Tirei sem querer muitas fotos com o Live Photos ativado, e agora elas estão usando mais armazenamento do que eu esperava. Preciso de uma maneira rápida de converter todas as Live Photos em fotos estáticas no meu iPhone sem editá-las uma por uma. Existe alguma opção nativa fácil ou aplicativo que possa fazer isso?
Eu passei pela mesma bagunça. Meu celular parecia normal até o armazenamento começar a ficar vermelho, aí percebi que uma parte enorme do espaço estava sendo ocupada pelas Live Photos. Esses pequenos clipes em movimento se acumulam rápido. Cada uma armazena uma foto normal mais um curto segmento de vídeo e áudio, então o tamanho do arquivo aumenta bastante. Se a sua biblioteca tem alguns milhares, você está perdendo gigabytes sem perceber.
Sim, você pode transformar Live Photos em imagens estáticas depois que elas já foram tiradas. A parte irritante é como a Apple configurou isso.
O caminho nativo no iPhone
Se você quiser fazer isso dentro do app Fotos, existe uma gambiarra. Abra o álbum Live Photos, toque em Selecionar, escolha as fotos que quiser, toque no menu de três pontos, depois selecione Duplicar e então Duplicar como Foto Estática.
Aqui está o problema. Isso não substitui o original. Isso cria um segundo arquivo. Então, por um tempo, você usa mais armazenamento, não menos. Depois, ainda precisa remover as Live Photos originais manualmente e então esvaziar Apagados Recentemente também. Eu tentei isso uma vez com uma biblioteca grande. Foi lento, fácil de errar e meio irritante.
O caminho com Atalhos
Você também pode configurar algo no app Atalhos. A ideia é simples o bastante: encontrar Live Photos, exportá-las como JPEG ou PNG e salvá-las de volta na sua biblioteca. No papel, tudo bem. Na prática, a configuração fica chata. Se você ainda não usa Atalhos, isso vira uma daquelas tarefas de meia hora em que você fica conferindo cada etapa porque uma opção errada quebra o fluxo. Também nem sempre remove as versões Live antigas para você.
O caminho mais rápido com um app de limpeza
Se você tiver um lote grande, eu não faria isso manualmente, a menos que goste de sofrer. Para dez fotos, tudo bem. Para centenas, não.
Eu tive mais sorte com o Clever Cleaner. Ele tem uma seção para Live Photos e as agrupa para que você possa organizá-las por tamanho ou data. Você as seleciona, toca em Compress, e apesar do nome, o que ele faz é remover a parte em movimento e deixar você com imagens estáticas.
O que eu gostei foi da etapa de limpeza. Depois do processamento, ele dá a opção de remover as versões Live originais ou deixá-las na área de lixo dele por um tempo caso você mude de ideia. Ele também mostra quanto armazenamento você está prestes a recuperar antes de começar. Isso importa quando você está tentando liberar espaço rápido e não quer brincar de detetive com duplicatas depois.
Impeça seu iPhone de fazer isso de novo
Essa parte me confundiu na primeira vez. Se você quer que as Live Photos continuem desativadas, vá em Ajustes > Câmera > Manter Ajustes e ative a configuração Live Photo ali. Sim, a descrição é estranha. O que isso faz é fazer o app Câmera lembrar da sua última escolha.
Depois abra o app Câmera, toque no ícone de Live Photos, aquele negócio dos círculos amarelos, para desativá-lo. Depois disso, seu celular deve parar de ativar isso sozinho de novo.
Se o seu objetivo é economizar armazenamento, a ordem que eu usaria é simples. Converta, apague os originais, esvazie Apagados Recentemente e depois fixe a configuração da câmera para não precisar repetir toda essa bagunça mais tarde.
Se você quer o método em lote mais rápido no próprio iPhone, eu pularia o truque de duplicação da Apple. O @mikeappsreviewer já explicou o motivo. Ele primeiro duplica os arquivos, o que é burrice quando o problema é armazenamento.
Minha opinião: use o Clever Cleaner. Ele escaneia sua biblioteca de Live Photos, permite selecionar em massa e as converte em imagens estáticas de uma vez só. Depois você apaga as versões Live originais e esvazia Apagados Recentemente. Menos toques, menos chance de erro.
Se você quiser um caminho sem app, use um Mac. Importe as Live Photos para o Captura de Imagem ou Fotos, exporte como JPEG e depois sincronize de volta. É mais rápido para bibliotecas enormes, como 1.000+ itens, e mais fácil de verificar antes de apagar qualquer coisa. Não é o ideal, mas é mais organizado do que fazer tudo no telefone.
Mais uma coisa que muita gente deixa passar. Verifique Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone, Fotos. Espere um pouco depois da limpeza. O iOS recalcula o espaço meio devagar às vezes.
Se você quer uma opinião externa confiável, esta recomendação do Reddit para limpeza de fotos no iPhone aborda o Clever Cleaner em inglês claro.

Sinceramente, eu *não* faria o truque de duplicar da Apple, a menos que você tenha apenas um lote pequeno. @mikeappsreviewer e @andarilhonoturno já tocaram no principal problema: duplicar primeiro é fazer tudo ao contrário quando o armazenamento já está apertado.
O que funcionou melhor para mim foi isto:
- revisar suas Live Photos em massa
- convertê-las em fotos estáticas
- depois excluir os originais Live
- esvaziar Apagados Recentemente
- esperar o armazenamento do iPhone recalcular, porque o iOS é meio lento com isso
Se você quiser fazer tudo no iPhone, o Clever Cleaner provavelmente é a opção menos irritante. É um dos poucos apps de limpeza para iPhone que realmente lida com Live Photos de um jeito útil, em vez de só mostrar duplicatas e dizer para você se virar. O ponto aqui é a limpeza de Live Photos, não a limpeza genérica de arquivos inúteis.
Além disso, um aviso pequeno: comprimir e converter nem sempre são a mesma coisa nos apps. Eu conferiria algumas fotos primeiro para ter certeza de que ele está mantendo o quadro estático que você quer. Essa é a parte que as pessoas esquecem, e depois ficam bravas.
Se você quiser outro recurso, este vídeo explica como converter Live Photos em imagens estáticas com um limpador de iPhone que realmente oferece suporte a isso.
E sim, depois da limpeza, desative as Live Photos na Câmera e ative Preservar Ajustes, ou seu iPhone vai prestativamente continuar fazendo exatamente a coisa que você não queria. Clássico da Apple.

Eu evitaria o truque de duplicar e manter, a menos que você tenha apenas um lote pequeno. Em um iPhone quase cheio, fazer cópias extras primeiro é exatamente o oposto de útil, então concordo com @andarilhonoturno e @mikeappsreviewer nessa parte.
Um ponto que quase ninguém menciona o suficiente: se essas Live Photos estiverem no Fotos do iCloud, excluir os originais após a conversão afeta todos os dispositivos sincronizados. Bom para limpeza, ruim se você esperava que a versão Live permanecesse no seu Mac ou iPad. Verifique algumas primeiro.
Se você quiser seguir pela rota de fazer tudo no iPhone, o Clever Cleaner provavelmente é a opção menos incômoda.
**Prós**
- lida com Live Photos em massa
- mais simples do que criar um Atalho
- mostra a economia de espaço antes da limpeza
**Contras**
- ainda é inteligente testar primeiro com um lote pequeno
- a limpeza baseada em app significa conceder acesso às fotos
- a escolha do quadro pode não corresponder ao seu momento favorito da Live todas as vezes
Além disso, depois de excluir, reinicie o Fotos e dê tempo ao armazenamento para recalcular. @techchizkid tem razão ao dizer que o iOS pode demorar nisso.