Excluí acidentalmente fotos e vídeos do meu cartão SD ao mover arquivos para o meu Mac, e agora estou tentando descobrir se a recuperação ainda é possível. O cartão não foi muito usado desde que isso aconteceu, e esses arquivos são realmente importantes. Preciso de ajuda com a melhor maneira de recuperar arquivos excluídos recentemente do cartão SD no Mac antes que algo seja sobrescrito.
A primeira coisa que eu faria seria parar de usar o cartão SD. Não tire mais fotos nele. Não arraste novos arquivos para ele. Não o formate, nem mesmo como teste. Cometi esse erro uma vez com um cartão antigo de câmera e isso reduziu o que consegui recuperar.
No Mac, arquivos excluídos de um cartão SD muitas vezes ainda ficam lá por um tempo. O que normalmente desaparece primeiro é a entrada do índice, não os dados do arquivo em si. Se você continuou usando muito o cartão depois da exclusão, ou fez uma formatação completa, ou os dados antigos foram sobrescritos, a recuperação piora rápido. Se foi uma exclusão normal ou uma formatação rápida, suas chances ainda são razoáveis.
Se você quiser o caminho mais simples, eu começaria com Disk Drill. Usei no macOS quando não estava a fim de brigar com ferramentas de terminal e menus estranhos de partição. É mais fácil de entender, as pré-visualizações de arquivos são úteis e ele lida com formatos de foto RAW sem muita complicação. Uma parte de que gostei foi a opção de criar primeiro uma imagem completa do cartão, especialmente se o cartão SD estiver com falhas ou continuar perdendo a conexão. Aqui está uma visão rápida da parte de imagem byte a byte:
O que eu faria, passo a passo:
Coloque o cartão SD em um leitor e conecte-o ao seu Mac.
Abra o Disk Drill e escolha o cartão SD, não o disco do seu Mac por engano.
Execute a verificação completa. Deixe terminar. Interromper antes do fim às vezes faz com que coisas boas passem despercebidas.
Veja a prévia do que ele encontrar para não recuperar lixo.
Salve os arquivos recuperados no disco interno do seu Mac ou em outro disco externo.
Essa é importante. Não recupere os arquivos de volta para o mesmo cartão SD. Se você gravar os dados recuperados nele, pode sobrescrever fotos que ainda não recuperou. Já vi gente fazer isso uma vez e depois se perguntar por que metade do cartão voltou corrompida.
Se você quiser uma opção gratuita, o PhotoRec é citado por um motivo. Ele é feio, funciona de um jeito bruto e parece um software de outra década. Ainda assim é bom. Em cartões danificados ou corrompidos, às vezes ele extrai arquivos que outras ferramentas não encontram. A desvantagem é a bagunça. Os nomes dos arquivos muitas vezes somem, as pastas somem, e você acaba organizando manualmente uma pilha de arquivos recuperados.
Se o próprio cartão estiver se comportando mal, aí é outra história. Se ele desconecta a cada poucos minutos, gera erros de leitura, faz sons estranhos pelo leitor ou o seu Mac mal consegue detectá-lo, eu pararia de forçar. Nesse ponto, eu tenderia a procurar uma empresa de recuperação. Tentativas repetidas de varredura em um cartão com falha podem piorar as coisas, e aprendi isso da forma mais irritante.
Sim, a recuperação ainda é possível se o cartão SD teve pouca ou nenhuma gravação nova após a exclusão. Em mídias flash, a exclusão normalmente remove primeiro o registro do arquivo. Os dados de foto e vídeo muitas vezes permanecem no lugar até que novos dados os sobrescrevam. Então o timing é razoável.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto, pare de usar o cartão. Discordo um pouco sobre partir direto para varreduras completas repetidas se o cartão estiver instável. Primeiro verifique o cartão no Utilitário de Disco no seu Mac. Se ele montar corretamente e mostrar o tamanho certo, suas chances são melhores. Se ele desconectar, travar o Finder ou ler lentamente, faça primeiro uma imagem do cartão e trabalhe a partir da imagem.
Verifique também a coisa óbvia que as pessoas deixam passar. Se a exclusão aconteceu durante uma movimentação no Finder, alguns arquivos ainda podem estar no Lixo do seu Mac, nas importações do Fotos ou em uma pasta temporária do app que você usou. Parece bobo, mas já vi pessoas passarem horas escaneando um cartão em busca de arquivos que já estavam no Mac.
Para software de recuperação no macOS, o Disk Drill é uma escolha sólida porque lida com cartões SD, faz prévia de muitos tipos de foto e vídeo e é fácil de analisar. Se você quiser um guia simples, este vídeo é útil: veja como a recuperação de cartão SD no Mac funciona passo a passo. Se você pesquisar sobre o melhor software de recuperação de dados para Mac para fotos e vídeos excluídos, o Disk Drill aparece bastante por um motivo.
Mais uma coisa. Se seus vídeos voltarem, mas não reproduzirem, recupere-os mesmo assim. Cabeçalhos de vídeo corrompidos são comuns após a exclusão, e ferramentas de reparo às vezes os corrigem depois. Não ignore esses arquivos na prévia se eles parecerem corrompidos no começo. Esse é um erro que as pessoas cometem.
Sim, a recuperação ainda é absolutamente possível se o cartão não tiver sido muito usado desde a exclusão. Essa parte importa mais do que as pessoas pensam.
Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @ombrasilente, mas eu acrescentaria uma coisa que eles não enfatizaram o suficiente: se os arquivos foram excluídos durante uma transferência pelo Finder para o seu Mac, verifique se a transferência foi concluída parcialmente antes de entrar fundo no modo de recuperação. Às vezes as fotos já estão no Mac, apenas espalhadas entre Downloads, Imagens, importações da biblioteca do Fotos ou até outra pasta de usuário. Trabalhos de copiar/mover do Finder podem falhar de formas estranhas e pela metade.
Além disso, não confie no fato de que o cartão SD parece vazio. O armazenamento flash mente com bastante facilidade após a exclusão. A tabela de arquivos muda primeiro, os blocos reais muitas vezes permanecem lá até serem sobrescritos.
Minha abordagem seria:
- verifique primeiro no seu Mac se há versões importadas/copiedas
- depois faça uma imagem somente leitura do cartão SD, se possível
- escaneie a imagem, não o próprio cartão
- recupere para outra unidade
É aí que o Disk Drill é útil no Mac. Não estou dizendo que é mágico, mas para recuperação de cartão SD no Mac é uma das ferramentas menos irritantes, especialmente para fotos e vídeos. Se os arquivos são recentes e o cartão não foi reutilizado, as chances são boas. Se foi formatado, ainda é possível. Se foi muito reutilizado, aí sim a situação piora rápido.
Mais uma coisa que as pessoas ignoram: teste os vídeos recuperados mesmo que as miniaturas pareçam boas. A corrupção de vídeo gosta de se esconder até que a reprodução chegue à seção danificada.
Se você quiser mais discussão do mundo real, este tópico no grupo do Facebook sobre dicas de recuperação de dados de Mac e cartão SD também tem alguns conselhos úteis.
Então, versão curta: sim, a recuperação de cartão SD no Mac para arquivos excluídos recentemente é bem possível. Só pare de usar o cartão agora e não tente coisas nele. É nessa parte que as pessoas normalmente pioram a situação.