evitaria é ficar repetindo varreduras indefinidamente em um cartão instável.
Sobre o Disk Drill, já que ele foi mencionado por @mikeappsreviewer e @nachtschatten:
Prós
- as pré-visualizações ajudam a separar fotos reais de arquivos inúteis
- suporte razoável a RAW
- mais fácil de usar do que o PhotoRec
- bom para pessoas que não querem a bagunça de uma linha de comando
Contras
- não é a opção mais barata
- varreduras profundas podem retornar muitos arquivos renomeados/genéricos
- em cartões muito danificados, os resultados ainda dependem mais da condição do cartão do que da marca do software
Minha visão: se as fotos importam, recupere todo o conteúdo do cartão, não apenas a pasta de imagens óbvia. Às vezes, as câmeras espalham dados relacionados em lugares estranhos. Mesmo que você só se importe com JPEGs agora, futuras tentativas de reparo podem se beneficiar de ter todos os fragmentos recuperados.