Minha unidade APFS parou de montar de repente no meu Mac e continuo recebendo o erro com.apple.diskmanagement.disenter. Preciso de ajuda para descobrir o que causou isso, se meus dados estão em risco e quais medidas posso tomar para montar a unidade com segurança sem piorar o problema.
Encontrei a mesma confusão do erro “disenter” no macOS, e pareceu menos uma falha da unidade e mais o macOS recusando a montagem na camada do sistema. O Mac reconheceu o hardware. O serviço do sistema de arquivos não concluiu o trabalho, então o disco ficou ali, inútil.
O que continuava acontecendo do meu lado
A coisa que eu via com mais frequência era o fsck ficando travado em segundo plano. Se você desconectar uma unidade sem ejetá-la primeiro, o macOS normalmente inicia uma verificação do sistema de arquivos na próxima vez que você a conecta. No papel, tudo bem. Na prática, já vi isso travar por muito tempo em grandes unidades ExFAT e volumes APFS maiores. Enquanto fica travado, o disco permanece bloqueado e não monta.
A correção no Terminal que tentei primeiro
Abra o Terminal e execute:
sudo pkill -f fsck
Você vai precisar da sua senha de administrador. Depois que fiz isso, a unidade montou imediatamente mais de uma vez. Em algumas ocasiões, ela voltou como somente leitura, o que para mim estava ótimo, já que eu só precisava retirar os arquivos antes de fazer qualquer outra coisa.
Utilitário de Disco, mas na ordem certa
Essa parte costuma passar batida. Não clique apenas em Primeiros Socorros no volume esmaecido e considere concluído.
No Utilitário de Disco:
Visualizar > Mostrar Todos os Dispositivos
Depois execute Primeiros Socorros nesta ordem:
1. O disco físico
2. O contêiner
3. O volume
Tive um caso em que a primeira passagem falhou, a segunda reclamou do mapa, e a terceira finalmente resolveu. Então, se der erro uma vez, eu não pararia por aí. Repetir o processo às vezes muda o resultado.
Quando o Primeiros Socorros desiste
Se o Utilitário de Disco retornar o código de saída 8, ou disser que o volume não pode ser reparado, eu pararia de insistir. Aprendi isso da maneira mais difícil. Tentativas repetidas de montagem em um sistema de arquivos danificado são uma aposta ruim se os dados importam.
Nesse ponto, eu passaria para a recuperação antes de fazer qualquer coisa destrutiva. Disk Drill ajudou em um caso em que o macOS se recusava a montar a unidade completamente. Ele escaneou os setores brutos e mostrou o suficiente da estrutura de pastas para que eu pudesse copiar os arquivos para outro disco primeiro. Essa era a parte com que eu me importava. Salve os dados, apague depois.
Um comportamento estranho do macOS
Também vi uma correção estranha do lado do sistema em versões mais recentes do macOS. Sair da sua conta e entrar novamente às vezes redefinia qualquer processo do DiskManagement que estivesse travado. Inicializar no Modo Seguro fez o mesmo uma vez na minha máquina. Se você está perto de reformatar, eu tentaria isso primeiro, já que leva menos tempo e não mexe nos seus arquivos.
Se o erro for com.apple.diskmanagement.disenter, eu analisaria três causas primeiro.
- Danos nos metadados do APFS. O superbloco do contêiner ou do volume fica comprometido após uma desconexão incorreta, travamento ou queda de energia.
- A política do macOS bloqueia a montagem. Já vi isso acontecer após atualizações do sistema, especialmente quando o disco estava criptografado ou pertencia a outro Mac.
- Problemas no caminho do hardware. Hubs USB-C ruins, cabos fracos e gabinetes causam leituras parciais. O disco aparece, mas a montagem falha.
Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em uma parte. Encerrar o fsck ajuda em alguns casos, mas se os metadados do seu APFS já estiverem instáveis, forçar as coisas no meio da verificação é arriscado. Se os arquivos importam, comece com inspeção, não com força.
O que eu faria:
Execute:
diskutil list
Encontre os IDs do contêiner APFS e do volume. Depois execute:
diskutil apfs list
Procure por:
- status de bloqueio do FileVault
- incompatibilidade do Fusion
- erros de Physical Store
- anomalias de snapshot
- incompatibilidade de função no volume
Depois tente uma montagem manual no Terminal:
sudo diskutil mount readOnly /dev/diskXsY
Somente leitura é mais seguro no início. Se montar, copie os dados rapidamente.
Se não montar, verifique os logs do sistema:
log show --last 10m --predicate 'process == ‘diskmanagementd’ || process == ‘apfsd’
Esses logs geralmente mostram o motivo real. Já vi ‘wrong fs type’, ‘invalid spaceman oid’ e erros de checkpoint do contêiner ali.
Se o Utilitário de Disco falhar e seus dados importarem, mude para recuperação antes de apagar. Vale a pena tentar o Disk Drill para recuperação de dados APFS porque ele analisa o disco sem precisar de uma montagem normal. Se você também lida com formatos antigos de Mac, este guia sobre reparar um catálogo HFS e corrigir erros de montagem disenter também é relevante.
Última coisa. Teste a unidade em outro Mac e em uma porta direta, sem hub. Já tive duas unidades APFS dadas como mortas voltarem a funcionar fazendo apenas isso.
Eu trataria com.apple.diskmanagement.disenter menos como o disco morreu e mais como o macOS encontrou algo de que não gostou durante a montagem. Às vezes isso é corrupção do APFS, às vezes é alguma estranheza com permissões/criptografia, e às vezes o gabinete mente o suficiente para fazer você perder a tarde inteira.
Uma coisa que eu não vejo ser mencionada o bastante por @mikeappsreviewer ou @hoshikuzu: verifique se o disco ao menos está reportando informações de SMART / bridge coerentes. No Terminal:
diskutil info /dev/diskX
system_profiler SPUSBDataType
system_profiler SPThunderboltDataType
Se o gabinete mostrar velocidade de link instável, serial ausente ou ficar reconectando, pare de tentar resolver o APFS primeiro. O sistema de arquivos pode até estar mais ou menos bem, o bridge USB pode ser o verdadeiro palhaço aqui.
Além disso, se este for um volume APFS externo criptografado, tente desbloquear antes de montar:
diskutil apfs unlockVolume /dev/diskXsY
Já vi erros disenter em que o problema real era a etapa de desbloqueio falhando silenciosamente.
Se seus dados importam, ainda não execute correções aleatórias que gravem muito no disco. O melhor a fazer é clonar/criar uma imagem do disco primeiro se ele estiver instável. Depois trabalhe a partir do clone. É um conselho chato, mas é assim que você preserva os arquivos. Se o volume não monta e o Primeiros Socorros não está levando a lugar nenhum, o Disk Drill é uma das opções mais práticas para uma unidade APFS que não pode ser montada, porque ele pode escanear sem uma montagem normal e permitir que você recupere arquivos antes de apagar/reconstruir.
Para escolher o software, eu colocaria assim: melhor software de recuperação de dados para uma unidade que não pode ser montada com suporte a APFS. Se você quiser um passo a passo básico, isto é relevante: como recuperar arquivos de uma unidade Mac que não pode ser montada.
Mais uma realidade meio irritante: se o disco montar instantaneamente em outro Mac, sua instalação atual do macOS pode ser o problema, não o disco. Já vi isso. Detestei.
Eu acrescentaria um ponto que as respostas de @hoshikuzu, @espritlibre e @mikeappsreviewer só abordaram indiretamente: problemas de snapshot e selo do APFS, especialmente se isso costumava ser um disco do sistema ou foi clonado de um. Já vi com.apple.diskmanagement.disenter acontecer quando o próprio volume está legível, mas o macOS se recusa a montar normalmente porque a árvore de snapshots ou os metadados de função do volume estão inconsistentes.
Algumas verificações de baixo risco e diferentes do loop habitual do Primeiros Socorros:
tmutil listlocalsnapshots /
diskutil apfs listSnapshots /dev/diskXsY
mount
Se o volume afetado for externo e tiver muitos snapshots, isso pode complicar a montagem. Verifique também se o problema é o Finder e não o sistema de arquivos tentando:
sudo mkdir /Volumes/testmount
sudo mount_apfs -o rdonly /dev/diskXsY /Volumes/testmount
Isso ignora parte do comportamento de nível mais alto do DiskManagement. Se isso funcionar, seus dados provavelmente correm menos risco do que o erro faz parecer.
Uma pequena discordância com a ideia de “simplesmente matar o fsck”: se o disco estiver fazendo cliques, desconectando ou gerando erros de I/O, eu não interromperia nada. Nesse caso, primeiro faça uma imagem ou pare.
Se a unidade for importante, verifique também pistas brutas de integridade:
ioreg -p IOUSB -l | grep -i -E 'Product|Vendor|Serial'
log show --last 30m | grep -i 'I/O error'
Erros repetidos de I/O geralmente significam que o gabinete ou o caminho do disco é o verdadeiro problema.
Se você não conseguir uma montagem estável somente leitura, Disk Drill é um próximo passo razoável.
Prós
- bom suporte a APFS
- pode escanear volumes não montáveis
- fluxo de visualização/exportação mais fácil do que muitas ferramentas
Contras
- varreduras profundas podem demorar uma eternidade
- nomes de visualização/pastas nem sempre ficam perfeitos em APFS danificado
- recuperação paga se você precisar da extração completa
Então, a causa geralmente se encaixa em um de três grupos: inconsistência de metadados do APFS, estranhezas de criptografia/snapshot/função, ou caminho de hardware instável. Seus dados não desapareceram automaticamente só porque o macOS se recusa a montar. Se houve algum erro principal, é tentar ações de gravação demais antes de copiar os arquivos para fora.