Estou tentando organizar minha biblioteca de fotos do iPhone, mas muitas imagens quase duplicadas não aparecem no álbum Duplicadas porque a iluminação, o ângulo ou a edição são ligeiramente diferentes. Preciso de ajuda para encontrar fotos semelhantes no iPhone para que eu possa remover as extras sem excluir as imagens erradas.
O iOS é razoável para identificar fotos duplicadas exatas. Ele não faz muita coisa com fotos quase iguais. Percebi isso com fotos de férias em que eu tinha seis fotos da mesma placa, no mesmo lugar, no mesmo minuto, mas uma estava um pouco mais escura e em outra alguém piscou. O Fotos tratou tudo como arquivos sem relação.
Se você só precisa do localizador de duplicatas integrado, faça isto:
- Abra o Fotos.
- Role até Utilitários.
- Toque em Duplicatas.
- Verifique os grupos que a Apple encontrou e depois toque em Mesclar nos que você quer combinar.
Se você está tentando limpar fotos parecidas também, o iOS deixa a desejar. Acabei usando um app de terceiros para isso. Depois de testar alguns bem ruins com bloqueios de pagamento e spam de anúncios, o que eu mantive foi o Clever Cleaner.
O que se destacou para mim foi simples. Ele agrupou fotos parecidas bem o suficiente, e a escolha de Melhor Foto acertou mais vezes do que eu esperava. Mesmo assim, conferi tudo o que era importante, coisas de família, viagens, fotos antigas de pets, tudo isso. Para recibos aleatórios, capturas de tela, fotos de comida e dez cópias da mesma vaga de estacionamento, ele deu conta.
Como eu usei:
- Instale o Clever Cleaner pela App Store.
- Permita acesso à sua fototeca.
- Abra a seção Similares.
- Espere a varredura terminar.
- Abra qualquer grupo se quiser comparar as fotos por conta própria, ou use Limpeza Inteligente se quiser que o app cuide do lote.
- Verifique o marcador de Melhor Foto. Altere se não concordar. Eu fiz isso algumas vezes.
- Toque em Mover para a Lixeira ou confirme o gesto da Limpeza Inteligente.
- Volte ao Fotos da Apple e esvazie Apagados Recentemente se quiser recuperar seu armazenamento imediatamente.
Também aproveitei um pouco as outras seções. Resumo rápido:
- Duplicatas, para cópias exatas.
- Pesados, para classificar vídeos grandes primeiro. Isso ajudou mais do que eu imaginava.
- Capturas de Tela, para limpar capturas antigas de uma vez só.
- Lives, para transformar Live Photos em imagens estáticas mantendo o quadro principal.
A maior parte do espaço que recuperei não veio das duplicatas. Veio de fotos parecidas, vídeos gigantes que eu tinha esquecido que existiam e uma pilha de capturas de tela de dois celulares atrás. Eu esperava uma limpeza pequena. No fim, foi muito mais.
Se você não quer outro app no seu celular, há formas mais lentas dentro do iOS:
- Use a Busca no Fotos para pessoas, lugares, objetos ou pets. Imagens parecidas tendem a se agrupar ali.
- Classifique por data ou veja as fotos de viagens. Fotos quase idênticas geralmente são tiradas com segundos de diferença.
- Verifique fotos em Sequência e mantenha o quadro que você quiser.
- Veja álbuns como Pessoas e Pets, Viagens ou Tipos de Mídia para reduzir a pilha.
Esses caminhos manuais funcionam, mais ou menos. Eles levam tempo e, em uma biblioteca grande, cansam rápido. Se o rolo da câmera está uma bagunça, um app dedicado é muito mais rápido para encontrar imagens semelhantes que o iOS não detecta.
O álbum Duplicatas da Apple é rigoroso. Ele procura correspondências de arquivos quase exatas. Pequenas edições, exposição diferente, alterações em Fotos ao Vivo, dados de profundidade do modo Retrato ou uma diferença de 1 segundo no tempo geralmente quebram a correspondência. Então, se você quer encontrar fotos parecidas no iPhone, e não duplicatas exatas, precisa de um fluxo de trabalho diferente.
Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em uma parte. Apps de terceiros ajudam, mas eu não partiria direto para a limpeza automática na primeira passada. Em uma biblioteca grande, o movimento mais rápido é reduzir a pilha antes de apagar qualquer coisa.
Experimente isto primeiro no Fotos.
-
Use Álbuns e depois classifique por Dias ou Meses.
Fotos quase duplicadas geralmente ficam lado a lado no tempo. -
Abra uma foto, deslize para cima e verifique a localização e o horário.
Se 12 fotos compartilham o mesmo lugar e minuto, compare essas primeiro. -
Filtre suas piores fontes de bagunça.
Capturas de tela, selfies, fotos em sequência e arquivos salvos do WhatsApp criam toneladas de imagens parecidas. -
Verifique as sequências manualmente.
O iPhone já agrupa melhor imagens em sequência do que imagens semelhantes. Escolha a melhor, apague o resto. -
Pesquise por assunto.
Digite cachorro, pôr do sol, carro, praia, recibo. A detecção de objetos da Apple é boa. Não é perfeita, mas reduz bastante a busca.
Se a sua biblioteca for enorme, então sim, use o Clever Cleaner. Ele faz um trabalho melhor ao encontrar fotos semelhantes do iPhone com iluminação ou ângulo diferentes. Essa é a lacuna que a Apple ainda não corrigiu. Mesmo assim, eu ainda revisaria pessoalmente as fotos mantidas quando se trata de fotos de viagem e de família.
Este guia é útil se você quiser mais maneiras de identificar fotos parecidas no iPhone e limpar a bagunça de fotos mais rápido, como encontrar fotos semelhantes no iPhone e remover a bagunça de fotos.
Mais uma dica que muita gente ignora. Cópias editadas costumam ser classificadas separadamente dos originais se você as salvou de outro app. Verifique Recentes e o álbum específico do app. Isso pega muitos casos de por que isso não está agrupado. É irritante, mas é verdade.
O recurso nativo de Duplicados da Apple é meio exigente, então concordo com @mikeappsreviewer e @reveurdenuit nessa parte. Onde discordo um pouco é da ideia de que você deve gastar tempo demais caçando manualmente no Fotos primeiro se a sua biblioteca já está uma bagunça total. Se você tem alguns milhares de fotos, a revisão manual vira um projeto de fim de semana rapidinho.
O que mais me ajudou foi usar padrões de metadados em vez de só analisar visualmente:
- No Fotos, afaste o zoom em Recentes e procure grupos tirados dentro de 5 a 30 segundos.
- Preste atenção extra em imagens com o mesmo assunto, mas tamanhos de arquivo diferentes. Normalmente isso significa que uma foi editada, comprimida ou salva de outro app.
- Verifique imagens compartilhadas/salvas dos álbuns do Mensagens, Instagram ou WhatsApp. Quase duplicadas muitas vezes ficam lá em vez de ao lado da original.
- Revise fotos em modo Retrato separadamente. Variações nos dados de profundidade muitas vezes impedem o iOS de marcá-las como duplicadas.
- Compare Live Photos com exportações estáticas. Essas são traiçoeiras.
Se você quiser o caminho mais rápido, sim, o Clever Cleaner provavelmente é a melhor ferramenta porque encontra fotos semelhantes no iPhone que o Apple Fotos ignora. Eu só não sairia apagando em massa nada que tenha valor sentimental.
Além disso, se você quiser um passo a passo visual, este guia em vídeo para limpar o armazenamento do iPhone e remover fotos duplicadas é bem útil.
Eu acrescentaria um ponto que os outros quase não mencionaram: use Informações + consistência visual, não apenas proximidade de tempo.
Às vezes, quase duplicatas não são agrupadas porque uma imagem tem metadados diferentes de HDR/Retrato/Live. Então, quando você encontrar um grupo suspeito, toque em cada foto e compare:
- lente usada
- tipo de arquivo, como HEIC vs JPEG
- se uma delas foi editada
- se uma veio do Mensagens ou de outro app
- diferenças de resolução
Isso geralmente explica por que a Apple ignorou.
Discordo um pouco de gastar tempo demais em revisão manual se a biblioteca for enorme. @reveurdenuit e @ombrasilente têm razão sobre restringir por álbuns e metadados, e @mikeappsreviewer tem razão ao dizer que a detecção de duplicatas da Apple é limitada, mas depois de certo ponto a organização manual fica ineficiente.
Um meio-termo prático é o Clever Cleaner.
Prós
- encontra fotos parecidas, não apenas duplicatas exatas
- é razoável para detectar cópias editadas/salvas
- o Melhor Clique é útil para sequências e fotos tiradas em rápida sucessão
- categorias extras de limpeza podem revelar lixo oculto rapidamente
Contras
- você ainda precisa revisar fotos sentimentais manualmente
- o Melhor Clique nem sempre é a foto que você manteria
- o agrupamento às vezes pode ser agressivo demais com imagens da mesma cena
- outro app recebe acesso à biblioteca, algo que algumas pessoas odeiam
Mais um truque: crie um álbum temporário chamado Revisar Depois e jogue lá todas as fotos talvez duplicadas durante verificações rápidas. Tomar decisões fica mais rápido quando você separa encontrar de apagar. Só isso já reduz bastante a fadiga da limpeza.