Meu pendrive parou de abrir de repente depois que eu movi arquivos de trabalho importantes e fotos da família para ele. Agora meu computador diz que a unidade está corrompida e pede para eu formatá-la, mas eu preciso recuperar os dados antes de perder tudo. Estou procurando dicas seguras de recuperação de dados de USB, recomendações de software ou etapas que possam ajudar.
Já passei por isso. Um pendrive que para de ser lido dá uma sensação péssima bem rápido quando seus próprios arquivos estão nele.
O que muita gente não percebe é o seguinte. Corrupção nem sempre significa que os arquivos sumiram. Muitas vezes, o armazenamento ainda está contendo os dados, mas o sistema de arquivos foi bagunçado. Já vi isso acontecer depois de remover a unidade sem ejetar, perder energia durante uma cópia, erros aleatórios no sistema de arquivos, malware, memória flash desgastada e unidades antigas fazendo coisas de unidade antiga.
A primeira coisa que eu verificaria
Eu dividiria em duas categorias. Problema no sistema de arquivos ou problema de hardware.
Geralmente vale a pena tentar um software de recuperação se o seu USB fizer alguma destas coisas:
- Ele aparece no Gerenciamento de Disco ou no Utilitário de Disco.
- Surge um aviso para formatar.
- Ele aparece como RAW, ilegível ou inacessível.
- O tamanho do armazenamento parece correto.
Eu pararia e pensaria em uma assistência de recuperação em vez disso se você estiver vendo este tipo de comportamento:
- A unidade nunca aparece.
- Ela fica desconectando e reconectando.
- Seu PC trava ou congela quando você conecta.
- O conector ou a carcaça estão danificados.
- Os arquivos são importantes a ponto de um movimento errado causar prejuízo.
O que não fazer primeiro
Ainda não formate. Também não rode o CHKDSK ainda. Aprendi isso do jeito mais irritante. Tire os arquivos primeiro, tente os reparos depois.
O que eu faria em uma tentativa por conta própria
Eu começaria com o Disk Drill. Ele funcionou bem para mim em pendrives corrompidos porque faz a varredura no próprio dispositivo, em vez de depender de uma estrutura limpa do sistema de arquivos.
O fluxo normal é mais ou menos assim:
- Instale o Disk Drill no seu computador, não no USB danificado.
- Conecte o USB e abra o Disk Drill.
- Escolha o USB na lista de dispositivos.
- Clique em Buscar dados perdidos.
- Deixe a varredura terminar. Não interrompa, a menos que a unidade esteja se comportando de forma estranha.
- Visualize o que ele encontrar.
- Recupere tudo para outra unidade, nunca de volta para o mesmo USB.
Se a unidade parecer instável
Se o pendrive desconectar, travar ou se comportar de forma instável, eu faria primeiro um backup byte por byte e analisaria o arquivo de imagem em vez de forçar o dispositivo original. Isso coloca menos pressão em uma unidade que pode estar perto do fim. Eu não fiz isso uma vez e a segunda varredura foi pior que a primeira. Aprendi a lição ali.
Depois que os arquivos estiverem seguros
Só depois da recuperação, eu tentaria consertar o próprio USB.
- Execute o CHKDSK se você estiver no Windows.
- Execute o Primeiros Socorros no Utilitário de Disco se você estiver no macOS.
- Reformate a unidade se as ferramentas de reparo não resolverem.
- Teste com uma cópia grande de arquivos, tanto gravando nela quanto lendo de volta.
Quando eu jogaria a unidade fora
Se a corrupção voltar depois da formatação, as gravações falharem, os arquivos sumirem de novo ou os diagnósticos mostrarem erros, eu substituiria o USB e seguiria em frente. Pendrives são baratos. Perder os mesmos arquivos duas vezes não é, e sim, essa parte é horrível.
Não formate isso. Esse prompt é seu inimigo agora.
Concordo com @mikeappsreviewer em pular os reparos primeiro, mas eu acrescentaria uma coisa. Tente as verificações fáceis de conexão antes de escanear. Porta USB diferente. Cabo diferente, se usar um. Computador diferente. Já vi unidades aparecerem como corrompidas em uma máquina com Windows e depois abrirem o suficiente em outro sistema para copiar os arquivos. Parece bobo, mas economiza tempo.
Se a unidade ainda aparecer com o tamanho correto, sua melhor chance é um software de recuperação. O Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de dados de USB corrompido porque lê a unidade diretamente e muitas vezes consegue recuperar arquivos de partições danificadas ou RAW. Visualize as fotos primeiro. Se as prévias funcionarem, as chances de recuperação geralmente são melhores.
Algumas dicas práticas:
- Pare de usar o USB agora.
- Verifique o Gerenciamento de Disco. Se a capacidade parecer normal, faça a varredura.
- Recupere os arquivos para o seu PC ou para outra unidade externa.
- Comece pelas pastas mais importantes, fotos de família, documentos de trabalho, coisas de imposto, etc.
- Se a varredura encontrar milhares de arquivos com nomes estranhos, use filtros por tipo de arquivo e datas.
Há um ponto em que eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer. O CHKDSK nem sempre é uma opção posterior com a qual eu me preocuparia em pendrives. Se o USB já ficou instável uma vez, eu recupero o que importa e depois substituo o dispositivo. Eles falham muito, e falham rápido.
Se você quiser um passo a passo visual rápido, este guia rápido para recuperar dados de um pendrive corrompido cobre o fluxo básico de forma simples.
Se o USB desconectar no meio da varredura ou fizer o PC inteiro travar, pare com a tentativa por conta própria. Nesse ponto, um laboratório de recuperação é mais seguro.
Não clique em Format. Além disso, eu teria um pouco de cuidado com o conselho de “apenas escanear imediatamente” do @mikeappsreviewer e @nachtdromer se o USB estiver se comportando de forma instável. Se a unidade está montando, desaparecendo e depois voltando, cada leitura extra pode piorar as coisas em um pendrive que está falhando.
O que eu faria primeiro seria verificar o SMART ou pelo menos o comportamento básico do dispositivo com algo como o CrystalDiskInfo, se ele conseguir ler o controlador. Se não, olhe no Gerenciamento de Disco e observe se a partição está RAW, não alocada ou apenas sem letra. Isso diz muita coisa.
Uma coisa que as pessoas não mencionam o suficiente: se os arquivos foram apenas movidos e não copiados, verifique a fonte original também. Às vezes, a movimentação falhou parcialmente e alguns dados ainda estão lá, em pastas temporárias, arquivos recentes, cache de sincronização em nuvem etc.
Se o USB mostra a capacidade normal e permanece conectado, o Disk Drill é uma opção legítima para recuperação de pendrive corrompido. Eu recuperaria por tipo de arquivo primeiro, fotos/documentos, em vez de tentar buscar a estrutura antiga de pastas se o sistema de arquivos estiver destruído.
Além disso, ignore ferramentas de “reparo” de sites aleatórios. A maioria é lixo.
Se você quiser outro ponto de referência, aqui está uma útil discussão no Facebook sobre dicas de recuperação de dados de pendrive.
Faça uma coisa que nenhum dos outros enfatizou o suficiente: crie primeiro uma imagem do USB se a unidade ainda for detectável. Discordo um pouco de @nachtdromer e @sonhadordobosque quanto a ir direto para uma varredura completa se o pendrive parecer minimamente instável. Uma imagem bruta permite novas tentativas depois, sem reler repetidamente a memória flash com falha.
No Windows, use algo como HDD Raw Copy Tool ou USB Image Tool. Salve a imagem na sua unidade interna e depois execute a recuperação nessa imagem, não no próprio USB.
Também verifique o Visualizador de Eventos depois de conectá-lo. Se você vir erros repetidos de disco, controlador ou E/S, isso indica mais uma falha de hardware do que uma simples corrupção do sistema de arquivos.
O Disk Drill é uma boa opção aqui se o dispositivo permanecer online.
Prós:
- visualização fácil
- bom com partições RAW/corrompidas
- pode recuperar por tipo de arquivo quando as pastas estão comprometidas
Contras:
- varreduras profundas podem demorar
- os nomes dos arquivos/estrutura de pastas recuperados podem ficar bagunçados
- não faz milagres se o controlador ou a NAND estiverem falhando
Se ele só funcionar por um minuto de cada vez, pule o faça você mesmo e leve a um laboratório antes que a unidade pare de vez.