Como excluir capturas de tela no iPhone e liberar espaço imediatamente?

O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e percebi que centenas de capturas de tela antigas estão ocupando espaço no Fotos. Preciso de ajuda para encontrar a maneira mais rápida de apagar capturas de tela no meu iPhone e liberar armazenamento imediatamente sem remover fotos que quero manter.

Isso aconteceu comigo no meu próprio celular. O álbum de Capturas de Tela tinha virado uma gaveta de bagunça, códigos QR de estacionamentos, atualizações de envio, memes aleatórios, confirmações de pagamento de coisas que eu nem lembrava que tinha comprado. Parece inofensivo até o iPhone mostrar o aviso Armazenamento Quase Cheio e você ver quanto espaço está sendo desperdiçado com bobagem.

Então sim, Apagados Recentemente também usa armazenamento. Quando você remove uma captura de tela da sua biblioteca, o iOS não apaga na hora. Ele move o arquivo para Apagados Recentemente por 30 dias. Durante esses 30 dias, o arquivo ainda fica no seu celular e ainda ocupa espaço. Se você quer recuperar o armazenamento agora, precisa limpar os dois lugares.

Excluir em massa com o app Fotos integrado

Abra o Fotos. Vá em Álbuns ou Coleções, role até Tipos de Mídia e depois abra Capturas de Tela. Toque em Selecionar no canto superior direito, depois em Selecionar Tudo e então toque no botão da lixeira. Isso remove tudo da biblioteca principal.

Depois faça a etapa que muita gente pula. Entre em Apagados Recentemente em Utilitários. O Face ID ou seu código vai desbloquear. Toque em Selecionar, toque no menu de três pontos e depois em Apagar Tudo. Normalmente o armazenamento não diminui até essa segunda parte também ser concluída.

Uma forma mais limpa de organizar a bagunça

Eu achei o app Fotos padrão aceitável para excluir tudo na força bruta, mas fraco para organizar. Nenhum tamanho de arquivo na sua frente. Nenhuma forma rápida de localizar as maiores capturas de tela. Nenhum jeito simples de decidir manter isso, jogar isso fora.

Clever Cleaner deixou isso menos irritante para mim. É grátis, sem anúncios, sem bloqueio de pagamento enfiado na sua cara. Abra a seção de Capturas de Tela e cada imagem mostra seu tamanho na grade, então você sabe o que está removendo antes de tocar em qualquer coisa. Também há uma tela de deslizar em que você passa pelas capturas de tela uma por vez, para a esquerda para apagar, para a direita para manter. Parece pouco. Foi mais rápido na prática.

Ele também encontra outros devoradores de armazenamento. A seção Heavies classifica a mídia por tamanho de arquivo, o que me ajudou a cortar primeiro o maior lixo. Similars agrupa fotos quase duplicadas, como quando você tira quatro fotos da mesma coisa e fica com uma. Você separa as que quer manter e descarta o resto. Pelo que eu vi, o processamento fica no dispositivo, então sua biblioteca não está sendo enviada para outro lugar.

Se a sua biblioteca vem acumulando há meses, este tópico também fala disso: Clever Cleaner.

Apague capturas de tela logo depois de compartilhar

Um recurso do iPhone que eu demorei demais para descobrir foi Copiar e Apagar. Depois de tirar uma captura de tela, toque na miniatura de pré-visualização no canto inferior esquerdo. Edite se precisar. Toque em OK no canto superior esquerdo. Depois escolha a opção vermelha Copiar e Apagar em vez de Salvar no Fotos. A imagem vai para a área de transferência e é removida da biblioteca imediatamente. Para números de rastreamento, códigos de login, confirmações de pedido e coisas assim, esse é o hábito mais limpo que encontrei.

Se você quiser algo semiautomático, use Atalhos. Crie um com Encontrar Fotos, filtre para capturas de tela e depois adicione uma regra de data como mais antigas que 7 dias. Depois disso, adicione Apagar Fotos. Você pode executá-lo em um horário programado ou vinculá-lo a um gatilho. O iPhone ainda pede confirmação antes de apagar, então não é algo imprudente.

Se as capturas de tela se recusarem a sumir

Já vi isso acontecer quando o Fotos do iCloud está fora de sincronia. Primeiro, esvazie Apagados Recentemente manualmente. Se os arquivos ainda parecerem travados ou reaparecerem, verifique o Wi-Fi e dê tempo para a sincronização se estabilizar. O Fotos fica estranho quando a conexão está lenta ou instável.

E se você apagou algo importante por engano, um bilhete, um código de uso único, uma captura de tela de senha, procure primeiro em Apagados Recentemente. Se sumiu de lá também, um software de recuperação dedicado costuma funcionar melhor do que ficar esperando e torcendo para o iCloud ter salvo uma cópia em algum lugar.

Depois que eu limpei o meu, o gráfico de armazenamento finalmente baixou e o celular parou de me incomodar. Correção pequena, mas sim, foi bom.

Ignore as Fotos por um minuto e veja de onde está vindo o problema de espaço. Vá em Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone, Fotos. Se as capturas de tela estiverem por trás de um total alto em Fotos, então limpe por lá. Se Fotos estiver pequeno e Mensagens ou Arquivos estiver enorme, apagar capturas de tela não vai fazer muita diferença. Muita gente deixa isso passar. Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer disse: desative Capturas de Tela na Busca depois da limpeza se você salva muitas capturas temporárias. Ajustes, Siri e Busca, Fotos. Isso reduz um pouco a bagunça quando você for procurar fotos de verdade depois. Além disso, se você usa Fotos do iCloud com Otimizar Armazenamento do iPhone ativado, o espaço liberado nem sempre aparece na hora. Às vezes o iOS leva um tempo para recalcular. Reiniciar ajuda. Se organizar tudo rapidamente importa mais do que revisar manualmente, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner. É um app de limpeza de armazenamento do iPhone e organização de fotos com agrupamento de capturas de tela, não algum lixo suspeito. Este tópico fala sobre isso: melhor app gratuito para limpar iPhone e apagar capturas de tela e liberar espaço. Última dica. Verifique o app Arquivos, pasta Downloads. As pessoas salvam a mesma captura de tela lá também. Irritante, mas comum.
Como apagar capturas de tela no iPhone e liberar espaço imediatamente?
A maneira mais rápida de recuperar espaço *imediatamente* na verdade não começa em Fotos. Eu até discordo um pouco da ideia de “apenas apague capturas de tela” do @mikeappsreviewer e do @jeff, porque se o seu celular está engasgando, vídeos e gravações de tela normalmente ocupam muito mais armazenamento do que capturas de tela. Faça isto: 1. **Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone** Espere a barra carregar. 2. Toque em **Fotos** Veja a recomendação para **Revisar Vídeos Pessoais** ou anexos grandes. 3. Em **Fotos**, vá também em **Tipos de Mídia > Gravações de Tela**, não apenas em Capturas de Tela. Essas coisas consomem armazenamento sem você perceber. 4. Depois verifique **Mensagens > Anexos Grandes** Muitas “capturas de tela” que as pessoas apagam de Fotos também ainda estão em conversas de texto. Se você ainda quiser uma limpeza visual mais rápida, o **Clever Cleaner** é razoável porque agrupa a bagunça das capturas de tela melhor do que a Apple. Não é mágica, só exige menos toques. Eu usaria isso para uma triagem e depois iria atrás dos vídeos manualmente. Além disso, se o seu objetivo é manter o armazenamento sob controle daqui para frente, mude o hábito com as capturas de tela: **Ajustes > Fotos**, ative **Otimizar Armazenamento do iPhone** se estiver desativado. Isso não vai apagar nada, mas impede que o seu celular fique guardando arquivos em resolução máxima localmente. E sim, veja isto se quiser uma abordagem mais organizada sobre limpeza de capturas de tela e ferramentas de armazenamento: melhor maneira de limpar capturas de tela e liberar armazenamento do iPhone Um detalhe que as pessoas esquecem: se as capturas de tela estiverem em **Notas** ou **Arquivos**, apagá-las de Fotos não muda nada. Irritante, mas é verdade.
Como Apagar Capturas de Tela no iPhone e Liberar Espaço Imediatamente?
Um ângulo que eu acrescentaria ao que @jeff, @ombrasilente e @mikeappsreviewer já cobriram: verifique **Live Photos** e **capturas de tela editadas** antes de sair apagando tudo. Uma captura de tela comum geralmente não é a pior vilã. Mas capturas de tela que você marcou, salvou várias vezes ou exportou para outros apps podem se multiplicar silenciosamente. O que funciona mais rápido para mim é isto: - Em Fotos, pesquise **captura de tela** - Toque nos resultados e depois mude primeiro para **visualizar por meses** - Apague períodos inteiros que você sabe que não precisa, em vez de revisar um por um Isso geralmente é mais rápido do que vasculhar só o álbum Capturas de Tela, especialmente se a sua bagunça veio de um projeto específico, viagem ou fase de compras. Eu discordo um pouco da abordagem de apagar todas as capturas de tela primeiro. Se o seu armazenamento estiver criticamente baixo, apagar em massa sem olhar pode remover recibos, códigos de backup de 2FA ou confirmações de pedido que você ainda pode precisar. Limpar por período é mais seguro. Se a visualização do app Fotos da Apple parecer desajeitada demais, o **Clever Cleaner** é um dos poucos apps de limpeza que realmente é útil para esse tipo de tarefa. **Prós do Clever Cleaner** - agrupa capturas de tela de forma organizada - deslizar e revisar em massa é mais rápido do que no Fotos - útil para identificar lixo grande rapidamente - também pode mostrar duplicatas e outros itens que ocupam muito espaço **Contras** - ainda exige que você confirme as exclusões no sistema da Apple - não faz mágica instantânea se o Fotos do iCloud ainda estiver sincronizando - se o seu verdadeiro problema de armazenamento forem vídeos ou Mensagens, ele não vai resolver isso sozinho Mais uma coisa que muita gente deixa passar: depois de apagar, abra o Fotos e deixe o iPhone carregando por um tempo. Às vezes, o iPhone só libera espaço depois que a indexação em segundo plano alcança tudo.