Meu disco rígido começou a travar durante transferências de arquivos, e uma verificação mostrou setores defeituosos. Tenho fotos importantes e arquivos de trabalho nele, e agora a unidade para de responder sempre que tento acessar certas pastas. Preciso de conselhos sobre a maneira mais segura de recuperar dados de um disco rígido com falha e setores defeituosos antes que ele pare de funcionar completamente.
Encontrei isso mais de uma vez. Erros de CRC, pastas travando o Explorer, tarefas de cópia parando no meio. Parece algo pequeno no começo, depois a unidade começa a agir de forma estranha de várias pequenas maneiras. Se você está vendo essas coisas, pare de mexer na unidade.
Se for o disco do sistema, desligue o PC. Se for externo, desconecte-o. Aprendi isso da pior forma. Deixar uma unidade fraca online dá ao Windows mais chances de acessá-la, indexá-la, tentar novamente as leituras e piorar um ponto problemático. Uma unidade com alguns setores ilegíveis às vezes vira uma unidade com muito mais depois de uma longa tarde tentando resolver as coisas.
O que esses setores defeituosos geralmente significam
Eu simplifico:
Setores defeituosos lógicos são falhas de consistência de dados. O setor está lá, mas o conteúdo e a soma de verificação não correspondem. Já vi isso depois de um desligamento forçado durante uma movimentação de arquivos. Às vezes, eles são recuperáveis.
Setores defeituosos físicos são dano físico, ou um problema no cabeçote, ou desgaste da mídia. O software não repara dano físico. Na melhor das hipóteses, ele copia o que ainda pode ser lido e marca a área defeituosa para que a unidade pare de usá-la.
Não comece com ferramentas de reparo
Eu não executaria o CHKDSK primeiro. O mesmo vale para ferramentas aleatórias de corrigir disco.
As pessoas fazem isso porque a letra da unidade ainda aparece, então parece um problema no sistema de arquivos. Às vezes é. Ainda assim, as ferramentas de reparo se preocupam em fazer o volume ser montado corretamente. Elas não se preocupam em preservar cada entrada de arquivo. Já vi registros de diretório serem limpos até desaparecerem. O disco parecia mais arrumado. Os dados tinham sumido.
O que funcionou melhor para mim
Clone primeiro. Sempre primeiro.
Você quer uma passagem completa, setor por setor, do disco com falha para um destino saudável. Depois, trabalhe a partir da cópia, não do original. Se o disco ruim morrer durante a recuperação, pelo menos você não estará começando do zero.
Tive mais sorte usando um software com um recurso de criação de imagem desenvolvido para mídias instáveis. Uma opção é o Disk Drill. A maioria das pessoas o conhece pela recuperação de arquivos excluídos, mas para esse trabalho a parte útil é o recurso Drive Backup.
O que mais me chamou a atenção na versão 6 foi a forma como ela lida com trechos problemáticos de um disco com falha. Quando encontra um bloco defeituoso, ela tenta não ficar presa ali para sempre insistindo no mesmo ponto. Ela avança, captura primeiro os dados fáceis de ler e depois volta para tentar novamente as áreas difíceis com blocos menores. Isso faz diferença. Menos desgaste no disco, maiores chances de recuperar mais arquivos antes que o hardware pare de vez.
Caminho faça você mesmo que eu seguiria
1. Prepare outra unidade.
O destino deve ter pelo menos o mesmo tamanho da unidade com falha. Maior também serve. Não clone para o mesmo disco. Parece óbvio, mas já vi pessoas perguntarem.
2. Crie uma imagem ou clone direto.
Inicie o backup e deixe-o em paz. Esta parte demora. Unidades saudáveis terminam rápido. Unidades com problemas ficam lentas, pausam, tentam novamente e às vezes parecem congeladas por longos períodos.
3. Monte ou conecte o arquivo de imagem.
Se você acabar com um .img ou .dmg, carregue essa imagem dentro do software de recuperação e escaneie a imagem, não o disco original.
4. Recupere os arquivos para um local diferente.
Não salve os dados recuperados de volta na unidade com falha. Também evite despejá-los no caminho de origem do clone se a sua ferramenta avisar contra isso. Use um terceiro disco se tiver um. Faço isso toda vez agora.
Quando eu pararia e pagaria um laboratório
Se a unidade clicar, ranger, apitar, parar de girar ou não girar de jeito nenhum, eu abandonaria a rota do faça você mesmo. O mesmo vale se o BIOS parar de reconhecê-la ou se ela aparecer e desaparecer a cada poucos minutos. Esses são sinais ruins.
Nesse ponto, o software não é a solução. Um laboratório de recuperação é. Lugares como a Gillware ou a Techchef lidam com troca de cabeças e trabalho interno em ambientes limpos. Não é barato. A faixa que eu geralmente vejo é de cerca de $500 a $3.000, às vezes mais. Se os arquivos forem registros comerciais, fotos de família sem backup ou qualquer coisa que você valorize mais do que a taxa do laboratório, eu não continuaria testando a unidade na minha mesa.
Depois que os arquivos estiverem seguros
Depois de verificar seus arquivos recuperados e saber que eles abrem, você pode mexer na unidade antiga se ainda quiser. Eu normalmente a aposento, mas se você insistir, o Windows oferece algumas opções.
Você pode executar chkdsk /r no PowerShell. Também pode fazer uma formatação completa, não uma rápida. Uma formatação completa força uma verificação de setores e marca as áreas com defeito para que o sistema de arquivos as evite depois.
Eu ainda não confiaria em uma unidade depois que ela começa a apresentar setores defeituosos. Na minha experiência, ela raramente volta ao normal por muito tempo. Ela vira o disco que você usa para coisas descartáveis, e então um dia até isso parece uma ideia ruim.
O que eu mudei depois que isso aconteceu
Adotei uma configuração de backup 3-2-1. Três cópias. Dois tipos de armazenamento. Uma cópia em outro lugar. Parece entediante até que uma unidade comece a apresentar erros de CRC e a sua semana inteira saia dos trilhos.
Se o seu disco está falhando agora, a versão curta é esta: pare de usá-lo, clone-o, escaneie o clone, recupere seus arquivos e depois substitua a unidade.
Não persiga as pastas que congelam. Essa é a armadilha. Toda vez que o Explorer trava em um ponto, a unidade está queimando tempo e repetindo tentativas em áreas fracas.
Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @suenodelbosque, mas eu acrescentaria uma coisa que eles só mencionaram de leve: pare de usar completamente a caixa de diálogo normal de cópia de arquivos do Windows. Ela é péssima com unidades instáveis. Se você insistir em tentar uma cópia direta de arquivos antes de criar uma imagem, use algo que possa ignorar erros de forma limpa, como TeraCopy ou Roadkil’s Unstoppable Copier. Não é minha primeira escolha, mas às vezes é a maneira mais rápida de pegar a única pasta insubstituível antes que o disco fique totalmente imprestável.
Além disso, verifique primeiro os detalhes de integridade da unidade, se ela permanecer conectada tempo suficiente. Isto explica por que o SMART pode parecer bom enquanto seus arquivos claramente não estão: por que o status SMART pode dizer bom enquanto seu disco rígido ainda está falhando.
Minha opinião:
- Se a unidade estiver clicando, zumbindo ou desconectando, pare com o faça você mesmo.
- Se ela estiver apenas travando nas leituras, crie uma imagem o quanto antes.
- Se você estiver no Windows e quiser o caminho menos complicado, o Disk Drill é realmente útil aqui porque você pode criar primeiro um backup em nível de byte e depois escanear essa imagem em vez de ficar mexendo no disco original repetidamente.
- Se você se sentir confortável com Linux, o ddrescue ainda reina para mídias problemáticas.
Uma pequena discordância com o conselho de recuperar primeiro os arquivos de maior valor: só faça isso se a unidade ainda estiver bem responsiva. Se ela estiver se degradando rápido, uma imagem completa pode ser mais inteligente do que ficar caçando pelo sistema de arquivos, porque pular de pasta em pasta causa mais leituras aleatórias.
Depois da recuperação, aposente o disco. Não talvez usá-lo para coisas sem importância. Aposente-o. Ele já mostrou o que é.
Pare de tentar abrir as pastas que congelam. Essa parte é a mais importante.
Concordo com @mikeappsreviewer em evitar uma abordagem de reparo primeiro. Eu só reforçaria mais um ponto. Verifique os dados SMART antes de fazer qualquer coisa pesada, se a unidade ainda permanecer online por tempo suficiente. Reallocated Sectors, Current Pending Sector e Uncorrectable Sector Count dizem muita coisa. Se Pending estiver aumentando, a unidade está piorando enquanto fica ligada.
Minha ordem seria:
-
Desative as coisas automáticas.
Desative a indexação para essa unidade. Feche as janelas do Explorer que carregam miniaturas e pré-visualizações. Essas leituras em segundo plano desperdiçam oportunidades. -
Tente primeiro um caminho somente leitura.
No Linux, o ddrescue ainda é minha primeira escolha para um HDD com falha. Ele registra o progresso, pula áreas ilegíveis e depois tenta novamente mais tarde. Dá mais controle do que a maioria das ferramentas do Windows. Se você quiser uma rota mais simples no Windows, o Disk Drill é bom para criar uma imagem e depois escanear a imagem. -
Recupere primeiro os arquivos de maior valor.
Fotos, documentos, arquivos contábeis. Não comece com pastas gigantes de vídeo. Se uma área travar, pule e siga em frente. -
Trabalhe em outra máquina, se possível.
Uma dock secundária ou um adaptador USB é mais seguro do que inicializar pela unidade com problema.
Além disso, se você quiser uma explicação simples sobre setores de armazenamento ilegíveis, isto é bom:
o que significam setores defeituosos em um disco rígido
Pequena discordância do conselho habitual sobre executar o CHKDSK depois. Se o SMART estiver ruim, eu não me daria ao trabalho. Aposente o disco. Uma unidade com setores ilegíveis já falhou em sua única função.