Como recuperar dados de um cartão CF com pastas ausentes?

Algumas pastas desapareceram repentinamente do meu cartão CompactFlash depois de transferir fotos para o computador, e agora arquivos importantes estão faltando. O cartão ainda é detectado, mas não consigo ver tudo o que estava salvo nele. Preciso de ajuda com a recuperação de dados do cartão CF, pastas ausentes e a forma mais segura de restaurar os arquivos sem piorar a situação.

Isso aconteceu comigo em um cartão CF antigo, e a primeira coisa que aprendi foi simples. Não continue usando ele.

Se o seu computador ainda reconhece o cartão, suas chances costumam ser melhores do que parecem à primeira vista. Arquivos ausentes em um cartão CF nem sempre significam que os dados se foram para sempre. Muitas vezes, o sistema de arquivos perdeu o controle dos arquivos, enquanto os dados das fotos ainda estão lá. O que arruina a recuperação é gravar coisas novas no cartão depois que o problema aparece.

Então, pare aqui:

1. Não coloque o cartão CF de volta na câmera.

2. Não tire fotos de teste.

3. Não copie nada para ele.

4. Não execute ferramentas de reparo primeiro.

Eu fiz tudo isso errado uma vez com um cartão de viagem, e isso me custou uma boa parte das imagens. Algumas fotos novas já foram suficientes para apagar dados recuperáveis mais antigos. Erro pequeno, confusão grande.

Se você não tiver backup, o software geralmente é a primeira coisa que eu tentaria, desde que o cartão ainda monte ou pelo menos apareça em um leitor. Uma opção com a qual eu começaria é o Disk Drill. Eu gostei dele porque a interface é fácil de acompanhar, ele lida bem o bastante com FAT32 e exFAT, e reconhece formatos comuns de câmera, incluindo arquivos RAW de marcas como Canon e Nikon. A etapa de visualização também importa. Ver a imagem antes da recuperação economiza tempo e mostra rápido se o arquivo ainda pode ser usado.

O que eu faria, passo a passo:

1. Tire o cartão CF e deixe-o fora.

2. Conecte-o ao seu computador com um leitor de CF decente.

3. Instale o Disk Drill no seu computador, nunca no cartão CF.

4. Abra-o e selecione o cartão na lista de dispositivos.

5. Execute a verificação completa, não uma apressada.

6. Deixe a verificação terminar. Não fique mexendo no meio do processo porque está sem paciência.

7. Abra a área de arquivos encontrados e examine os resultados.

8. Visualize as fotos, clipes de vídeo ou documentos que você quer de volta.

9. Selecione o que importa.

10. Recupere esses arquivos para o seu computador ou para uma unidade externa separada.

11. Não grave os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão CF.

Essa última parte confunde muita gente. Se você restaurar os arquivos no mesmo cartão, corre o risco de sobrescrever outras fotos ausentes antes de recuperá-las. Quando isso acontece, o software fica com menos coisa para trabalhar.

Se você quiser outras ferramentas, há uma boa lista aqui: software de recuperação de dados.

Já usei o PhotoRec antes. É gratuito e realmente extrai arquivos de cartões, mas parece meio bruto nas bordas. Normalmente você perde os nomes originais e a estrutura de pastas, então acaba com uma pilha de arquivos para organizar depois. O R-Studio também é forte, embora eu o tenha achado mais pesado e mais técnico do que a maioria das pessoas quer para um trabalho direto de recuperação de fotos. Se o seu objetivo é simples, recuperar os arquivos, verificar as visualizações e salvar o que ainda abre, o Disk Drill é o ponto de partida mais fácil.

Também existe um ponto em que eu pararia de tentar resolver por conta própria. Se o cartão CF não for detectado de jeito nenhum, tiver pinos tortos, esquentar, perder a conexão repetidamente ou guardar arquivos insubstituíveis, eu pularia o software e iria para um serviço de recuperação. Esses laboratórios custam mais, sim, mas mídia danificada é outro tipo de problema. O mesmo vale para fotos únicas na vida. Eu não arriscaria nesse caso.

Se as pastas desapareceram logo após uma transferência, eu verificaria primeiro o computador antes de fazer recuperação no cartão. Às vezes o aplicativo de transferência oculta arquivos, corrompe a entrada do diretório ou deixa a cópia incompleta, enquanto os dados ainda permanecem no cartão CF.

Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante. Pare de usar o cartão. Discordo um pouco de partir direto para a extração por assinatura primeiro. Meu primeiro passo seria fazer uma imagem do cartão CF e depois trabalhar a partir da imagem. Isso lhe dá uma chance limpa e mantém o original intacto caso o cartão piore.

O que eu faria:

1. Use um bom leitor de cartões, não a porta USB da câmera.
  2. Verifique o Gerenciamento de Disco ou o Utilitário de Disco. Veja se o tamanho total do cartão aparece.
  3. Faça uma imagem byte a byte com algo como R-Studio, DMDE ou até ddrescue, se você souber usar.
  4. Faça a varredura da imagem, não do cartão.
  5. Procure primeiro por partições perdidas e diretórios excluídos.
  6. Se as pastas não voltarem, então use a varredura por assinatura para JPG, CR2, NEF, MOV etc.

Por que isso importa:

• Entradas de pastas excluídas muitas vezes podem ser recuperadas com os nomes intactos.
  • Varreduras por assinatura geralmente despejam os arquivos em pastas genéricas, sem estrutura.
  • Se o cartão tiver setores fracos, varreduras repetidas pioram a situação.

O Disk Drill também é bom aqui, especialmente para recuperação de fotos em cartões CF, e é mais fácil para a maioria das pessoas do que o DMDE. Eu ainda salvaria os resultados em outra unidade. Nunca de volta no cartão CF, obviamente.

Verifique também se as pastas desaparecidas foram parar no seu computador como arquivos ocultos ou em uma pasta temporária de importação. Já vi o Lightroom e ferramentas antigas de importação do Windows fazerem uma bagunça com isso.

Se o cartão desconecta, lê extremamente devagar ou apresenta erros de E/S, pare com o faça você mesmo. Nesse ponto, o software não vai consertar um cartão com falha.

Para mais dicas sobre como escolher um software de recuperação de fotos de cartão de memória, vale a pena dar uma olhada:
veja como escolher a ferramenta certa de recuperação de cartão de memória

Se o cartão ainda está visível e apenas algumas pastas sumiram, eu gastaria um minuto descartando algum problema bobo no sistema de arquivos antes de fazer uma recuperação completa. Concordo com @mikeappsreviewer e em parte com @byteguru, mas eu não começaria com comandos de reparo como CHKDSK ou First Aid. Eles podem corrigir o diretório removendo exatamente as entradas de que você ainda precisa.

Algumas coisas para verificar primeiro:

• Ative os arquivos ocultos no seu computador
  • Verifique se há uma pasta FOUND.000 estranha ou uma pasta temporária de importação
  • Tente um leitor de cartão diferente e outro sistema operacional, se puder
  • Veja o espaço usado do cartão em comparação com o espaço livre. Se o espaço ainda estiver ocupado, os arquivos podem apenas estar órfãos, não ter sumido

Além disso, se isso aconteceu logo após uma transferência, existe uma chance real de os arquivos terem sido copiados para o computador e o que quebrou foi a visualização da pasta no cartão CF. Pesquise no seu computador por tipo de arquivo e data, não pelo nome da pasta.

Para recuperação, eu optaria primeiro por uma varredura com reconhecimento de sistema de arquivos para que você tenha uma chance de recuperar a estrutura original das pastas. O Disk Drill é uma opção sólida para isso e mais fácil do que um monte de ferramentas mais avançadas. Se isso não encontrar as pastas, então faça uma varredura por assinatura mais profunda para JPG, TIFF, CR2, NEF, MOV etc. Salve tudo em outra unidade, obviamente.

Mais uma coisa que as pessoas costumam ignorar: se o cartão é antigo, substitua-o após a recuperação, mesmo que pareça estar bom. Cartões CF podem agir normalmente até o momento em que deixam de agir. Já passei por isso, me arrependi.

Para mais discussão sobre recuperação de cartão de memória, esta postagem é realmente relevante:
como escolher o método certo de recuperação de fotos em cartão CF