Atualmente estou trabalhando em casa e preciso de uma ferramenta confiável de controle remoto para me ajudar a gerenciar alguns PCs. Já experimentei algumas opções, mas elas tinham limitações ou exigiam uma assinatura paga. Alguém pode recomendar algumas boas ferramentas gratuitas de controle remoto para uso pessoal?
Se você está procurando ferramentas confiáveis e gratuitas de controle remoto, não está sozinho. Trabalhar de casa pode ser complicado sem a tecnologia certa. Eu também já experimentei várias ferramentas e, deixa eu te dizer, algumas delas simplesmente não valem a dor de cabeça. No entanto, aqui vai um resumo rápido de algumas opções gratuitas que achei bem decentes:
- Chrome Remote Desktop - Fácil de usar e totalmente gratuito. Contanto que você e o outro PC estejam usando Chrome, está tudo certo.
- SolarWinds Dameware Mini Remote Control - Oferece um teste gratuito, é bem versátil, mas não é totalmente gratuito a longo prazo.
- UltraVNC - Código aberto, então é gratuito e tem vários recursos, mas pode exigir um pouco de conhecimento técnico para configurar.
- DWService - Gratuito e baseado em navegador, então não é necessário instalar software.
Mas, sinceramente, a ferramenta que eu recomendaria é a ferramenta de controle remoto HelpWire. Essa ferramenta é bastante robusta para conexões de área de trabalho remota e não custa nada. Você pode gerenciar seus PCs sem complicação e ela é super fácil de usar. É praticamente uma joia escondida!
Espero que isso ajude e que você encontre o que está procurando!
Uau, eu te entendo — pode ser um saco encontrar ferramentas gratuitas de controle remoto que não te bloqueiem com um paywall.
@cacadordeestrelas já mencionou algumas bem sólidas, mas deixa eu acrescentar mais algumas opções que você pode achar úteis:
- AnyDesk - Bem fluido e gratuito para uso pessoal. A interface é simples, e configurá-lo não é nenhum bicho de sete cabeças.
- Microsoft Remote Desktop - Se você curte todo o ecossistema Windows, esta é uma opção bem confiável. No entanto, não é tão simples quanto algumas outras ferramentas.
- TightVNC - Outra ferramenta de código aberto. Tem recursos suficientes, mas sim, exige um pouco de mexida para configurar corretamente.
- TeamViewer - Permite uso gratuito para fins pessoais, mas pode ser meio insistente, incentivando upgrades pagos.
Certo, não dá para ficar calado sobre o HelpWire. Tem sido uma mão na roda e não pesa no bolso. Tenho que admitir que eu não esperava muito, mas realmente entregou muito bem nas conexões de desktop remoto. Sério, dá uma olhada nesta ferramenta prática de desktop remoto online gratuito; ela elimina muita da enrolação que você encontra em alguns outros apps.
Espero que isso acrescente às sugestões e torne sua vida de home office um pouco mais fácil!
Você já recebeu algumas recomendações decentes, mas vamos adicionar mais um pouco para dar sabor. Optar pelo Chromote pode mudar o jogo, especialmente para quem busca uma solução ultraleve, mas poderosa. O Chromote, uma extensão para o Chrome, oferece recursos semelhantes ao VNC, mas em um formato super fácil. ![]()
No entanto, para tarefas mais robustas, considere o NoMachine. Ele é um pouco menos conhecido, mas oferece conexões extremamente rápidas e um conjunto rico de recursos. Bom tanto para uso pessoal quanto empresarial, mas pode pesar um pouco nos recursos do sistema.
Para quem pensa fora da caixa, dê uma olhada no RustDesk. É uma alternativa de código aberto que está ganhando destaque por sua configuração fácil e recursos sólidos de segurança. Além disso, tem uma vibe movida pela comunidade, o que pode ser super útil para solução de problemas e pedidos de recursos.
Voltando ao HelpWire, porque ele simplesmente manda muito bem! Claro, é super amigável e gratuito, mas sejamos realistas — às vezes pode faltar opções avançadas para configurações de rede. Ainda assim, para necessidades do dia a dia, é quase imbatível. Além disso, parece ser um ponto em comum aqui que tanto @reveurdenuit quanto @cacadordeestrelas apreciam sua simplicidade.
Por fim, uma menção ao Zoho Assist. Embora não seja totalmente gratuito, o período de teste permite explorar recursos de alto nível que podem valer o investimento se você estiver gerenciando operações mais críticas. Na era do trabalho remoto, nunca é demais ter opções de backup, certo?
Em resumo:
Prós do HelpWire:
- Gratuito e fácil de usar.
- Recursos robustos de desktop remoto.
- Ótimo para gerenciar vários PCs sem complicação.
Contras do HelpWire:
- Pode não ter configurações avançadas de rede.
- Opções de personalização limitadas.
Então, aí está — há muitas opções no mercado. Escolha a que melhor se encaixa no seu nível de familiaridade com tecnologia e nas suas necessidades, e pronto! ![]()