Meu pendrive exFAT é detectado pelo meu computador, mas a unidade parece vazia e todos os meus arquivos parecem ter sumido. Não o formatei nem copiei nada novo para ele porque estou preocupado em sobrescrever os dados. Qual é a maneira mais segura de recuperar arquivos de uma unidade USB exFAT?
Pare de usar o cartão ou pen drive imediatamente. Essa é a principal coisa. O aplicativo de recuperação importa, mas nem de longe tanto quanto evitar novas gravações no dispositivo.
Aprendi isso da forma mais irritante depois que formatei acidentalmente um cartão SD exFAT de 128 GB da minha câmera. Achei que todo o fim de semana de fotos e vídeos tinha sido perdido. O cartão ainda tinha uma chance, mas só porque não continuei usando depois.
Então não copie nada para ele, não o formate de novo e não execute o CHKDSK nem outras ferramentas de reparo primeiro. Se os arquivos ainda estiverem lá, novos dados podem sobrescrevê-los e tornar a recuperação pior ou impossível.
Verifique os backups primeiro, por precaução. Eu não tinha um, então fui direto para um software de recuperação. Usei o Disk Drill, e ele recuperou quase tudo para mim.
O processo foi bem simples:
- Instale o Disk Drill no computador, não no cartão SD nem no pen drive.
- Conecte o cartão exFAT com um leitor de cartões.
- Selecione o cartão e execute uma verificação. Na maioria dos casos, Verificação Universal é a opção a usar.
- Deixe a verificação terminar e depois visualize os arquivos antes de recuperá-los.
- Salve os arquivos recuperados no seu disco interno ou em outro disco seguro, não de volta no mesmo cartão.
Uma coisa útil na versão para Windows é que ela permite recuperar até 100 MB gratuitamente. Isso é o suficiente para confirmar se seus arquivos realmente podem ser recuperados antes de pagar qualquer coisa.
Se a unidade estiver instável, há outra etapa que vale a pena fazer primeiro: criar uma imagem de disco. Se o cartão SD ou pen drive desconectar, ler extremamente devagar ou se comportar de forma diferente toda vez que você conectá-lo, não continue verificando o dispositivo original. Crie uma imagem e verifique essa em vez disso. É mais seguro para mídias com falha e dá mais margem para tentar novamente se algo der errado.
Para gravações de câmera apagadas, especialmente de drones, DSLRs, câmeras mirrorless, GoPros ou dashcams, o Disk Drill também tem Recuperação Avançada de Câmera (ACR). Eu não precisei disso no meu caso, já que estava principalmente atrás de fotos, mas isso costuma ser recomendado para MP4, MOV e outros vídeos de câmera porque esses arquivos podem estar fragmentados e passar despercebidos em verificações normais.
Se o Disk Drill não encontrar o que você precisa, também vale a pena conhecer o TestDisk. Ele é gratuito, mas é mais técnico e melhor para partições danificadas do que para recuperação simples de arquivos excluídos.
Eu evitaria tentativas por conta própria se o dispositivo parecer fisicamente danificado. Se ele não aparecer em nenhum computador, continuar desconectando, esquentar ou tiver danos visíveis, pare de mexer nele. Mais tentativas podem dificultar a recuperação em laboratório. Muitos laboratórios de recuperação vão avaliá-lo gratuitamente, embora a recuperação em si possa facilmente custar algumas centenas de dólares ou mais, dependendo do problema.
Se isso for apenas perda lógica de dados, você provavelmente ainda tem uma boa chance. Só pare de usar o dispositivo agora e recupere os arquivos antes de tentar corrigir ou reparar qualquer coisa. Essa foi a parte que mais importou no meu caso.
Não tente “consertar” a unidade vazia primeiro. Com exFAT, um pendrive que parece vazio pode significar que a tabela de arquivos ou as entradas de diretório estão danificadas, não que o conteúdo real dos arquivos tenha desaparecido. A recuperação é possível, mas a atitude mais segura é criar primeiro uma imagem setor por setor do USB, se os arquivos forem importantes, e depois verificar a imagem em vez do pendrive. Depois disso, use um software de recuperação como o Disk Drill ou outra ferramenta para visualizar o que ele realmente consegue encontrar e salve os resultados em outro lugar. Se o Windows pedir para reparar, formatar ou verificar a unidade, cancele. Esse aviso serve para tornar o sistema de arquivos utilizável novamente, não para preservar seus arquivos ausentes.
Não deixe o Windows criar uma nova pasta, cache de miniaturas ou “reparar” qualquer coisa nesse pendrive. Mesmo pequenas gravações podem importar se a área de diretório do exFAT já estiver corrompida.
Sim, a recuperação de exFAT é possível, mas eu separaria dois casos que muitas vezes acabam sendo confundidos:
Se o pendrive USB mostra o tamanho correto no Gerenciamento de Disco e apenas parece vazio no Explorador de Arquivos, isso geralmente é um problema lógico. Entradas de diretório ausentes, dados de alocação corrompidos, arquivos excluídos ou uma estrutura exFAT danificada podem fazer a unidade parecer em branco enquanto os dados reais dos arquivos ainda estão lá.
Se o pendrive USB mostra o tamanho errado, 0 bytes, “sem mídia”, desconecta com frequência ou só aparece às vezes, isso é um problema diferente. Nesse ponto, o software de recuperação pode não ser o primeiro passo certo, porque o controlador ou a memória flash podem estar falhando.
Antes de escanear, verifique as propriedades da unidade sem alterar nada. Se disser que a unidade está vazia, mas a capacidade estiver normal, isso é uma informação útil. Se disser que muito espaço ainda está sendo usado, seus arquivos podem estar ocultos, a árvore de pastas pode estar danificada ou o diretório não está sendo lido corretamente. Se disser que a unidade inteira está livre, a recuperação ainda pode funcionar, mas os nomes originais das pastas e a estrutura de pastas podem ser mais difíceis de recuperar.
Concordo com o conselho acima de criar uma imagem primeiro, mas eu diria de forma mais direta: se os arquivos forem importantes, não “teste” cinco ferramentas diferentes diretamente no pendrive USB. Faça um clone/uma imagem e depois mexa nessa imagem à vontade. No Windows, algumas ferramentas pagas de recuperação podem criar uma imagem. No Linux, o ddrescue é a opção gratuita mais comum, mas é menos amigável se você não estiver acostumado com ferramentas de linha de comando. O ponto não é qual programa você usa, e sim que o pendrive original seja lido o mínimo possível.
Uma coisa pequena que as pessoas esquecem: não recupere os arquivos de volta para o mesmo pendrive USB. Nem mesmo “só um arquivo para verificar”. Salve os dados recuperados no seu disco interno, em um disco rígido externo ou em outro pendrive USB. Recuperar para o pendrive danificado é uma boa maneira de sobrescrever exatamente os dados que você está tentando recuperar.
O Disk Drill é uma boa opção para tentar se a unidade estiver estável e mostrar o tamanho correto, especialmente porque visualizar os arquivos pode dizer bem rápido se a varredura está encontrando dados reais ou apenas lixo. Se você usá-lo, escaneie a imagem se tiver criado uma, não o pendrive original. Há um guia no fórum aqui se você precisar do fluxo básico: como usar o Disk Drill. Só não trate a contagem de “arquivos encontrados” de qualquer aplicativo de recuperação como uma promessa. A visualização importa. Um arquivo recuperado que não abre não foi recuperado em nenhum sentido útil.
Eu não executaria o CHKDSK primeiro. Às vezes ele pode fazer um sistema de arquivos montar novamente, mas também pode renomear, descartar ou reorganizar entradas danificadas. Isso pode ser aceitável quando você só quer tornar o pendrive utilizável de novo. Não é o que eu faria quando a prioridade é recuperar os arquivos originais.
A ordem que eu usaria é:
- Desconecte o pendrive USB por enquanto.
- Verifique se os arquivos existem em outro lugar, como sincronização em nuvem, outro computador, cartão da câmera, telefone, anexos de e-mail etc.
- Conecte-o apenas quando estiver pronto para criar uma imagem ou escanear.
- Se ele se comportar normalmente, crie uma imagem se os dados forem importantes.
- Escaneie a imagem com um software de recuperação.
- Visualize os arquivos recuperáveis.
- Salve os arquivos recuperados em uma unidade diferente.
- Só depois da recuperação, reformate ou substitua o pendrive USB.
Se os arquivos valerem mais do que o custo de um laboratório, pare antes de fazer várias tentativas de recuperação por conta própria. Se eles puderem ser substituídos e o pendrive estiver estável, a recuperação por software é uma tentativa razoável. O fato de você não o ter formatado nem copiado novos arquivos para ele é algo positivo. Isso lhe dá uma chance muito melhor do que alguém que continuou usando a unidade depois que ela ficou vazia.
Um rótulo exFAT com aparência normal não prova que o pendrive está saudável nem mesmo que tenha o tamanho que diz ter. Antes de passar horas escaneando-o, verifique se a capacidade mostrada pelo Windows corresponde ao que o pendrive deveria ter e se ele se comporta de forma consistente no Gerenciamento de Disco. Unidades flash falsas ou com defeito muitas vezes parecem normais até que dados suficientes sejam gravados; então, arquivos mais antigos somem, viram pastas vazias ou param de abrir.
Concordo com o conselho de fazer uma imagem primeiro, mas com uma ressalva: se este for um pendrive barato de grande capacidade da Amazon/eBay/Temu/etc., mantenha expectativas mais baixas. Um software de recuperação pode funcionar quando o diretório exFAT está danificado ou os arquivos foram excluídos, mas não pode recuperar dados que nunca foram realmente armazenados porque a unidade mentiu sobre sua capacidade real. Isso é uma falha diferente de uma situação normal de arquivo excluído.
O Disk Drill ou ferramentas semelhantes ainda são opções razoáveis se o pendrive for lido normalmente e mostrar o tamanho correto, mas use as pré-visualizações como referência real, não a lista de arquivos. Se ele encontrar nomes de arquivos, mas as pré-visualizações estiverem corrompidas, você pode estar vendo restos de diretório sem o conteúdo dos arquivos intacto. Se os arquivos forem importantes, faça um clone primeiro. Se não forem, escaneie uma vez, recupere para outra unidade e depois teste o USB com uma ferramenta de verificação de gravação completa antes de voltar a confiar nele. Se ele falhar nesse teste, descarte-o.