Apaguei acidentalmente minhas fotos de férias e depois percebi que alguns arquivos também podem ter sido removidos do cartão SD da minha câmera e do backup do meu laptop. Estou tentando encontrar o melhor software de recuperação de fotos para restaurar imagens excluídas antes que desapareçam para sempre. Se alguém tiver conselhos sobre ferramentas confiáveis de recuperação de imagens ou a maneira mais segura de recuperar fotos de férias, eu realmente agradeceria a ajuda.
Eu já estraguei isso antes, mais de uma vez. A ferramenta importa menos do que o que você faz nos primeiros minutos. Se suas fotos foram apagadas, pare de usar o cartão ou a unidade agora. Retire o cartão SD. Desconecte o SSD. Não faça mais fotos nele. Não copie arquivos aleatórios para ele.
Fotos apagadas geralmente não somem imediatamente. O armazenamento apenas marca o espaço como livre. Novos dados sobrescrevem os bits antigos e, quando isso acontece, acabou. Já vi pessoas perderem fotos recuperáveis porque continuaram clicando, exportando coisas ou tirando umas poucas fotos a mais no mesmo cartão. Péssima ideia. Se você quer as melhores chances, mantenha a unidade parada e faça a varredura em outra máquina, se tiver uma.
Se eu tivesse que escolher uma ferramenta primeiro, eu começaria com Disk Drill. Eu sempre volto a ela porque tende a encontrar mais arquivos utilizáveis, não apenas uma longa lista de lixo com pré-visualizações quebradas. A interface é simples o bastante, o que importa quando você já está estressado e tentando não piorar as coisas. Ela também lida com muitos formatos RAW, incluindo CR3, NEF e ARW. O que mais me ajudou foi seu modo de recuperação focado em câmera, especialmente em cartões de câmeras mirrorless onde os arquivos ficaram divididos de maneiras complicadas.
Arquivos fragmentados são onde alguns aplicativos de recuperação desmoronam. A varredura termina, mostra sua foto, você a restaura, e então o arquivo não abre. Já tive isso acontecer com clipes e fotos de disparo contínuo. Disk Drill se sai melhor do que a maioria ao reconstruir esses pedaços quebrados em algo utilizável.
O ponto fraco é o nível gratuito. No Windows, a recuperação é limitada a 100 MB. Para quem fotografa em RAW, isso é pouco. Ainda assim, é suficiente para um teste. Você faz a varredura, visualiza e verifica se os arquivos importantes estão intactos antes de pagar por qualquer coisa. Eu fiz isso uma vez em um cartão de casamento, nada divertido, mas me disse rápido se eu tinha chance de salvar o trabalho.
Se você não quiser gastar dinheiro de cara, eu olharia para o PhotoRec e o Recuva em seguida. Ambos são úteis. Ambos exigem que você abra mão de alguma coisa.
-
O PhotoRec é bruto, mas forte. Ele ignora o sistema de arquivos danificado e lê a unidade em nível bruto, procurando assinaturas de arquivos. É por isso que ele ainda encontra imagens em mídias que seu computador mal consegue ler, ou nem consegue montar direito. Já o usei em cartões após erros de corrupção em que aplicativos normais quase não viam nada. A desvantagem é a bagunça. Nenhuma galeria limpa. Nenhum fluxo de trabalho refinado. Os nomes dos arquivos e a estrutura de pastas geralmente desaparecem, então você acaba olhando para uma pilha de arquivos com nomes como “f12345.jpg” e separando tudo manualmente. Funciona, mas sim, é cansativo.
-
O Recuva é o mais fácil. Só para Windows, gratuito, rápido de executar, simples o bastante para pessoas que não querem ler um guia primeiro. Se você apagou fotos há poucos minutos de uma unidade saudável, ele muitas vezes funciona bem. Eu o usaria primeiro para os acidentes mais óbvios. Onde ele começa a falhar é em corrupção, formatações rápidas e comportamentos estranhos de cartões de câmera. Nesses casos, obtive melhores resultados com scanners mais profundos. Então, é uma boa primeira tentativa, não a que eu mais confiaria em um dia ruim.
Uma coisa que aprendi da forma difícil é que cada caso de perda é um pouco diferente. A marca do cartão importa. O sistema de arquivos importa. A câmera importa. Até mesmo dois casos de arquivo apagado não se comportam da mesma forma. O que eu faria seria executar uma varredura com Disk Drill primeiro e usar a pré-visualização para confirmar quais arquivos ainda abrem. Depois, se a unidade estiver danificada ou se a varredura encontrar pouco, tente o PhotoRec e veja se ele recupera mais dados brutos. O Recuva também vale a tentativa se o seu caso parecer simples.
Então é isso, escolha com base na sua bagunça. Se você quer menos atrito e uma recuperação mais forte, comece com Disk Drill. Se você quer algo gratuito e não se importa em organizar o caos depois, PhotoRec. Se você quer a opção gratuita mais fácil no Windows para uma exclusão recente, Recuva. O principal é a rapidez. Pare de gravar na unidade primeiro, ou o resto quase não importa.
Eu dividiria isso por dispositivo, porque a recuperação de cartão SD e a recuperação de laptop costumam seguir caminhos diferentes.
Para o cartão SD, vale a pena dar uma olhada no R-Studio se o Disk Drill não trouxer resultados limpos. Ele é menos amigável, mas mais forte quando o cartão tem danos no sistema de arquivos ou corrupção parcial. Já o vi recuperar árvores de pastas completas de cartões exFAT, enquanto ferramentas mais simples jogavam tudo em nomes de arquivos aleatórios. Se suas fotos importam mais do que a facilidade de uso, isso faz diferença.
Para o backup do laptop, teste o Histórico de Arquivos do Windows, o histórico de versões do OneDrive, o Time Machine ou a lixeira de qualquer sincronização em nuvem antes de gastar dinheiro. As pessoas pulam isso e vão direto para os scanners. Mau hábito.
Concordo com @mikeappsreviewer que o Disk Drill é uma ótima primeira escolha. Discordo um pouco sobre o Recuva para trabalhos com fotos. Ele serve para exclusões básicas, mas já vi JPGs restaurados abrirem metade cinza ou nem abrirem. Para recuperação de imagens, eu preferiria gastar tempo primeiro com o Disk Drill, depois com o R-Studio e depois com o PhotoRec se a situação estiver bagunçada.
Pequeno truque. Recupere os arquivos apenas para uma unidade diferente. Não de volta para o cartão SD, não para a mesma partição do laptop. Parece óbvio, mas as pessoas ainda fazem isso.
Se você quiser um bom resumo, este melhor software de recuperação de fotos para imagens apagadas e arquivos de cartão SD vídeo cobre as principais ferramentas para restaurar imagens perdidas de uma forma mais organizada do que a maioria das listas de blog.
Se isso fosse meu, eu trataria o cartão SD e o laptop como dois trabalhos de recuperação separados e não confiaria em um único aplicativo para ambos.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @viajantedoceu sobre o Disk Drill ser a melhor primeira tentativa, especialmente para fotos de férias apagadas de cartões SD. Onde discordo um pouco é de partir direto para a varredura mais profunda todas as vezes. Em mídias saudáveis, uma varredura mais leve primeiro pode recuperar nomes de arquivos e estrutura de pastas mais limpos. As varreduras profundas são ótimas, mas podem transformar a recuperação em uma enorme pilha de arquivos genéricos.
Minha ordem seria:
-
Disk Drill primeiro
Melhor equilíbrio entre pré-visualização fácil, suporte a RAW/JPG e sem transformar os arquivos recuperados em uma bagunça total. Para casos de exclusão acidental, provavelmente é a opção mais amigável para o usuário. -
R-Photo se você quiser uma opção gratuita focada em fotos
Não se fala o suficiente sobre ele. É do pessoal da R-Tools, gratuito para uso pessoal e melhor em recuperação de imagens do que muitas ferramentas “gratuitas”. -
PhotoRec apenas se o cartão estiver corrompido ou se outras ferramentas não encontrarem tudo
Poderoso, sim. Também meio caótico. Espere perder nomes e pastas.
Para o backup do laptop, antes de escanear, verifique a lixeira/histórico de versões na nuvem. Sério. Muitas fotos “apagadas para sempre” ainda estão no OneDrive, Google Photos, Dropbox, File History ou Time Machine.
Além disso, recupere apenas para uma unidade diferente. Não para o mesmo cartão SD, não para a mesma partição do laptop. Essa parte importa mais do que as pessoas pensam.
Se você quiser uma boa seleção dos melhores softwares de recuperação de fotos para imagens apagadas e recuperação de cartão SD, este artigo também é útil: melhores ferramentas para recuperar fotos apagadas de cartões SD e laptops.
Versão curta: comece com Disk Drill, verifique as prévias e depois use uma segunda ferramenta apenas se os resultados estiverem incompletos ou corrompidos.
Eu seria um pouco mais cauteloso do que @viajantedoceu e @sonhadordobosque sobre usar vários scanners na mesma mídia logo de cara. Mais ferramentas nem sempre é melhor se você estiver estressado e clicando rápido.
Minha opinião:
Para o cartão SD
- Se o cartão ainda monta e os arquivos foram apenas excluídos, o Disk Drill é uma boa primeira tentativa.
- Prós: pré-visualização fácil, bom suporte para fotos/RAW, fluxo de trabalho simples, geralmente resultados mais limpos do que ferramentas de varredura bruta.
- Contras: o limite de recuperação gratuita no Windows é pequeno, varreduras profundas podem demorar, e não é a opção mais barata se você só precisa de um único resgate.
Para o laptop
- Na verdade, eu não começaria com um software de recuperação primeiro se fosse um laptop com SSD. O TRIM pode apagar dados excluídos rapidamente, então a recuperação clássica às vezes encontra pouco. Nesse caso, sua melhor esperança pode ser fontes no nível do aplicativo, como caches de catálogos de fotos, cópias exportadas, aplicativos de mensagens ou pastas antigas de sincronização que passaram despercebidas.
Um ponto que ainda não vi ser enfatizado o suficiente por @mikeappsreviewer é o seguinte: verifique se sua câmera criou pequenas prévias em JPEG junto com os arquivos RAW. Mesmo que os RAWs tenham sumido, prévias sidecar ou miniaturas incorporadas às vezes podem ser extraídas depois e preservar a lembrança, mesmo que não a imagem em qualidade total.
Então, minha ordem seria:
- Procurar cópias esquecidas, caches, importações de aplicativos
- Usar o Disk Drill no cartão SD
- Se os resultados forem incompletos, passar para uma ferramenta mais robusta como R-Studio ou PhotoRec
Não é um conselho chamativo, mas salva mais fotos do que as pessoas imaginam.