Precisa de ajuda para recuperar arquivos de um disco rígido sem causar mais danos

Meu disco rígido parou de funcionar de repente depois de fazer ruídos estranhos de clique, e estou preocupado em perder fotos importantes, documentos de trabalho e arquivos pessoais. Preciso de orientação sobre a maneira mais segura de recuperar dados de um disco rígido com falha sem piorar os danos ou correr o risco de perda permanente de arquivos.

Se os arquivos importam, pare de gravar na unidade agora. Estou falando sério. Já vi pessoas piorarem o dano copiando coisas para o mesmo disco, instalando aplicativos de recuperação nele ou executando ferramentas de limpeza. Quando os setores antigos são sobrescritos, suas chances caem.

Um disco rígido comum ainda dá uma chance em muitos casos. Arquivos apagados, partições corrompidas, formatação acidental, até mesmo uma unidade ficando RAW, tudo isso muitas vezes é recuperável se o hardware não tiver começado a se desfazer.

A primeira coisa que eu verificaria é o comportamento da unidade.

Se você ouvir cliques repetidos, ruído de atrito, ciclos de ligar e desligar, ou se a unidade continuar sumindo do sistema, eu trataria isso primeiro como um problema de hardware, não de arquivo. O mesmo vale se ela responder em câmera lenta, travar o Explorador de Arquivos ou desaparecer no meio da varredura. Um HDD normal não deve fazer cliques altos e rítmicos. Se estiver fazendo isso, não continue mexendo nele.

Você também deve olhar o relatório S.M.A.R.T.:
dados S.M.A.R.T.

Este é o registro de integridade embutido na unidade. Eu normalmente procuro por setores defeituosos, setores realocados, erros de leitura, problemas de temperatura e quaisquer números subindo rápido. Se esses valores parecerem ruins, ou piorarem entre verificações, eu paro de fazer testes aleatórios. Nada de CHKDSK. Nada de tentativas de reparo. Nada de mais uma varredura. Esse tipo de coisa pode empurrar uma unidade fraca além do limite.

Se o disco ainda lê e os dados importam, a opção mais segura costuma ser fazer primeiro uma imagem byte por byte. Se ele estiver clicando ou desconectando de vez, a recuperação profissional começa a fazer mais sentido.

Se a unidade permanecer estável o suficiente para recuperação por software, então aja rápido e recupere com software, não usando a unidade normalmente. Uma opção à qual muita gente recorre é Disk Drill. Achei mais fácil do que algumas ferramentas mais antigas, principalmente porque reúne vários tipos de varredura e não te afoga em menus estranhos.

O que me chamou atenção:

Ele lida com sistemas de arquivos comuns do Windows e do macOS.
Ele permite visualizar arquivos antes da recuperação.
Ele lê informações S.M.A.R.T.
Ele pode criar uma imagem de backup byte a byte, o que importa se o disco estiver instável.

A visualização importa mais do que as pessoas pensam. Se você abrir uma foto, documento ou fragmento de vídeo encontrado e ele parecer intacto, já aprendeu algo útil antes de passar horas recuperando lixo.

O processo normal é simples o bastante:

1. Conecte o HDD.
  2. Instale o Disk Drill em outro lugar, não na unidade com problema.
  3. Abra-o e escolha o disco com problema.
  4. Inicie a varredura.
  5. Deixe-o rodar ou verifique os arquivos encontrados enquanto ele faz a varredura.
  6. Visualize o que você precisa.
  7. Recupere tudo para um dispositivo de armazenamento diferente.

Não de volta para o mesmo HDD. Já vi pessoas fazerem isso e se arrependerem cinco minutos depois.

Se a unidade parar de ser detectada corretamente, a varredura travar ou os ruídos piorarem durante a leitura, pare por aí. Não continue forçando. Esses são os tipos de sinais que já vi pouco antes de uma unidade ficar totalmente ilegível.

Clicar é um mau sinal. Eu pararia de ligar e desligar a unidade. Cada inicialização é estresse extra, e cabeças com falha tendem a piorar rápido.

Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte, não execute ferramentas de reparo. Eu iria além. Ignore o faça você mesmo se a unidade tiver cliques físicos desde o início. O software ajuda com perda de arquivos e danos ao sistema de arquivos. Ele não corrige uma falha das cabeças. Se as fotos e os arquivos de trabalho importam mais do que o custo, uma assistência com sala limpa é o caminho mais seguro.

Se você ainda quiser tentar em casa, mantenha o risco baixo.

1. Remova a unidade e conecte-a como unidade secundária, ou com uma base USB que tenha sua própria alimentação.
  2. Teste primeiro em outro PC e com outro cabo. Cabos ruins simulam sintomas de unidade morta com mais frequência do que as pessoas pensam.
  3. Observe a BIOS ou o Gerenciamento de Disco. Se a capacidade aparecer errada, ou a detecção ficar entrando e saindo, pare.
  4. Se ela continuar visível por tempo suficiente, clone-a primeiro para uma unidade saudável de tamanho igual ou maior.
  5. Execute a recuperação no clone, não na original.

Para software de recuperação de arquivos, o Disk Drill é bom para escanear um clone estável e recuperar fotos, documentos e pastas. Instale-o em um disco diferente. Salve os arquivos recuperados em outro disco também. Não grave um único byte na unidade com falha. O conteúdo do blog deles sobre como recuperar arquivos excluídos permanentemente de um disco rígido é razoável para pesquisa e passo a passo, mas com cliques, a clonagem vem primeiro.

Se você quiser uma explicação rápida, este vídeo é sólido:
veja como recuperar arquivos apagados do disco rígido com segurança

O principal, nada de truques de congelador. As pessoas ainda publicam esse absurdo, e sim, às vezes funciona por cinco minutos, depois a unidade morre de vez.

Clicar geralmente significa que isso não é mais uma situação de “qual aplicativo de recuperação eu devo executar?”, e sim uma situação de “como evitar transformar uma unidade recuperável em uma morta?”.

Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @shizuka, mas sou um pouco menos otimista quanto a fazer muitos testes depois que os cliques começaram. Muita gente desperdiça sua melhor chance ligando a unidade mais 20 vezes só para “ver se ela aparece”. Essa é a parte que eu evitaria.

Algumas coisas que eu faria e que não foram enfatizadas o suficiente:

• Verifique se na verdade o problema é o gabinete, adaptador ou fonte de alimentação, se este for um HDD externo. Às vezes a unidade está boa e a ponte USB-SATA é que está falhando.
  • Se a unidade ainda for detectada, pegue primeiro os arquivos mais insubstituíveis, não as maiores pastas.
  • Anote os sintomas exatos: cliques ao iniciar a rotação, desaparece após 30 segundos, tamanho incorreto no BIOS etc. Essas informações ajudam a decidir se o faça-você-mesmo sequer vale a pena.
  • Se os dados forem críticos para o negócio ou fotos de família sem backup, consulte o preço de um laboratório de recuperação antes de experimentar demais. O orçamento é gratuito em muitos lugares.

Uma pequena discordância com o conselho habitual de “faça uma varredura imediatamente”: em um disco mecanicamente instável, uma varredura completa pode ser pesada. Se você puder clonar primeiro, faça isso. Se não puder clonar e ele estiver clicando ativamente, eu pararia e consideraria ajuda profissional.

Se a unidade se tornar legível o suficiente com outro cabo/gabinete, use o Disk Drill em uma máquina saudável, instale-o em outro lugar e recupere apenas para outro disco. Ele serve bem para extrair arquivos de uma fonte estável ou clone, só não faz milagres com hardware defeituoso.

Além disso, isto pode ajudar se você quiser mais opiniões da comunidade:
conselhos práticos sobre recuperação de disco rígido da comunidade de tecnologia do Facebook

Principalmente: nada de CHKDSK, nada de desfragmentação, nada de prompt “reparar unidade”, nada de bobagem de freezer. Esse tipo de coisa é sugerido com frequência demais.

Clicar em mais falha súbita muda a prioridade de software de recuperação para triagem. Estou com @shizuka, @ombrasilente e @mikeappsreviewer em evitar reparos, mas estou um pouco menos convencido de fazer até testes básicos de ver se funciona se o ruído for agudo e repetível. Um conjunto de cabeças em falha pode transformar uma inicialização extra na última.

O que eu acrescentaria:

• Se for uma unidade externa, remova o disco do gabinete apenas se você souber o que está fazendo. Muitas unidades mortas na verdade são placas de ponte USB com defeito.
  • O cheiro importa. Cheiro de eletrônica queimada aponta mais para problema de PCB/alimentação do que para dano nas cabeças.
  • Sinta a unidade. Não girar de jeito nenhum é um caso diferente de girar mais clicar.

Minha regra:

• Não gira, não é detectado, cheiro de queimado: orçamento de laboratório primeiro.
  • Gira, sem clique, detecção estável: caminho de clonagem/imagem.
  • Gira, clica, desaparece: pare cedo e considere a recuperação profissional.

Sobre o Disk Drill: bom em um clone saudável, não em um original mecanicamente instável.

Prós:

• interface simples
  • visualiza arquivos bem
  • decente para fotos/documentos
  • pode funcionar a partir de uma imagem em vez do disco com falha

Contras:

• as varreduras podem ser longas
  • varreduras profundas podem retornar nomes de arquivos bagunçados
  • não faz milagres contra falha de hardware
  • é fácil as pessoas usarem cedo demais na unidade original

Se você conseguir uma imagem legível, o Disk Drill é um próximo passo razoável. Se os arquivos forem realmente insubstituíveis, a opção mais barata costuma ser parar agora.