Como posso classificar vídeos por tamanho do arquivo no meu iPhone?

O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e percebi que meus vídeos estão ocupando a maior parte do espaço. Estou tentando encontrar primeiro os maiores arquivos de vídeo para poder apagá-los ou movê-los, mas não consigo encontrar uma maneira de classificar os vídeos por tamanho no Fotos ou no Arquivos. Existe uma opção integrada ou uma solução alternativa fácil para classificar vídeos do iPhone por tamanho de arquivo?

Encontrei a mesma barreira. O iOS 26 ainda não oferece uma forma simples de organizar vídeos por tamanho de arquivo no Fotos, o que parece absurdo para um celular que grava clipes enormes em 4K o dia todo.

Resumindo, não, não existe um botão nativo de ordenar por tamanho no app Fotos.

Se sua biblioteca for pequena, dá para fazer na força bruta. Fiz isso uma vez e odiei cada minuto. Abra um vídeo, deslize para cima ou toque no pequeno ícone de informação. O tamanho do arquivo aparece ali. Tudo bem para 8 vídeos. Péssimo para 800.

Ordenar por duração é a solução alternativa mais comum, mas perde a utilidade rápido. Um clipe curto em 4K/60 muitas vezes ocupa mais espaço do que um vídeo 1080p bem mais longo. Então, se seu objetivo é liberar armazenamento, a duração só resolve parte do problema.

Aqui está o que encontrei, começando pela opção menos irritante.

1. Use um app de limpeza que liste vídeos grandes corretamente

Eu costumava evitar esses apps porque muitos parecem suspeitos ou escondem a parte útil atrás de um paywall. Mesmo assim, para essa tarefa específica, as ferramentas nativas do iPhone são desajeitadas o suficiente para eu acabar cedendo.

Clever Cleaner fez esse trabalho melhor do que qualquer outra coisa que testei. Depois de permitir que ele escaneie sua biblioteca, há uma seção chamada Pesados. Ela organiza seus vídeos do maior para o menor e mostra o tamanho exato em MB ou GB. Sem precisar abrir cada clipe. Sem configuração estranha de atalhos. Você rola, escolhe os que mais ocupam espaço e manda para a lixeira.

Também percebi que ele tem uma ferramenta de Compressão. Se você não quiser apagar clipes antigos, esse é o caminho mais seguro. Os arquivos reduzidos ainda pareciam bons na tela do meu celular.

2. Veja em Armazenamento do iPhone

Se você não quiser nenhum app de terceiros no seu celular, vá em Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone. Às vezes o iOS mostra uma sugestão chamada Revisar Vídeos Grandes. Quando aparece, ajuda. Quando não aparece, você volta a procurar tudo manualmente. Então, é útil, mas inconsistente.

3. Crie um Atalho

Essa opção é mais para quem não se importa em mexer com automação. No Atalhos, você pode criar um fluxo com Encontrar Fotos, filtrar por vídeos e depois adicionar uma regra de duração como maior que 5 minutos. Depois disso, ordene por duração, do mais longo para o mais curto.

Isso não é ordenação por tamanho. Ainda assim, dá uma lista aproximada dos principais candidatos. Eu usaria isso quando você quiser uma solução alternativa sem downloads e já souber que os clipes mais longos provavelmente fazem parte do problema.

4. Verifique o app Arquivos para vídeos baixados

Isso só ajuda com vídeos armazenados em Arquivos, como itens em No Meu iPhone ou iCloud Drive. Toque nos três pontos dentro de uma pasta e ordene por tamanho. Funciona bem ali.

O que isso não faz é mostrar seus vídeos normais do rolo da câmera no Fotos. Você até pode mover as coisas para lá, ordenar, limpar e depois mover de volta, mas tentei um processo parecido uma vez e pareceu criar bagunça para limpar bagunça.

5. Verifique cada vídeo manualmente no Fotos

Tecnicamente isso funciona. Abra o clipe, deslize para cima, veja o tamanho, repita até sua paciência ir embora do corpo. Eu só faria isso se sua biblioteca fosse minúscula ou se você já soubesse quais poucos clipes são os suspeitos.

Para mim, o caminho mais rápido foi Clever Cleaner e sua seção Pesados. Resolveu exatamente esse problema com o mínimo de complicação.

Mais uma coisa. Quando você apaga vídeos, eles ainda ficam em Apagados Recentemente por 30 dias. Esqueci disso na primeira vez e fiquei me perguntando por que o número do meu armazenamento quase não mudou. Se quiser recuperar o espaço imediatamente, esvazie Apagados Recentemente também.

Não existe uma maneira limpa no Fotos de classificar os vídeos do rolo da câmera por tamanho de arquivo. A Apple ainda ignora isso, o que é irritante. Uma alternativa de que gosto mais do que o método manual da tela de Informações que @mikeappsreviewer mencionou é usar um Mac. Conecte seu iPhone ao Fotos ou ao Captura de Imagem no macOS. O Captura de Imagem geralmente mostra os tamanhos dos arquivos em uma lista simples antes da importação. Você pode identificar rapidamente os monstros de 2 GB e 5 GB e depois apagá-los do telefone após confirmar o que são. É meio desajeitado, mas mais rápido para bibliotecas grandes. Outro caminho sólido é o iCloud.com em um navegador de desktop. Se suas Fotos sincronizam com o iCloud, baixe os arquivos candidatos em lotes para inspecionar os tamanhos no seu computador. Não é perfeito, mas é melhor do que tocar em cada clipe um por um. Se você quer a opção mais rápida só no iPhone, o Clever Cleaner é um dos poucos apps criados para isso. Ele ajuda a destacar vídeos grandes e a compactar os antigos se você quiser recuperar espaço sem apagar tudo. Este texto sobre compactação de vídeo e recursos de limpeza por deslize do Clever Cleaner oferece uma visão geral decente. Mais uma dica. Ajustes, Câmera, Gravar Vídeo. Reduzir capturas futuras de 4K/60 para 1080p economiza muito armazenamento. Um minuto de vídeo em 4K geralmente usa várias vezes mais espaço do que configurações mais baixas, então a limpeza ajuda agora, e isso evita o mesmo problema na próxima semana.
Como posso classificar vídeos por tamanho de arquivo no meu iPhone?
Honestamente, eu contestaria um pouco a ideia de usar a duração como substituto sugerida por @mikeappsreviewer. É melhor do que nada, mas pode ser extremamente imprecisa se você tiver formatos mistos, câmera lenta, HDR ou clipes em 4K. Um vídeo de 40 segundos pode ser uma bomba de armazenamento. O que funcionou melhor para mim foi isto: - Vá em **Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone** - Espere as categorias de armazenamento terminarem de carregar - Toque em **Fotos** - Veja se o iOS oferece recomendações relacionadas a anexos grandes ou limpeza de mídia Não é uma classificação de verdade, sim, mas às vezes o iOS mostra áreas problemáticas sem precisar vasculhar a biblioteca inteira. Meio escondido, meio inacabado, bem coisa da Apple. Se você quiser um método mais limpo só no iPhone, o **Clever Cleaner** provavelmente é a opção mais prática porque realmente mostra vídeos pesados de uma forma útil. É basicamente um **limpador de armazenamento para iPhone fácil de usar para encontrar vídeos grandes, duplicatas e itens que ocupam muito espaço rapidamente**, o que chega bem mais perto do que a Apple deveria ter incluído. Além disso, uma coisa que @sognonotturno só mencionou indiretamente: se seus vídeos são preciosos, não apague primeiro, **transfira primeiro**. Envie os clipes enormes por AirDrop para um Mac ou use um SSD externo pelo app Arquivos se o seu iPhone for compatível. Assim você libera armazenamento sem aquele mini ataque de pânico depois, quando perceber que um clipe era importante. Se você quiser uma visão rápida sobre ferramentas de limpeza, isto é razoável: veja como limpar vídeos grandes e liberar armazenamento do iPhone mais rápido Então sim, resposta direta: **o Fotos ainda não permite classificar vídeos por tamanho de arquivo nativamente**. Você pode usar as dicas do Armazenamento do iPhone, mover os arquivos para outro dispositivo para inspecionar e gerenciar, ou usar algo como o Clever Cleaner para fazer a classificação que a Apple se recusa a adicionar. Meio bobo, mas é o que temos.
Como posso classificar vídeos por tamanho de arquivo no meu iPhone?
Se você quiser uma abordagem diferente de @sognonotturno, @ombrasilente e @mikeappsreviewer, experimente **Álbuns > Tipos de Mídia > Vídeos**, depois mude Fotos para **Visualização em Lista** e classifique por **Mais Recentes/Mais Antigos**. Não é uma classificação por tamanho, obviamente, mas vídeos mais antigos geralmente são os mais fáceis de arquivar em massa sem arrependimento. Na verdade, acho que isso é mais útil do que ficar obcecado com o tamanho exato do arquivo se o seu objetivo real é liberar espaço rapidamente. Outro truque pouco lembrado é usar **termos de busca** no Fotos: - `4K` - `60 fps` - `Slo-mo` - meses específicos ou viagens Essas categorias costumam revelar os maiores vilões de armazenamento mais rápido do que tocar em informações de clipes aleatórios. Se você quiser uma limpeza baseada no tamanho diretamente no dispositivo, o **Clever Cleaner** é o atalho mais prático. **Prós:** - destaca vídeos grandes com clareza - mais rápido do que verificar manualmente - também encontra duplicatas e bagunça semelhante **Contras:** - requer acesso à biblioteca de fotos - os resultados podem parecer um pouco agressivos demais se você excluir em massa - ainda é outro aplicativo para instalar Então não, o app Fotos do iPhone ainda não classifica realmente por tamanho de arquivo. Mas combinar filtragem inteligente de álbuns com uma ferramenta como o **Clever Cleaner** já chega perto o suficiente sem precisar recorrer ao desktop.