O armazenamento do meu iPhone está cheio, e continuo recebendo avisos de que estou sem espaço para fotos, apps e atualizações. Estou tentando descobrir se há alguma forma de comprar mais armazenamento para o iPhone sem assinar um plano mensal do iCloud. Preciso de ajuda para entender minhas opções para expandir o armazenamento, liberar espaço ou usar uma solução de compra única.
Bati na mesma parede com o meu iPhone. O armazenamento parecia no limite, o telefone estava lento, e pagar pelo iCloud não resolveu a parte com que eu me importava. Muita gente confunde essas coisas. O armazenamento do iCloud dá a você espaço online para sincronização e backups. Ele não adiciona espaço físico dentro do telefone.
Você não pode comprar mais armazenamento interno para o iPhone depois. O chip de armazenamento faz parte da placa, então o tamanho que você comprou é o tamanho com que vai ter que viver. Meio irritante, sim. Ainda assim, você tem algumas maneiras bem decentes de fazer o telefone parecer espaçoso de novo sem assinar outra cobrança mensal.
O que me fez perceber primeiro foi o desempenho. Meu telefone ficou lento quando o armazenamento estava baixo. Os apps abriam mais devagar. A câmera hesitava. Alternar entre apps parecia estranho. Eu não sabia disso no começo, mas os iPhones precisam de espaço livre para respirar. Quando você enche quase até o limite, eles começam a agir de forma esquisita.
O primeiro lugar que vale a pena verificar é Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Essa tela mostra para onde foi o espaço. Na maioria dos telefones, os maiores vilões são fotos, vídeos, mídia baixada e Dados do Sistema, que são principalmente cache e lixo residual.
Tentei apagar coisas manualmente e cansei disso rápido. Depois usei o Clever Cleaner. Entrei desconfiado porque muitos apps de limpeza são isca para bloqueio por pagamento. Este pareceu diferente. Sem anúncios, sem insistência para assinar, sem barreira paga no caminho. O que mais me ajudou foi a seção Heavies. Ela organiza a mídia por tamanho de arquivo, então você vê primeiro os piores devoradores de espaço em vez de ficar rolando a biblioteca inteira como um maluco.
O localizador de fotos semelhantes também ajudou. Eu tiro fotos repetidas demais, e minha pasta de capturas de tela estava uma bagunça. Ele encontrou quase duplicatas no próprio telefone, o que foi importante para mim porque eu não queria fotos privadas enviadas para algum servidor aleatório. Depois que limpei cerca de 12 GB de fotos duplicadas e gravações de tela antigas, a lentidão caiu na hora. Talvez não seja mágica, mas chega bem perto.
Se você quiser mais armazenamento utilizável sem taxas mensais, hardware externo é a opção mais limpa. Você pode comprar um pen drive Lightning ou USB-C, dependendo do modelo do seu iPhone, e mover fotos ou vídeos para fora do aparelho. Os drives SanDisk iXpand são um exemplo. A mesma ideia vale para um leitor de cartão SD com Lightning se você já tiver cartões de câmera sobrando por aí. Uma compra, sem cobrança recorrente.
Se você quiser o caminho gratuito, estes são os que valem a pena fazer.
-
Descarregue apps que você não usa
Vá em Armazenamento do iPhone e use Desinstalar Apps Não Usados. Isso remove o app em si, mas mantém seus dados. Se você reinstalar depois, suas coisas geralmente voltam de onde você parou. -
Limpe os dados do Safari
Vá em Ajustes > Apps > Safari e depois limpe o histórico e os dados dos sites. O Safari guarda mais lixo do que a maioria das pessoas imagina. -
Verifique os anexos das mensagens
Abra Armazenamento do iPhone e procure anexos grandes. Conversas em grupo são traiçoeiras. Vídeos antigos, GIFs, memes, notas de voz, tudo isso fica lá ocupando espaço. -
Use espaço grátis em outra nuvem
O Google Fotos dá 15 GB grátis. O Dropbox dá 2 GB grátis. Não é muito, mas ainda é útil se você quiser algum lugar para guardar arquivos antigos.
O método antigo com cabo ainda funciona melhor para limpezas grandes. Conecte o telefone a um Mac ou PC, copie seus vídeos maiores para o computador e depois apague-os do iPhone. É mais lento e mais manual, claro, mas funciona e não existe cobrança mensal escondida por trás.
Então não, você não pode comprar armazenamento interno extra para o próprio iPhone. O que você pode fazer é recuperar espaço, mover arquivos para fora do telefone e impedir que armazenamento desperdiçado continue se acumulando. Eu fiz isso em vez de trocar de telefone, e isso me tirou do sufoco sem pagar a Apple todo mês.