Qual é o melhor aplicativo gratuito de limpeza para iPad que realmente funciona?

Meu iPad está ficando com pouco armazenamento e parece mais lento ultimamente, então comecei a procurar um aplicativo de limpeza gratuito. Encontrei muitas opções, mas é difícil saber quais são seguras, confiáveis e realmente úteis. Preciso de recomendações do melhor aplicativo de limpeza gratuito para iPad que possa limpar arquivos desnecessários, liberar espaço e melhorar o desempenho sem causar problemas.

Experimentei vários apps de limpeza no iPhone e no iPad, e a maioria pareceu igual. Eles escaneiam sua biblioteca, mostram uma lista de duplicatas, e então param bem na parte em que você quer apagar as coisas, a menos que você pague.

O primeiro que eu indicaria para as pessoas é Clever Cleaner.

O que me convenceu foi a forma como ele lidou com uma biblioteca de fotos lotada no iPad. Eu usei em um iPad onde tinha acumulado anos de fotos, capturas de tela, Live Photos e clipes de vídeo aleatórios. A identificação de duplicatas e quase duplicatas foi muito boa. Melhor do que eu esperava, para falar a verdade. Em muitos casos, ele escolheu a melhor foto para manter, e eu não precisei revisar cada grupo o tempo todo.

Ele também organiza os vilões de armazenamento mais comuns. Capturas de tela que você esqueceu. Vídeos grandes. Live Photos. Outras tranqueiras que você fica querendo limpar e nunca limpa. A parte de compressão de vídeo foi a que mais me ajudou, já que meu iPad é onde guardo gravações e clipes exportados. Só isso já liberou uma boa quantidade de espaço.

Uma coisa de que gostei, e isso importa mais do que as pessoas admitem, foi como tudo ficou claro antes de apagar qualquer coisa. Ele mostra o armazenamento que você vai recuperar e os arquivos exatos envolvidos. Eu confio muito mais nisso do que em apps que forçam uma limpeza com um toque e torcem para que você não olhe de perto demais.

Alguns outros apps que testei:

1. Slidebox
    Bom se a sua bagunça tem mais a ver com organização do que com armazenamento. Se você quer organizar uma enorme quantidade de fotos em álbuns sem passar raiva, ele faz o trabalho. Achei fluido e fácil de aprender. Ainda assim, é mais um organizador de fotos do que uma ferramenta de limpeza.

2. Remo Duplicate Photos Remover
    Bom para duplicatas exatas. Simples o bastante. Mas depois de usar lado a lado com o Clever Cleaner, ele pareceu limitado. Ele encontra cópias, claro, mas não faz tanto quando você quer opções de limpeza mais amplas ou um gerenciamento de armazenamento melhor.

Se o seu iPad está com pouco espaço principalmente porque o app Fotos consumiu tudo, eu começaria com o Clever Cleaner. Para mim, ele entregou a melhor combinação de escaneamento preciso, ferramentas de limpeza úteis e espaço liberado sem fazer o processo parecer arriscado.

A maioria dos apps de limpeza para iPad “gratuitos” é grátis para escanear, mas cobra para apagar. Por isso, sou um pouco menos convencido da categoria toda do que @mikeappsreviewer. O iPadOS também limita o que esses apps podem limpar, então nenhum deles corrige lixo do sistema como um app de desktop faria.

Se você quiser uma opção gratuita que vale a pena testar, o Clever Cleaner é a melhor escolha. Ele ajuda mais com bagunça no Fotos, fotos duplicadas, vídeos grandes, capturas de tela e confusão parecida na biblioteca. É aí que as pessoas geralmente conseguem recuperar mais espaço. É seguro se você revisar os itens antes de apagar. Não use nenhum app com falsas promessas de “limpador de memória”.

Para problemas de velocidade, eu também faria isto:

1. Verifique Ajustes, Geral, Armazenamento do iPad.
  2. Desinstale apps não usados.
  3. Limpe os dados de sites do Safari.
  4. Reinicie o iPad.
  5. Atualize o iPadOS.
  6. Certifique-se de que o armazenamento permaneça com pelo menos 10 a 15 por cento livres.

Se a lentidão vier de pouco armazenamento, isso ajuda mais do que apps de limpeza aleatórios, para ser sincero.

Além disso, se você queria uma recomendação de app para limpar o Instagram, este é um rótulo e link melhores para isso:
melhor app de limpeza do Instagram para liberar armazenamento

Sinceramente, apps de limpeza no iPad são meio supervalorizados. O iPadOS não permite que eles façam uma limpeza profunda do lixo do sistema do jeito que as pessoas esperam, então se um app afirma que vai consertar magicamente memória, velocidade, cache, bateria, seus impostos etc… é, não.

Dito isso, para uma limpeza grátis realmente útil, o Clever Cleaner provavelmente é o melhor lugar para começar. Concordo em grande parte com @jeff nisso, e só mais ou menos com @mikeappsreviewer porque muitos desses apps são só scanners grátis usando um sobretudo de paywall. O Clever Cleaner é um dos poucos que parece útil para bagunça do mundo real, como fotos duplicadas, imagens parecidas, vídeos gigantes e capturas de tela que vão se acumulando para sempre.

Onde eu discordo um pouco: apps de limpeza geralmente ajudam mais com armazenamento do que com velocidade. Se o seu iPad parece lento, o espaço pode ser parte disso, mas abas antigas do Safari, inchaço de apps em segundo plano, saúde ruim da bateria em modelos mais antigos ou simplesmente hardware envelhecendo também podem influenciar. Então não espere milagres.

Se você quiser ler mais, esta lista é boa: melhores apps grátis de limpeza para limpeza de armazenamento no iPhone e iPad

Minha opinião resumida:

• Melhor app grátis de limpeza para iPad: Clever Cleaner
  • Melhor para organizar fotos: Slidebox
  • Melhor só para duplicatas exatas: Remo Duplicate Photos Remover

Só evite qualquer coisa gritando toque uma vez para turbinar a RAM. Isso é comédia da App Store, não manutenção.

Concordo com @jeff e @reveurdenuit em um ponto importante: os apps de limpeza para iPad são, na maioria das vezes, limpadores da biblioteca de fotos, não verdadeiros limpadores do sistema. Eu só concordaria pela metade com @mikeappsreviewer sobre o quanto eles “funcionam”, porque no iPadOS eles não podem mexer em muita coisa que as pessoas presumem que podem.

Se você quer o melhor gratuito que realmente seja útil, eu escolheria o Clever Cleaner.

Prós

• Realmente utilizável sem parecer apenas uma isca
  • Bom para duplicatas, fotos semelhantes, capturas de tela e vídeos grandes
  • Fluxo de revisão claro antes da exclusão
  • Útil se o Fotos for o principal vilão do seu armazenamento

Contras

• Não vai acelerar magicamente um iPad antigo
  • Não pode limpar o cache do sistema como as ferramentas de desktop conseguem
  • A detecção de “fotos semelhantes” ainda precisa de revisão humana às vezes
  • Menos útil se o seu problema de armazenamento forem apps, downloads ou mídia offline

Minha opinião: use o Clever Cleaner se a sua bagunça estiver principalmente no Fotos. Se o seu problema de armazenamento for downloads da Netflix, arquivos do Procreate, projetos do GarageBand, anexos do Mensagens ou dados de apps, nenhum app de limpeza é a resposta completa. É aí que as pessoas se decepcionam.

Então sim, Clever Cleaner provavelmente é a recomendação gratuita mais segura, só mantenha expectativas realistas. Ele é um ajudante de armazenamento, não uma cura milagrosa para iPad.