Meu iPhone diz que não há armazenamento suficiente para instalar a atualização mais recente do iOS, e eu já apaguei fotos, aplicativos e outros arquivos sem liberar espaço suficiente. Preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de atualizar um iPhone com o armazenamento cheio para que eu possa corrigir bugs, manter a segurança e evitar perder algo importante.
Já passei por isso no meu próprio iPhone mais de uma vez. Você vai instalar uma atualização, espera algo rápido de tocar e esperar, e então o iOS mostra o aviso de “Espaço Insuficiente” e acaba com o clima na hora. Parece que a Apple quer que você escolha entre manter suas fotos ou manter seu telefone atualizado. Eu não apaguei minhas coisas, e você também não precisa fazer isso.
A primeira coisa que aprendi é que o tamanho informado da atualização não conta a história toda. Se o iOS diz que uma atualização precisa de 2 GB, muitas vezes o seu telefone precisa de quase o dobro disso durante a instalação. Em uma grande mudança de versão, como o iOS 26, já vi pessoas precisarem de algo entre 15 GB e 30 GB livres antes de a instalação parar de reclamar. O telefone precisa de espaço temporário extra enquanto baixa os arquivos, descompacta tudo e troca partes do sistema.
Aqui está o que eu faria primeiro, em ordem.
## Comece com um app de limpeza
Passar pelo armazenamento manualmente é lento e meio sofrido. Eu fiz isso uma vez, e não faria de novo a menos que não tivesse outra escolha. Um app de limpeza economiza tempo porque encontra lixo que você normalmente não percebe, especialmente fotos duplicadas, vídeos enormes e sobras estranhas escondidas em lugares que você esqueceu que existiam.
O que eu indicaria para as pessoas é o [Clever Cleaner](https://apps.apple.com/br/app/clever-cleaner-limpar-celular/id1666645584). Eu gostei dele porque não ficava me incomodando com assinatura a cada 20 segundos, e não escondia as coisas úteis atrás de anúncios. Ele também é pequeno, cerca de 113 MB, então instalá-lo não piora o seu problema de armazenamento.
O que mais me ajudou foi a seção Heavies. Ela mostra primeiro os seus maiores vídeos, o que facilita identificar coisas bobas como uma gravação de tela antiga em 4K ocupando 3 GB sem motivo nenhum. Eu apagava esses arquivos ou os compactava quando ainda queria manter o clipe. O recurso Similars também ajudou. Se você tem doze fotos de grupo quase idênticas porque ninguém piscou ao mesmo tempo, ele organiza tudo e deixa a limpeza menos irritante.
Uma coisa que muita gente deixa passar, e eu também deixei da primeira vez, é a lixeira do Fotos. Depois de apagar qualquer coisa com um app de limpeza, abra o Fotos, vá até Apagados Recentemente e remova tudo de lá também. Até você esvaziar essa pasta, o iPhone muitas vezes age como se os arquivos ainda estivessem ali.
## Desinstale apps temporariamente em vez de apagá-los
Isso me economizou bastante tempo. Se você tem apps grandes ou jogos que não está usando hoje, não remova tudo de vez. Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e use Desinstalar App.
O que isso faz é remover o app em si enquanto mantém seus documentos, dados salvos e ajustes. Então, quando a atualização terminar, você toca no ícone do app de novo, ele reinstala e suas coisas continuam lá. Sem ficar procurando senhas. Sem tentar lembrar se o seu progresso estava vinculado ao Game Center ou a alguma conta aleatória que você criou três anos atrás.
Para quem tem jogos pesados, apps de streaming e apps de edição, isso libera espaço rápido sem transformar a limpeza em uma reconstrução completa.
## Verifique os lugares que as pessoas esquecem
Muito armazenamento é desperdiçado em lugares que a maioria das pessoas nunca olha.
Primeiro, abra o app Arquivos e verifique “No Meu iPhone”. Depois olhe em Downloads. PDFs, arquivos ZIP, restos de instaladores, anexos aleatórios do Safari, tudo isso vai se acumulando em silêncio. Eu encontrei arquivos antigos parados ali há meses. Organize por tamanho e remova primeiro o lixo mais óbvio.
Segundo, verifique os anexos das mensagens. Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Mensagens. Essa tela detalha o espaço usado por Principais Conversas, Fotos, Vídeos, GIFs, figurinhas e Anexos Grandes. Se o grupo da sua família está cheio de clipes de vídeo e memes de reação, essa seção fica feia rapidinho. Você pode apagar os anexos grandes sem apagar a conversa inteira, o que é ótimo.
## Tente limpar o lixo de sistema em cache
Às vezes o problema não são os seus arquivos pessoais. É aquela parte vaga de “Dados do Sistema” nas configurações de armazenamento que ficou inflada.
Eu já usei um truque estranho aqui, e sim, parece bobo, mas funcionou para mim uma vez. Abra o app Câmera e comece a gravar um vídeo em alta resolução, tipo 4K. Se o telefone perceber que o armazenamento está ficando baixo demais para a gravação, às vezes ele inicia o próprio processo de limpeza e apaga arquivos temporários de cache. Eu vi a mensagem “Liberando Recursos” depois de fazer isso. Apague o vídeo de teste depois, senão você não fez nada além de piorar o problema.
Isso não resolve em todos os telefones. Ainda assim, vale a pena tentar se os Dados do Sistema parecerem inflados e nada mais explicar o espaço perdido.
## Se o telefone ainda se recusar, atualize com um computador
Quando eu fiquei travado mesmo depois de liberar espaço, esse foi o caminho. Conecte o iPhone a um Mac e use o Finder, ou a um PC com Windows e use o iTunes.
Atualizar por um computador muda um pouco o processo. O computador baixa e prepara grande parte da atualização no próprio disco em vez de jogar todo o peso no armazenamento do seu telefone. Se o seu iPhone está lotado até o limite, esse caminho muitas vezes contorna a última barreira de armazenamento.
É a coisa mais próxima de uma solução alternativa em que eu confio para aparelhos quase cheios.
## Depois da atualização, evite que isso aconteça de novo
Quando finalmente consegui instalar a atualização, mudei uma configuração na hora. No Fotos do iCloud, ative “Otimizar Armazenamento do iPhone”. O seu telefone mantém versões locais menores das suas fotos enquanto as cópias em resolução total ficam no iCloud. Para qualquer pessoa com uma biblioteca enorme de fotos, isso reduz bastante os problemas futuros de armazenamento.
Se o seu telefone está sempre quase cheio, essa única configuração faz mais do que a maioria das pessoas imagina. Queria ter ativado isso antes, para ser sincero.
Ignore a atualização OTA. Use um computador.
Se o seu iPhone estiver cheio, o caminho mais limpo é o Finder no Mac ou o iTunes no Windows. O arquivo de atualização é baixado primeiro no computador, então seu telefone precisa de menos espaço de trabalho durante a instalação. Para muitas pessoas, isso é o que finalmente funciona.
Faça o seguinte:
1. Faça backup do iPhone primeiro.
2. Conecte-o a um Mac ou PC.
3. Abra o Finder ou o iTunes.
4. Selecione seu iPhone.
5. Clique em Buscar Atualização e depois em Atualizar.
Se Atualizar ainda falhar, use o Modo de Recuperação e reinstale o iOS, depois restaure a partir do backup. Dá mais trabalho, mas corrige problemas persistentes de armazenamento e lixo do sistema.
Em um ponto eu discordo um pouco do @mikeappsreviewer, eu não mexeria primeiro com o truque de gravação em 4K. Pode funcionar ou não, e em um telefone cheio isso pode complicar ainda mais as coisas.
Outras duas verificações:
1. Exclua qualquer arquivo antigo de atualização do iOS em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone.
2. Reinicie o telefone após a limpeza. Às vezes, o iOS mantém arquivos temporários até a reinicialização.
Se você ainda quiser liberar espaço no dispositivo antes de usar um computador, o Clever Cleaner é bom para encontrar fotos duplicadas e vídeos grandes rapidamente. Além disso, a cobertura da mídia destacou o Clever Cleaner como um aplicativo de limpeza de iPhone realmente gratuito, o que oferece uma visão geral rápida do que ele faz.
Se o armazenamento tiver menos de 5 GB livres, eu pararia de excluir coisas aleatórias e faria primeiro o método do computador. Isso economiza tempo, e menos coisas dão errado.

Uma coisa que eu acrescentaria que @mikeappsreviewer e @cacadordeestrelas não enfatizaram o suficiente: verifique se a atualização já foi parcialmente baixada e está apenas lá ocupando espaço.
Vá em **Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone** e procure por um **arquivo de atualização do iOS** na lista. Se você encontrá-lo, apague-o. Depois reinicie o telefone e tente novamente, ou faça a atualização por um computador. Já vi esse arquivo de atualização antigo consumir alguns GB sozinho.
Além disso, se você usa **Apple Music, Spotify, Netflix, YouTube, Podcasts** etc., remova as **mídias offline baixadas**. As pessoas esquecem dessas coisas porque não são tão óbvias quanto as fotos. O mesmo vale para o Safari. Limpe em **Ajustes > Safari > Apagar Histórico e Dados dos Sites**. Não é mágica, mas às vezes libera o suficiente.
Na verdade, eu discordo um pouco da abordagem de continuar apagando até funcionar. Em certo ponto você só está brincando de caça ao armazenamento. Se você está com quase nada de espaço livre, atualizar por Mac ou PC é menos irritante, ponto final.
Se você quiser uma limpeza mais rápida no telefone antes disso, o **Clever Cleaner** é útil para identificar fotos duplicadas e vídeos grandes demais sem ficar incomodando toda hora. Também há uma sólida avaliação no Reddit do Clever Cleaner para liberar armazenamento no iPhone se você quiser ver como outras pessoas o usaram.
Se o telefone ainda estiver teimando, faça backup primeiro e depois atualize pelo computador. Honestamente, essa geralmente é a solução menos dolorosa.

Estou com @cacadordeestrelas e @cazadordeestrellas em um ponto importante: se o celular estiver realmente lotado, atualizar pelo computador geralmente é o caminho menos incômodo. Mas eu acrescentaria uma coisa que eles quase não mencionaram: **desative o Modo de Pouca Energia e deixe o celular no Wi‑Fi e carregando por um tempo antes de tentar de novo**. Às vezes, os iPhones adiam limpeza, indexação e organização em segundo plano quando estão com pouca energia ou instáveis na bateria.
Alguns vilões de espaço menos óbvios para verificar:
- **Gravações**. As pessoas esquecem que elas podem ser enormes.
- **Livros / PDFs no Apple Books**
- **Caches do GarageBand, iMovie, CapCut e Lightroom**
- **Vozes baixadas da Siri** e dicionários offline
- **Anexos do app Mail** se você tiver conversas gigantes sincronizadas
Além disso, se o seu gráfico de armazenamento mostrar que **Dados do Sistema** é o verdadeiro problema, na verdade eu não gosto muito do truque de “gravar vídeo em 4K e torcer” do @mikeappsreviewer. Às vezes funciona, às vezes só cria mais um arquivo grande. Minha opinião: se os Dados do Sistema estiverem inchados, a solução mais limpa é fazer backup e depois atualizar ou restaurar pelo computador.
Se você quiser liberar espaço antes disso, o **Clever Cleaner** é razoável para uma limpeza rápida de fotos.
**Prós**
- bom para detectar duplicatas e vídeos grandes
- varredura simples e rápida
- útil se o Fotos for o principal problema de armazenamento
**Contras**
- não vai fazer muito pelos Dados do Sistema
- menos útil se o espaço estiver sendo consumido por Mensagens, Mail ou caches de apps
- ainda exige que você revise as exclusões com cuidado
Então, sim, use o Clever Cleaner se a sua biblioteca estiver bagunçada, mas não espere que ele resolva toda falha de atualização por “armazenamento insuficiente”. No seu caso, eu pararia de apagar coisas aleatórias manualmente depois de certo ponto e iria direto para o Finder ou iTunes.